A Associação Jogando Capoeira, de Vila do Bispo, promoveu uma experiência de Surf e Bodyboard para capoeiristas de Lisboa, Alentejo e Algarve na Praia do Tonel, em Sagres, em parceria com o Algarve Surf Clube. O motor da iniciativa foi Dora Gomes, pioneira do bodyboard feminino em Portugal e praticante de Capoeira. “Achámos que era giro pôr o pessoal da Capoeira a experimentar Surf e Bodyboard porque todos são desportos com uma magia especial”, disse Dora Gomes, ao Swell-Algarve.
Já alguém lhe chamou a diva do bodyboard português. Dora Gomes foi uma das pioneiras do bodyboard feminino português e dominou a modalidade, sobretudo, durante a década de 90 do século passado, colecionando títulos em Portugal e no estrangeiro, desde logo a vitória numa etapa do circuito mundial (na Ilha Reunião) e o título mundial ISA conquistado em 1998.
—

Dora Gomes conduz uma aula de Bodyboard durante o evento de Capoeira no Tonel (®AndreSimao)
—
Dora Gomes mudou-se de Lisboa há 15 anos, para Vila do Bispo e abriu uma surfshop em Sagres. “O meu marido é contra-mestre na Capoeira; tem um percurso semelhante ao meu no Bodyboard, mas na Capoeira não há competição”, disse Dora Gomes, explicando como também ela se tornou praticante de Capoeira. Nos últimos anos, Dora Gomes deixou de dar aulas de Bodyboard, para cuidar dos seus filhos “pequeninos”. A experiência vivida no Tonel foi também um regresso às aulas de Bodyboard para Dora Gomes.
O evento no passado domingo, dia 12 de junho, era um “batizado de Capoeira”, organizado para entrega de “cordas” (graduações) a praticantes. Foram convidados algumas figuras importantes da modalidade, como “o presidente da federação, mestre Barros”, ou mestre brasileiro Paulo Ventura e o evento juntou 75 capoeiristas de Lisboa, Alentejo e Algarve. Foi tempo para homenagear o capoeirista local ‘Bigodes’ e algumas pessoas que têm contribuído para o desenvolvimento da Capoeira em Vila do Bispo, como Adelino Soares, Joel Ramos, Carlos Duarte e Pedro Domingues. E foi tempo para experimentar a magia das ondas.
—

Sérgio Brandão orientou a aula de surf para os capoeiristas no Tonel (®AndreSimao)
—
Três dezenas de participantes no evento de Capoeira aceitaram o desafio e experimentaram Surf e Bodyboard na Praia do Tonel, sob a orientação técnica do treinador Sérgio Brandão (Surf) e da própria Dora Gomes (Bodyboard). “Divertimo-nos imenso. Os capoeiristas gostaram muito e houve alguns que ficaram mesmo fascinados. Um pai e filho que vieram de Lisboa adoraram e penso que vão continuar”, comentou Dora Gomes.
“Senti em várias pessoas que descobriram uma coisa nova, que lhes veio dar mais alegria na vida”. A percepção tida pela mentora desta ‘dança de desportos’ mostra bem como uma simples ideia e uma partilha podem mudar uma vida. “A Capoeira e o Surf têm essa magia que toca dentro das pessoas”, conclui Dora Gomes.
—

Capoeiristas gostaram da experiência e alguns estão a ponderar continuar a ter aulas de surf e bodyboard (®AndreSimao)
Comentários