Começou a primeira edição no Algarve do Curso de Formação de Treinadores de Surf Grau I da Universidade Lusófona, em Portimão. É uma Pós-Graduação lecionada pelo Instituto Lusófono de Treino Desportivo, que se estreia na região algarvia em parceria com o Portimão Surf Clube e a colaboração de formadores locais, incluindo duas figuras bem conhecidas do surf algarvio, Manuel Mestre e Sérgio Wu. A primeira aula decorreu sexta-feira, 15 de janeiro, depois de uma sessão de apresentação realizada na véspera.
O curso vai ter uma formação curricular com 120 horas de carga horária, distribuída por aulas teóricas nas instalações do ISMAT – Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (Pólo do Grupo Lusófona em Portimão) e aulas práticas na Praia da Rocha. A formação curricular vai decorrer, em horário pós-laboral, até Março, seguindo-se um estágio com a duração de seis meses, obrigatório para ter acesso à cédula de treinador.
O corpo docente é composto por especialistas reputados nas respetivas áreas, incluindo José Curado (metodologia do treino / diretor do Instituto Lusófono de Treino Desportivo), Sandro Maximiliano (regulamentação, organização, didática / diretor do curso), Pedro Barbosa (julgamento), João Macedo (metodologia de treino específica), Nuno Oliveira (ortopedista), Gonçalo Saldanha (fisioterapeuta), Tomaz Morais (liderança), Pedro Almeida (psicologia), Albano Viana (segurança), entre outros.
—

José Curado, diretor do Instituto Lusófono de Treino Desportivo fala aos novos formandos em Portimão (®PauloMarcelino)
—
A direção do curso incluiu no corpo docente em Portimão sete formadores algarvios: Manuel Mestre (Longboard, SUP e Skimming), Sérgio Wu (coordenação de estágio), Sandro Nóbrega (Bodyboard), Rui Batalau (coordenação de estágio e exercício e adaptação funcional), Rui Reis Filipe (didática do desporto), Ricardo Gonçalves (desporto adaptado) e João Lima (pedagogia do desporto).
Manuel Mestre, Sérgio Wu, Ricardo Gonçalves e Sandro Nóbrega são homens do mar ativos na formação de surfistas. Rui Batalau, João Lima e Rui Reis Filipe são professores, tal como Ricardo Gonçalves. E Rui Reis Filipe é um dos pioneiros do surf em Portimão, mais conhecido por ‘Bali’.
“Incluir formadores algarvios é fundamental para envolver a comunidade local. Não abdicamos dos principais formadores do curso, mas existe gente com valor aqui e é um prazer incluir essas pessoas”, disse Sandro Maximiliano, diretor do curso, ao Swell-Algarve. “Estou bastante satisfeito com a oportunidade de trazer este projeto ao Algarve. Temos uma turma com 30 alunos e é excelente”, concluiu o responsável pelo curso.
A formação de treinadores de surf em Portimão atraiu alunos de todo o Algarve e até do Alentejo, muitos deles caras bem conhecidas do surf na região algarvia. Esta quinta-feira decorreu a sessão de apresentação. As aulas começaram sexta-feira, 15 de janeiro, conforme o Swell-Algarve tinha noticiado.
Comentários