O circuito nacional Formula Windsurfing Series 2017 Portugal começa este fim-de-semana. O Centro Náutico de Monsaraz vai receber entre os dias 25 e 28 de fevereiro o CARMIM Monsaraz/Lago Alqueva 2017, primeira etapa do circuito, organizada pelo Clube Naval de Portimão. Nesta competição, que integra também o Ranking Ibérico de Águas Interiores, vão participar 32 velejadores da Península Ibérica, entre os quais os atuais campeões de Portugal e de Espanha, nomeadamente o algarvio Miguel Martinho e Fernando Martínez.
Miguel Martinho (CNPortimão) já foi 18 vezes campeão nacional e no ano passado conseguiu um quarto lugar no Campeonato do Mundo absoluto, que juntou aos títulos de campeão europeu masters e de vice-campeão do mundo masters. Fernando Martínez é o atleta que venceu mais vezes o campeonato espanhol de Formula Windsurfing e em 2016 classificou-se entre os 15 melhores do mundo da modalidade.
CARMIM Monsaraz/Lago Alqueva 2017 é uma prova organizada pela Associação Formula Windsurfing Portugal e pelo Clube Naval de Portimão com o apoio do Município de Reguengos de Monsaraz. As regatas deverão decorrer entre as 12h e as 18h durante os quatro dias de competição.
—

Em prova vão estar os multicampeões de Portugal e de Espanha, respetivamente, Miguel Martinho e Fernando Martinez del Cerro (®DR)
—
A Formula Windsurfing foi criada em 1999 com o objetivo de ser uma classe de forte vocação para a competição, mas também para reduzir a quantidade de material que um atleta tem de transportar para cada campeonato, pois só poderá inscrever uma prancha, três velas e dois ‘fins’ (quilha da prancha). Assim, torna-se mais fácil um amador poder competir com os profissionais, uma vez que existe um maior equilíbrio e sobressai a técnica e a tática do próprio velejador. Esta classe tem intervalo de vento de 7 a 35 nós para se efetuarem as provas, o que também reduz a capacidade física de cada atleta.
Manuel Janeiro, Vice-presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, considera que “esta competição de formula windsurfing é excelente para a divulgação do Lago Alqueva e das atividades náuticas que podem ser praticadas no maior lago artificial da Europa, não só na área do lazer mas também de competição. O autarca refere que “este evento vai promover o setor turístico do concelho, como as unidades de alojamento, os restaurantes e a sua gastronomia regional, a vila medieval de Monsaraz, mas também os vários operadores turísticos que têm propostas de passeios de barco e para a prática de desportos no lago”.
—

Autarquia de Reguengos de Monsaraz considera a prova importante para a promoção turística do concelho (®DR)
—
Vasco Chaveca, Presidente da Associação Formula Windsurfing Portugal, afirma que esta competição “já se realiza no Grande Lago Alqueva desde 2011, apenas com um ano de interregno em 2013 devido à criação de uma nova associação da classe e que inviabilizou a realização de algumas provas. Esta competição no Grande Lago Alqueva tem sido até agora a que obteve mais sucesso em Portugal, tanto em número de atletas participantes como também em número de acompanhantes (família e amigos) que ali se deslocam para ver todo o campeonato, pois tem caraterísticas únicas para a visibilidade de toda a prova, além das excelentes condições que tanto as margens como o lago podem proporcionar a todos. Também através desta prova temos conseguido angariar mais competidores, pois como se trata de um local com condições de segurança únicas, é excelente para quem queira começar tanto a navegar como a participar em competições”.
—
Calendário FW Series 2017 Portugal
1ª Etapa: Carmim Alqueva Formula Windsurfing 2017 | Alqueva | 25 a 28 fevereiro
2ª Etapa: Cascais | 24 a 26 março
3ª Etapa: Portimão | 14 a 16 abril
4ª Etapa: Peniche | 10 a 13 junho | Taça AFWP
5ª Etapa: Lagos | 15 a 17 setembro
—
Links:
5ª Etapa FW Series Portugal 2016 | Açores (outubro)
4ª Etapa FW Series Portugal 2016 | Peniche (junho)
3ª Etapa FW Series Portugal 2016 | Portimão (maio)
2ª Etapa FW Series Portugal 2016 | Cascais (abril)
1ª Etapa FW Series Portugal 2016 | Alqueva (março)
—
Fonte: Nota de Imprensa Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz
Comentários