'Rolex Sydney to Hobart Yacht Race 2016'

Algarvio Luís Brito Repete Aventura Australiana

'Challenge', o Sydney 38 a bordo do qual o algarvio Luís Brito vai entrar, pelo segundo ano consecutivo, na regata Sydney-Hobart (®Lachlan Murnaghan/MurnaghanMedia)

O velejador algarvio Luís Brito vai participar na Rolex Sydney to Hobart Yacht Race 2016′ a bordo do ‘Challenge’, o único Sydney 38 na frota de 89 cruzeiros que vai largar do Porto de Sydney pelas 13h00 locais do dia 26 de dezembro. É a segunda participação consecutiva do algarvio naquela que é considerada uma das regatas mais difíceis em todo o Mundo, num percurso de 628 milhas náuticas ao largo da costa da Nova Gales do Sul, no Mar da Tasmânia, até Hobart.

Participar na mediática regata australiana foi um sonho que Luís Brito realizou em 2015 e que este ano repete no mesmo barco. “Esta regata sempre foi um objetivo meu e ser convidado para um segundo ano é um verdadeiro bónus. Prefiro estar num barco pequeno como o ‘Challenge’ porque não estamos tão limitados no nosso papel como se estivéssemos num maxi ou num maxi de bolso. Este ano estamos melhor, com uma equipa melhorada e um barco melhor preparado, pelo que penso que vamos ter tantas hipóteses como qualquer outro concorrente”, comentou Luís Brito.

Luís Brito está a bordo do Challenge pelo segundo ano consecutivo (®Lachlan Murnaghan/MurnaghanMedia)

Luís Brito está a bordo do Challenge pelo segundo ano consecutivo (®Lachlan Murnaghan/MurnaghanMedia)

O ‘Challenge’ é um barco com História. É o Sydney 38 com maior sucesso desportivo de sempre. Enquanto foi propriedade do falecido Lou Abrahams venceu por duas vezes a ‘Tattersall’s Cup’ e participou em 44 regatas consecutivas Sydney-Hobart, tendo alcançado 3º lugar na geral e vitória na Divisão D em 2006. O barco é agora propriedade do milionário da internet Chris Mrakas.

“Lou Abrahams era um fervoroso adepto de encorajar jovens velejadores a expandirem os seus horizontes e eu quis manter vivos esse ethos e espírito quando assumi o barco. Este é o meu segundo ano como ‘skipper’ e para a regata deste ano penso que reunimos uma equipa fantástica que equilibra experiência, paixão e energia“, comentou Chris Mrakas.

Frederico Melo juntou-se este ano à tripulação (®Lachlan Murnaghan/MurnaghanMedia)

Frederico Melo juntou-se este ano à tripulação (®Lachlan Murnaghan/MurnaghanMedia)

O algarvio Luís Brito e o compatriota Frederico Melo são considerados pelo próprio Chris Mrakas como os mais importantes tripulantes a bordo do ‘Challenge’, pela experiência que levam do circuito Extreme Saling Series. Frederico Melo vai estrear-se este ano no Sydney 38. A tripulação é composta por 10 elementos e, além do ‘skipper’, Luís Brito e a francesa Anne-Florence Planté são os únicos repetentes.

A equipa tem passado os últimos dias em treinos ao largo de Sydney, preparando-se para uma regata dura, que deverá prolongar-se até dia 8 de janeiro. A largada de Sydney, um dos acontecimentos desportivos mais mediáticos do ano na Austrália, vai acontecer daqui a 7 horas (em relação à hora desta notícia). Pode seguir a prova no site oficial http://www.rolexsydneyhobart.com.

Comentários