Algarvio vai tentar apuramento paralímpico na Austrália

João Pinto Rumo ao Sonho

João Pinto vai participar no Mundial de Vela Paralímpica, na Austrália, e tentar a qualificação de Portugal para os Jogos Rio 2016 (®DireitosReservados/Arquivo)

João Pinto (Vela Solidária / Iate Clube Marina de Portimão) e o treinador Luís Brito partem sábado, 12 de novembro, para a Austrália, onde o velejador algarvio vai competir no Mundial Paralímpico de Vela, em Melbourne, e tentar a qualificação de Portugal para os Jogos Paralímpicos Rio 2016.

“O objetivo é a qualificação. É uma frota com velejadores ao nível da America’s Cup. Vamos ver como corre“, comentou Luís Pinto, para o Swell-Algarve. João Pinto é o melhor atleta de Vela Adaptada em Portugal; campeão nacional e vice-campeão europeu de Vela Adaptada na Classe Access 303 Duplos. 

Os bons resultados do velejador de Portimão – atleta paraplégico na sequência de um acidente há 4 anos e que já antes praticava vela – foram todos obtidos em barcos da Classe Access, na qual o algarvio é também Medalha de Bronze Europeia em 303 Singulares.

João Pinto teve o primeiro contato com os barcos 2.4mR, Classe Paralímpica, em agosto deste ano (®DireitosReservados/Arquivo)

João Pinto teve o primeiro contato com os barcos 2.4mR, Classe Paralímpica, em agosto deste ano (®DireitosReservados/Arquivo)

A Classe de Vela Paralímpica são os 2.4mR, barcos que João Pinto experimentou pela primeira vez em agosto deste ano, num estágio em Inglaterra, promovido pela federação internacional de vela ISAF e ao qual o velejador algarvio se deslocou no âmbito do Programa de Preparação Paralímpico da Federação Portuguesa de Vela.

Em setembro, João Pinto participou no Europeu de Vela Paralímpica, em Valência, Espanha, e foi o melhor português em prova, 17º na classificação final. O velejador está ainda em fase de adaptação ao 2.4mR e tem treinado nos últimos dias, em Portimão, na companhia de um velejador espanhol mais experiente naqueles barcos.

Em Melbourne, João Pinto vai começar por participar num segundo estágio promovido pela ISAF, nos dias anteriores ao Campeonato do Mundo da Classe 2.4mR, que vai decorrer de 24 de novembro a 3 de dezembro. Nove países estão já qualificados para os Jogos Paralímpicos. Faltam apurar outros seis.

 

Comentários