Viagem obriga algarvia a mudar para o Regional Centro

Concha Balsemão Vai Estagiar na Austrália

Campeã Regional do Sul Sub-16 Feminino e vice-campeã Sub-18 Feminino vai este ano competir no Regional Centro, por causa da viagem à Austrália (®HumbertoCoelho)

A surfista algarvia Concha Balsemão vai realizar um estágio na Austrália, com a duração de um mês, entre fevereiro e março deste ano. O período de ausência de Portugal abrange duas etapas do Circuito Regional de Surf do Sul 2017. Por esse motivo, a atleta da Carrapateira vai este ano competir no Circuito Regional de Surf do Centro e tentar aí o apuramento para o Campeonato Nacional de Surf Esperanças.

Concha Balsemão tem 14 anos de idade e vai fazer a sua primeira viagem à Austrália. “Não sei que picos vou surfar. Só sei que vou ficar na Gold Coast e aí tem vários picos bons para surfar”, disse a surfista, ao Swell-Algarve. Concha vai viajar no grupo de estágio do treinador José Maria Pyrrait, da Ericeira, que inclui o algarvio Frederico ‘Martim’ Magalhães. Curiosamente, nessa altura haverá um terceiro algarvio também em estágio na Austrália: Francisco Duarte, com a Academia Profissional de Surf e o treinador David Raimundo.

O estágio de Concha Balsemão começa no dia 22 de fevereiro e termina a 22 de março. Durante esse período estão agendadas duas das quatro etapas do Circuito Regional de Surf do Sul 2017. Faltar a metade do circuito regional compromete as possibilidades de apuramento para o nacional de Esperanças. Por essa razão, a Campeã Regional Sub-16 Feminino e Vice-Campeã Regional Sub-18 Feminino do Sul vai este ano procurar a qualificação através do Circuito Regional de Surf do Centro.

Concha vai lutar por pontos na Zona Centro, mas vai participar em duas etapas do regional Sul porque gosta de competir no Algarve (®DR)

Concha vai lutar por pontos na Zona Centro, mas vai participar em duas etapas do regional Sul porque gosta de competir no Algarve (®GianLuca)

“Os meus objetivos desportivos são fazer uma final no nacional, mas para isso não posso fazer o regional no Algarve porque vou faltar a duas etapas. Por isso vou me federar por um clube em Peniche ou na Ericeira e vou competir no circuito do centro, que tem as etapas em Peniche, Ericeira, Santa Cruz e Nazaré. Vou faltar à de Peniche porque não estou em Portugal, mas só contam três resultados e por isso vou dar o meu melhor nas outras etapas”, explicou Concha Balsemão.

Concha Balsemão tem competido e conquistado títulos regionais com o Portimão Surf Clube, treinada por Francisco Canelas. Agora vai federar-se através de um clube da Zona Centro, para conciliar a oportunidade australiana de evolução técnica com a luta pelo apuramento para o Nacional de Esperanças.

Apesar da mudança estratégica, ainda vamos ver a surfista da Carrapateira no regional do Sul, muito embora sem pontuar para apuramento: “Vou competir nas etapas do Algarve enquanto cá estiver, que são as de Portimão e Aljezur. Nestas duas vou estar presente, porque quero muito competir no circuito algarvio”, promete Concha Balsemão.

Comentários