Concha Balsemão é a nova embaixadora da marca algarvia de pranchas de surf Ferox Surfboards. “Sinto-me muito feliz por ter sido escolhida”, disse a jovem surfista da Carrapateira, ao Swell-Algarve. “É uma escolha mútua. A própria Concha escolheu-nos e nós adoramos a sua forma de estar e achamos que ela representa bem aquilo que a marca considera mais fundamental: simpatia, saber estar e saber competir”, comentou o ‘shaper’ Octávio Lourenço.
Depois da escolha de Diogo Pereira, surfista com 12 anos de idade, de Portimão; Octávio Lourenço aposta agora em mais uma jovem promessa do surf algarvio para ‘team rider’ Ferox. Concha Balsemão tem 13 anos de idade, é Campeã Regional do Sul Sub-16 Feminino; 3ª melhor Sub-18 Feminino Regional e 6ª melhor atleta no ‘ranking’ final Open Feminino do Circuito Regional de Surf do Sul 2015. “Acima de tudo, ela demonstra uma grande paixão em relação ao mar. Com o tempo, quem sabe até onde este apoio vai chegar…”, sublinhou Octávio Lourenço, ‘shaper’ fundador da Ferox Surfboards.
Concha Balsemão começou a surfar aos 5 anos de idade com o pai Henrique. Começou a entrar em campeonatos aos 10 anos de idade e está desde há um ano a ser treinada por Francisco Canelas, do Portimão Surf Clube. “Sinto que evoluí imenso neste último ano”, diz a jovem surfista da Carrapateira. O Swell-Algarve tem acompanhado essa evolução, facilmente comprovado pela forma como a surfista ‘se atira’ e manobra em ondas com tamanho e também pelos resultados. No final de Novembro, por exemplo, Concha Balsemão venceu a divisão Feminina no Open do Sines Surf Clube, disputado em mar pesado, no Pico Louco, em São Torpes.
—

Surfista algarvia na final feminina do Open em São Torpes, que venceu, no final do mês passado… com a prancha mágica Ferox (®PauloMarcelino/Arquivo)
—
Paixão pelo mar, dedicação ao surf e simpatia são o retrato de Concha Balsemão. A atleta do Portimão Surf Clube e agora ‘team rider’ Ferox já usava pranchas de Octávio Lourenço e partilhou algumas sessões de surf com o ‘shaper’. “O Octávio é muito simpático. Gosto da maneira como ele trabalha e é importante trabalharmos com uma ‘shaper’ que nos consegue ver surfar”, comentou Concha Balsemão, que vai iniciar agora uma vertente importante na evolução de qualquer surfista: uma boa relação com um ‘shaper’.
Concha já surfava com pranchas Ferox antes de se tornar ‘team rider’ da marca algarvia. “Adorei a primeira prancha Ferox que tive, mas parti-a. Era uma 5.9 e tinha um desenho de uma concha. Mandei fazer outra, uma 5.7 mais larga e verde. É uma prancha mágica; faz tudo o que quero”, disse Concha Balsemão.
Concha Balsemão vai ter agora uma prancha nova Ferox, uma versão personalizada do modelo Dynamo, que é um dos preferidos do ‘flag rider’ da marca algarvia, Alex Botelho. “É o modelo que a Concha tem estado a usar, mas agora já vai levar os últimos refinamentos”, adiantou Octávio Lourenço, ao Swell-Algarve. Em relação a um dos ‘refinamentos’, Concha Balsemão tem a certeza: “Todas as minhas pranchas vão passar a ter um desenho de uma concha”.
Concha Balsemão é a mais recente surfista do ‘Team Ferox’, que já tem os atletas Diogo Pereira (Vice-Campeão Regional Sub-14), Michael Conlan (Campeão Regional Sub-14 e Sub-16), Inês Martins (Vice-Campeã Regional Open Feminino e 3ª Regional Longboard), Alex Botelho (Free Surfer do Ano | Ondas de Ouro Surf Awards 2015), Alexandre Silva (Lagos), João Serafim (Arrifana), Jakob Lilienweiss (Vice-Campeão Regional Sub-18) e Rafael Pozatti (Albufeira).
Comentários