A algarvia Inês Martins sagrou-se este domingo Vice-Campeã Nacional de Longboard Feminino. A atleta do Clube de Surf de Faro foi finalista e 2ª classificada na na categoria feminina realizada apenas na 6ª Etapa (última) do Circuito Nacional de Longboard 2015, em São Pedro do Estoril. A etapa decorreu no âmbito do Estoril Surf Festival e incluiu ainda as categorias Open e Sub-18, na qual o algarvio Isaac Felizardo (Iate Clube Marina de Portimão) foi 3º classificado. João Dantas conquistou ’em casa’ o título de Campeão Nacional Open de Longboard.
A categoria Feminino estreou-se no Circuito Nacional de Longboard 2015; foi realizada apenas na última etapa, disputada este fim-de-semana em São Pedro do Estoril, e discutida em duas rondas. Venceu a jovem Kathleen Barrigão, da Parede, que ‘correu’ todo o circuito nacional e chegou à última etapa já campeã virtual Sub-18.
—
—
Kathleen Barrigão confirmou o seu domínio em Sub-18 e venceu a etapa também nessa categoria. ‘Kat’ confirmou a conquista do título nacional Sub-18 com vitórias em todas as etapas do Circuito Nacional de Longboard Sub-18.
—
—
O algarvio Isaac Felizardo foi finalista e 3º classificado Sub-18 no Estoril, repetindo o resultado alcançado na etapa anterior, em Faro. José Mestre (Clube de Surf de Faro) não conseguiu chegar à final no Estoril, como tinha conseguido em Faro. José Mestre perdeu nas meias-finais, primeira ronda da competição Sub-18 no Estoril, e concluiu a etapa em 7º lugar.
—
—
Na categoria Open, o Algarve esteve representado por Isaac Felizardo, Inês Martins e José Mestre; e também pelos experientes Manuel ‘Necas’ Mestre e Luís Esteves, ambos do Clube de Surf de Faro. José Mestre perdeu em 3º na sua bateria dos oitavos-de-final. Isaac e Inês passaram essa primeira ronda apurados na mesma bateria, que disputaram sozinhos, e perderam nos quartos-de-final, em 4º nas respetivas baterias.
Manuel Mestre e Luís Esteves ‘passaram’ as suas baterias de oitavos e quartos-de-final Open, disputadas sábado, dia em que Luís Esteves fez a melhor nota (8,75) da prova. Hoje, domingo, os dois experientes longboarders farenses perderam em 3º nas respetivas baterias de meias-finais.
—
—
Luís Esteves não teve argumentos para os inspirados Dantas (João e o tio Manuel). Manuel Mestre perdeu a precisar de uma onda na casa dos 3 pontos e caiu na onda que lhe daria o apuramento. “Apanhei uma onda em hangfive, mas estiquei-me para ter a certeza da nota. A onda deu um salto e a prancha embicou”, explicou o veterano ‘Necas’, que concluiu o circuito nacional no 5º lugar do ‘ranking’ e promete: “Para o ano há mais”.
—
—
João Dantas discutiu o título nacional ‘taco-a-taco’ com Diogo Gonçalves, vice-campeão. O jovem Dantas precisava apenas de concluir a prova à frente de Diogo Gonçalves e mostrou garra na sua praia, fazendo este domingo, nas meias-finais, a melhor onda da etapa, um 9,50. Na final Open, Diogo Gonçalves liderou até 3 minutos do fim, altura em que João Dantas fez uma onda de 8,50 pontos e ‘arrumou a questão’.
—
—
Finais 6ª Etapa Circuito Nacional Longboard – S. Pedro do Estoril
—
Open
1. João Dantas (SCP) – campeão nacional
2. Diogo Gonçalves (CRCQL)
3. André Ferreira (a confirmar)
4. Manuel Dantas (SCP)
—
Feminino
1. Kathleen Barrigão (CRCQL) – campeã nacional
2. Inês Martins (CSF)
3. Manuela (a confirmar)
4. Gabriela (a confirmar)
—
Sub-18
1. Kathleen Barrigão (CRCQL) – campeã nacional
2. Ruben (a confirmar)
3. Isaac Felizardo (ICMP)
4. João Gama (SCP)
Comentários