O Clube Internacional da Marina de Vilamoura (CIMAV) recebeu este fim-de-semana, 20 e 21 de fevereiro, a 2ª Prova de Apuramento Regional (PAR) do Sul do calendário 2015/2016. Beatriz Gago (Clube Naval de Portimão) voltou a vencer em Optimist Juvenil e, de novo, em duelo apertado contra Manuel Fortunato (Clube de Vela de Lagos). A dupla Afonso Rodrigues/João Vargues estreou-se em vitórias nos 420, classe dominada pelo Ginásio Clube Naval de Faro. A 3ª PAR Sul realiza-se já no próximo fim-de-semana, em Tavira.
Uma semana e meia depois do 42º Torneio Internacional de Vela do Carnaval, que foi também o primeiro evento-teste para o Mundial de Optimist em junho; Vilamoura voltou a ser palco de uma prova de vela, aberta às classes Optimist Juvenil, Laser Radial, Laser 4.7 e 420. A 2ª PAR Sul 2015/2016 foi servida por dois dias de sol e vento fraco a moderado no primeiro dia e com maior intensidade, até aos 22 nós, no domingo. Realizaram-se 5 regatas na classe Optimist Juvenil e seis regatas nas restantes categorias.
—
—
Em Optimist Juvenil, Beatriz Gago (CNPortimão) venceu a prova com duas vitórias nas três regatas realizadas no primeiro dia. Manuel Fortunato (CVLagos) venceu as duas regatas de domingo e terminou a um ponto de distância da vencedora. Foi uma repetição do duelo da 1ª PAR Sul 2015/2016, em dezembro, em Portimão (ver ‘link’ abaixo).
Em 420, a dupla Afonso Rodrigues/João Vargues alcançou a sua primeira vitória. É uma dupla formada no início da presente temporada, que marcou a evolução de Afonso Rodrigues a partir dos Optimist, onde alcançou resultados brilhantes no ano passado. Em Vilamoura, a prova em 420 ficou marcada pelo despique entre o Ginásio Clube Naval de Faro e o Clube Náutico de Tavira, clubes que preencheram a frota de 7 barcos da classe nesta prova. O GCNFaro ganhou o duelo ao conquistar os 3 lugares do pódio.
—
—
João Neto (Grupo Naval de Olhão) venceu a 2ª PAR Sul em Laser Radial. Os favoritos João Rodrigues (CVLagos) e Gustavo Calado (GNOlhão) não competiram em Vilamoura, pelo que esta prova deu novo ânimo na luta por lugares no ‘ranking’ regional da classe. O mesmo efeito aconteceu na classe Laser 4.7, com a vitória surpreendente de Alexandru Caterev, do Marina Yacht Clube de Albufeira (MYCA).
As PAR são provas de apuramento regional para o Campeonato de Portugal de Juvenis e Provas de Ranking Regional para as restantes classes. A 3ª PAR Sul 2015/2016 vai realizar-se já no próximo fim-de-semana, 27 e 28 de fevereiro, em Tavira, organizada pelo Clube Náutico de Tavira. A 3ª PAR Sul prova foi antecipada uma semana em relação ao previsto, porque o agendamento inicial ultrapassava o prazo de entrada dos resultados no critério de acesso ao Campeonato de Portugal de Juvenis 2016.
—
Pódios 2ª PAR Sul 2015/2016 – Vilamoura
—
Optimist Juvenil (69 barcos) – PAR
1. Beatriz Gago (CNPortimão) : 6 pontos | 1º Feminino
2. Manuel Fortunato (CVLagos) : 7 pts
3. Rafael Ribeiro (CNTavira) : 22 pts
—
Laser 4.7 (#21)
1. Alexandru Caterev (MYCAlbufeira) : 15 pts
2. João Melo (GCNFaro) : 22 pts
3. Tomás Quitéria (CVLagos) : 24 pts
1º Feminino: Mariana Viega (CVLagos) : 48 pts | 10ª na geral
—
Laser Radial (#7)
1. João Neto (GNOlhão) : 9 pts
2. Bernardo Neto (GNOlhão) : 10 pts
3. Sebastiean Keeping (GCNFaro) : 15 pts
—
420 (#7)
1. Afonso Rodrigues/João Vargues (GCNFaro) : 7 pts
2. Cristovão Gonçalves/Tomá Dutra (GCNFaro) : 11 pts
3. Martim Sancho/Afonso Correia (GCNFaro) : 15 pts
1º Feminino: Joana Cavaco/Inês Carriço (GCNFaro) : 26 pts | 5º na geral
—
Links:
Comentários