Sport vai estrear-se no Formula Windsurfing Series 2017

Formula Cria Nova Categoria de Competição

Formula Windsurfing Series Portugal 2017 vai estrear a categoria Sport, para iniciados e competidores menos rápidos (®PauloMarcelino/arquivo)

A Formula Windsurfing vai ter uma nova categoria de competição no seu próximo circuito nacional, cujo calendário já está definido. O Formula Windsurfing Series Portugal 2017 vai estrear a divisão Sport, criada pela associação portuguesa da classe, para enquadrar competidores pouco experientes ou que tivessem dificuldades em concluir regatas no anterior formato de frota única Open.

A Formula é a classe de Windsurfing com maior expansão em Portugal, tendo tido um total de 43 competidores no FW Series 2016. O aumento do número de competidores elevou o nível técnico da frota, o que motivou a criação da nova divisão, decidida pela Associação Formula Windsurfing Portugal (AFWP), em Assembleia Geral, sob proposta de um associado. O objetivo último é criar melhores condições para impulsionar ainda mais o crescimento da Classe.

A categoria Sport destina-se a iniciados na Classe e a competidores com dificuldades em acompanhar o andamento Open. A inscrição na categoria Sport não é obrigatória; é uma decisão pessoal de cada competidor. Os competidores Sport terão um distintivo específico na vela e serão incluídos nas classificações gerais das provas FW Series, a partir do último lugar Open.

Os competidores Sport realizam apenas uma volta por regata, enquanto os competidores Open mantém as duas voltas habituais. As duas divisões vão ter ‘rankings’ separados com as pontuações alcançadas ao longo do circuito nacional. Não haverá subdivisões na categoria Sport. As subdivisões Masters, GrandMasters, Feminino e Júniores aplicam-se apenas na divisão Open.

No final do circuito, os três primeiros classificados Sport são promovidos à categoria Open no ano seguinte. As duas divisões podem competir juntas, ou separadas por frotas. Segundo apurou o Swell-Algarve, junto da direção da AFWP, a categoria Sport irá competir em frota separada nas provas FW Series em que participem seis ou mais competidores nessa divisão.

Na mesma Assembleia Geral, a AFWP aprovou também o Calendário FW Series 2017 (ver abaixo), que tem como principal novidade uma etapa em Porto Santo, Região Autónoma da Madeira, no âmbito do Mundial Juventude, Masters e Senhoras, em maio do próximo ano.

A AFWP lançou também as bases e o desafio aos velejadores açorianos, para a criação de um campeonato regional nos Açores. Mário ‘Sabão’ Medeiros e Mário Lima vão tentar criar esse circuito regional, com a ideia de garantir aos três primeiros classificados subsídios para participarem em provas do circuito nacional no Continente.

Calendário Formula Windsurfing Series Portugal 2017

1ª Etapa: Alqueva | 25 a 28 fevereiro (‘rankings’ Ibérico Águas Interiores, Europeu e Mundial)

2ª Etapa: Cascais | 24 a 26 março

3ª Etapa: Portimão | 14 a 16 abril

4ª Etapa:  Porto Santo | 1 a 6 de maio (Mundial Juventude, Masters e Senhoras)

5ª Etapa: Peniche | 10 a 13 junho (Taça AFWP 2017)

6ª Etapa: Lagos | 15 a 17 setembro

Links:

5ª Etapa FW Series Portugal 2016 | Açores (outubro)

4ª Etapa FW Series Portugal 2016 | Peniche (junho)

3ª Etapa FW Series Portugal 2016 | Portimão (maio)

2ª Etapa FW Series Portugal 2016 | Cascais (abril)

1ª Etapa FW Series Portugal 2016 | Alqueva (março)

Comentários