O circuito do Algarve de Surf & Bodyboard do Desporto Escolar 2016/2017 começou hoje, sexta-feira 17 de fevereiro, na Praia da Falésia, em Quarteira-Vilamoura. O 1º Encontro regional foi organizado pelo Agrupamento de Escolas Laura Ayres, de Quarteira, e juntou 82 alunos de escolas do ensino básico também de Silves, Portimão, Lagos e Aljezur. Entre os competidores de Surf Escolar estão alguns dos melhores atletas Esperanças federados da região.
O surf está em rápido crescimento em Portugal e também no Desporto Escolar. O circuito escolar este ano integra mais uma cidade, Lagos, através do Agrupamento de Escolas Gil Eanes. Mantêm-se os agrupamentos de escolas da Bemposta e Poeta António Aleixo, de Portimão, o Agrupamento de Escolas de Silves Sul e o Agrupamento de Escolas de Aljezur.
—

Prova começou de manhã cedo e terminou perto das 16h00 (®PauloMarcelino)
—
“O surf escolar está em crescimento e envolve muito trabalho nos grupos escolares em proximidade com os clubes. O grande objetivo é a criação de atletas e a qualidade tem subido”, comentou Fábio Fragoso, professor do AE Laura Ayres e organizador do encontro de hoje.
O crescimento obrigou a uma reorganização do calendário (ver abaixo), estipulando um encontro regional exclusivo para a categoria Espumas, os alunos que estão a iniciar-se no Surf e no Bodyboard e que hoje não competiram na Falésia. São o maior grupo de alunos no Surf e Bodyboard Escolar. Esse encontro vai ser o próximo, dia 15 de março, na Praia da Rocha, organizado pelo Agrupamento de Escolas de Silves Sul.
—

Estiveram presentes nadador-salvador, bombeiros e fisioterapeutas de prevenção (®PauloMarcelino)
—
O 1º Encontro Regional de Surf & Bodyboard Escolar 2016/2017, hoje, foi disputado nas categorias Surf Infantis, Surf Iniciados, Surf Juvenis, Surf Juniores, Open Surf Feminino e Open Bodyboard. O mar esteve manso, com ‘meio metrinho’ tímido, ainda que tenha oferecido algumas ondas melhores na maré cheia, logo pela manhã. A prova terminou perto das 16h00.
O encontro proporcionou um franco convívio entre alunos na praia e foi um bom treino para os atletas federados, envolvidos no Circuito Regional de Surf do Sul, plataforma de qualificação para o Campeonato Nacional de Surf Esperanças. A 2ª etapa desse circuito da Federação Portuguesa de Surf está marcada para o próximo fim-de-semana, 25 e 26 de fevereiro, na mesma praia.
A final Surf Juvenis foi só com atletas federados e na final Surf Iniciados estiveram dois atletas federados – os dois primeiros classificados – de quem se espera um intenso duelo em Sub-16 no circuito regional da federação.
—
Finais 1º Encontro Surf & Bodyboard Escolar Algarve 2016/2017 | Quarteira
—

Pódio Surf Infantis (®PauloMarcelino)
Surf Infantis
1. Julian Seyffert (AE Laura Ayres / Quarteira)
2. Arun Decoux (AE Aljezur)
3. Henrique Gomes (EB 2/3 D. Martinho Castelo Branco-AE Poeta Antº Aleixo / Portimão)
4. Constância Simões (Colégio da Penina; AE Bemposta / Portimão)*
* parceria entre agrupamento escolar e colégio da aluna
—

Pódio Surf Iniciados (®PauloMarcelino)
Surf Iniciados
1. Diogo Pereira (Colégio Alemão do Algarve; AE Poeta Antº Aleixo / Portimão)*
2. Leon Schneider (AE Gil Eanes / Lagos)
3. Dyllan Espi (AE Aljezur)
4. Bruno Proença (AE Gil Eanes / Lagos)
* parceria entre agrupamento escolar e colégio do aluno
—

Pódio Surf Juvenis (®PauloMarcelino)
Surf Juvenis
1. Bruno Gregório (AE Laura Ayres / Quarteira)
2. Ricardo Augusto (AE Bemposta / Portimão)
3. Michael Conlan (AE Laura Ayres / Quarteira)
4. Henrique Poucochinho (AE Bemposta / Portimão)
—

Pódio Surf Juniores incompleto, falta 4º classificado (®PauloMarcelino)
Surf Juniores
1. Lorenz Levin (AE Gil Eanes / Lagos)
2. Rafael Silva
3. Manuel Ferreira (AE Gil Eanes / Lagos)
4. Diogo Celorico (AE Laura Ayres / Quarteira)
—

Pódio Open Surf Feminino incompleto, falta 1ª classificada (®PauloMarcelino)
Open Surf Feminino
1. Yolanda Hopkins (AE Laura Ayres / Quarteira)
2. Carolina Milho (AE Laura Ayres / Quarteira)
3. Beatriz Mangas (EB 2/3 D. Martinho Castelo Branco-AE Poeta Antº Aleixo / Portimão)
4. Isabela Espi (AE Aljezur)
—

Pódio Open Bodyboard (®PauloMarcelino)
Open Bodyboard
1. Ricardo Mendonça (AE Laura Ayres / Quarteira)
2. Gustavo Miguel (AE Aljezur)
3. João Fernandes (AE Aljezur)
4. Flávio Pinto (AE Aljezur)
—
Calendário Surf & Bodyboard Escolar Algarve 2016/2017
1º Encontro Regional: Quarteira (Praia da Falésia) | 17 fevereiro | AE Laura Ayres
2º Encontro Regional (Espumas): Portimão (Praia da Rocha) | 15 março | AE Silves Sul
3º Encontro Regional: Portimão (Praia da Rocha) | 23 março | AE Poeta Antº Aleixo
4º Encontro Regional: Aljezur (Praia da Arrifana) | 4 abril | AE Aljezur
Comentários