A surfista algarvia Concha Balsemão vai realizar um estágio na Austrália, com a duração de um mês, entre fevereiro e março deste ano. O período de ausência de Portugal abrange duas etapas do Circuito Regional de Surf do Sul 2017. Por esse motivo, a atleta da Carrapateira vai este ano competir no Circuito Regional de Surf do Centro e tentar aí o apuramento para o Campeonato Nacional de Surf Esperanças.
Concha Balsemão tem 14 anos de idade e vai fazer a sua primeira viagem à Austrália. “Não sei que picos vou surfar. Só sei que vou ficar na Gold Coast e aí tem vários picos bons para surfar”, disse a surfista, ao Swell-Algarve. Concha vai viajar no grupo de estágio do treinador José Maria Pyrrait, da Ericeira, que inclui o algarvio Frederico ‘Martim’ Magalhães. Curiosamente, nessa altura haverá um terceiro algarvio também em estágio na Austrália: Francisco Duarte, com a Academia Profissional de Surf e o treinador David Raimundo.
O estágio de Concha Balsemão começa no dia 22 de fevereiro e termina a 22 de março. Durante esse período estão agendadas duas das quatro etapas do Circuito Regional de Surf do Sul 2017. Faltar a metade do circuito regional compromete as possibilidades de apuramento para o nacional de Esperanças. Por essa razão, a Campeã Regional Sub-16 Feminino e Vice-Campeã Regional Sub-18 Feminino do Sul vai este ano procurar a qualificação através do Circuito Regional de Surf do Centro.
—
—
“Os meus objetivos desportivos são fazer uma final no nacional, mas para isso não posso fazer o regional no Algarve porque vou faltar a duas etapas. Por isso vou me federar por um clube em Peniche ou na Ericeira e vou competir no circuito do centro, que tem as etapas em Peniche, Ericeira, Santa Cruz e Nazaré. Vou faltar à de Peniche porque não estou em Portugal, mas só contam três resultados e por isso vou dar o meu melhor nas outras etapas”, explicou Concha Balsemão.
Concha Balsemão tem competido e conquistado títulos regionais com o Portimão Surf Clube, treinada por Francisco Canelas. Agora vai federar-se através de um clube da Zona Centro, para conciliar a oportunidade australiana de evolução técnica com a luta pelo apuramento para o Nacional de Esperanças.
Apesar da mudança estratégica, ainda vamos ver a surfista da Carrapateira no regional do Sul, muito embora sem pontuar para apuramento: “Vou competir nas etapas do Algarve enquanto cá estiver, que são as de Portimão e Aljezur. Nestas duas vou estar presente, porque quero muito competir no circuito algarvio”, promete Concha Balsemão.
Comentários