XVII Mapfre Middlesea Euromed Regatta

William Risselin Começa Regata em Malta

William Risselin na 1ª Prova do Campeonato do Algarve de Vela Ligeira 2016/2017, que concluiu em 2º lugar, há uma semana, em Portimão (®PauloMarcelino/arquivo)

O jovem velejador algarvio William Risselin entrou hoje em ação na 17ª Mapfre Middlesea Euromed Regata, prova internacional de vela, para as classes Optimist e Laser, em Malta. A competição efetiva na água começou hoje, segunda-feira 19 de dezembro, e o algarvio foi o mais rápido a chegar à primeira bóia na primeira regata do seu grupo Optimist (amarelo). William Risselin participa nesta prova em representação do Clube RYCB Antwerpen (Royal Yachting Club Belgium), com vela belga (BEL 1186).

O Campeonato Internacional Euromed tem mais de 200 velejadores inscritos, incluindo alguns dos principais atletas europeus de Optimist. Ontem, domingo, foi o primeiro dia do programa de regatas, mas os velejadores não se fizeram ao mar por causa de ondulação forte.

Hoje, segunda-feira, os barcos saíram para o largo, na Baía de Mellieha, e teve início a prova Optimist. William Risselin foi o primeiro do seu grupo a chegar à primeira bóia, na regata que deu início à competição. Ao final da manhã ainda não tinha sido efetuada qualquer largada para os Laser, que continuavam à espera, ao largo, com o vento a marcar rajadas de 27 a 30 nós.

William Risselin fotografado durante o dia de espera, ontem, em Malta (®RodrigoMoreiraRato)

William Risselin fotografado durante o dia de espera, ontem, em Malta (®RodrigoMoreiraRato)

William Risselin é atleta do Ginásio Clube Naval de Faro, mas está este ano a competir também pelo clube belga RYCB em provas belgas e internacionais. O objetivo do velejador algarvio é conseguir o apuramento para o Mundial, ou Europeu de Optimist Juvenil, já que não o consegue alcançar em Portugal, porque não tem nacionalidade portuguesa (ver notícia), apesar de ser o 4º melhor classificado no ‘ranking’ nacional português Optimist de 2015.

O velejador algarvio já participou este ano em quatro provas nacionais belgas. Em 2017 irá participar nas três provas de apuramento belgas, em abril e maio. William Risselin vai cumprir os critérios belgas de seleção e participa também pela Bélgica em provas internacionais, na expetativa de consolidar as suas hipóteses de ser convocado por esse país para o Mundial, ou Europeu de 2017.

No início deste mês, William Risselin participou com vela belga no 66º Troféu Ciutat de Palma, na Baía de Palma de Maiorca, Espanha. Numa frota Optimist com 286 competidores, incluindo os melhores da Europa, William Risselin foi o melhor belga, 26º na classificação final. O algarvio esteve perto de um resultado histórico em Palma de Maiorca, já que era 6º classificado no penúltimo dia da prova. Hoje começou a aventura em Malta, para seguir (http://euromed.maltayoungsailors.com) até dia 21, quarta-feira.

Comentários