O algarvio Luís Brito, ‘skipper’ do projeto Vela Solidária, de Portimão, vai entrar na Rolex Sydney Hobart Yacht Race 2015, uma das regatas mais mediáticas em todo o mundo, que liga as duas cidades australianas num percurso tecnicamente difícil e com paisagens costeiras maravilhosas no Mar da Tasmânia. “Participar na Rolex Sydney Hobart era um sonho antigo que se tornou objetivo quando soube que viria à Austrália nesta época do ano”, comentou Luís Brito, para o Swell-Algarve.
Luís Brito chegou a Melbourne no dia 16 de novembro, para preparar o Campeonato do Mundo de Vela Paralímpica na Classe 2.4mR, como treinador do algarvio e campeão português João Pinto. “Durante a estada fiz alguns contatos e consegui lugar na embarcação Challenge, um Sydney 38. Não foi fácil, porque o processo burocrático é bastante complexo”, disse Luís Brito.
—
—
O Challenge é um barco com História e com novo dono e ‘skipper’, Chris Mrakas. O barco tem uma carreira desportiva de sucesso, enquanto foi propriedade do falecido Lou Abrahams. É considerado um dos melhores Sydney 38 na Austrália, aquele que esteve mais próximo de vencer a Rolex Sydney Hobart, com 3º lugar na geral e vitória na Divisão D em 2006.
“O Challenge é um dos barcos mais pequenos da frota, mas pelas palavras dos locais é um barco com bastantes possibilidades de lutar por um bom resultado em tempo corrigido”, comentou Luís Brito. A tripulação é composta por 10 elementos: 8 australianos, 1 espanhol e 1 português. “Entre os dez tripulantes há quem tenha pouca experiência e quem tenha muita experiência, com 9 participações nesta regata”, acrescentou o velejador algarvio.
—
—
A regata vai começar no dia 26 de dezembro, com uma frota total de 110 barcos, que vão percorrer 628 milhas entre Sydney e Hobart, ao largo da costa da Nova Gales do Sul, no Mar da Tasmânia. “As previsões de vento e mar são duras, com ondulação de 4 metros e o vento a poder chegar aos 40 nós de proa. Isto implicará navegar à bolina (contra o vento) cerca de 500 das 628 milhas que separam Sydney de Hobart. Será uma regata muito dura física e psicologicamente”, revelou Luís Brito.
A largada do Porto de Sydney, no dia 26 de dezembro, tem uma cobertura mediática inigualável em qualquer outra regata anual. A Regata Sydney Hobart tem 70 anos de História e tornou-se num ícone do Desporto de verão na Austrália e da Vela em todo o Mundo. Para Luís Brito, estar presente é a realização de um sonho e navegar na regata vai ser um desafio pessoal.
—
—
“Vai ser duro, mas tentarei representar Portugal da melhor forma. É mais uma porta que, espero, se abra no mundo da vela. Este é um dos tipos de regata que mais me motiva e no qual gostaria de começar a apostar mais”. Além dos objetivos pessoais, Luís Brito não esquece o seu projeto social em Portimão: “Espero que esta seja mais uma experiência para transmitir na Vela Solidária e mais um exemplo para as crianças e jovens do nosso projeto. No próximo ano vou, claramente, apostar na Vela Solidária e em navegar mais do que naveguei nos últimos anos”, promete o velejador de Portimão.
Mais sobre a regata em http://www.rolexsydneyhobart.com.
Comentários