Moche Rip Curl Pro Portugal | Dia 1

Portugueses Mostram Raça em Supertubos

Frederico Morais (na imagem) fez a terceira melhor nota do dia e deixou Adriano de Souza em situação apertada (®PauloMarcelino)

Os portugueses convidados (‘wildcard’) Vasco Ribeiro e Frederico Morais venceram as respetivas baterias no primeiro dia de competição do Moche Rip Curl Pro Portugal, esta sexta-feira, 23 de outubro, na Praia de Supertubos, em Peniche. Tiago Pires também foi convidado e voltou a sentir o ambiente do Championship Tour da World Surf League, onde esteve durante sete anos. Foi 2º na sua bateria e vai ter na Ronda 2 um duelo com implicações no título mundial.

A décima etapa do Samsung Galaxy Champiomnship Tour começou com a alma portuguesa a encher a praia. Muito público em Supertubos, para apoiar os três portugueses convidados a competir com os melhores surfistas do mundo.

Vasco Ribeiro foi o primeiro a entrar em ação e teve direito a avião com faixa de apoio a sobrevoar a praia durante a sua bateria. O Campeão Mundial Junior 2014 trabalhou muito na água e venceu a sua bateria contra Michel Bourez e Owen Wright (3º no ‘ranking’ CT). “É espantoso sentir o apoio dos portugueses”, comentou Vasco Ribeiro.

Vasco Ribeiro venceu a sua bateria com manobras muito consistentes (®PauloMarcelino)

Vasco Ribeiro venceu a sua bateria com manobras muito consistentes (®PauloMarcelino)

Frederico Morais entrou na bateria seguinte e venceu com maior consequência. O campeão nacional registou a terceira melhor nota do dia (uma onda de 9,43 pontos, em 10 possíveis), impôs-se a Kolohe Andino e obrigou o número dois do ‘ranking’, o brasileiro Adriano de Souza, a ter de procurar o apuramento na Ronda 2. Este resultado poderá influenciar a decisão do título mundial. Se Adriano de Souza não passar da Ronda 3, o australiano Mick Fanning pode conquistar o título mundial se vencer a etapa em Supertubos.

Tiago Pires competiu na bateria seguinte contra Mick Fanning e Sebastian Zietz. O veterano português não conseguiu uma segunda boa onda para se impor numa luta com notas baixas e foi segundo classificado na bateria, ganha por Fanning. O australiano jogou muito ao ataque e mostra estar muito concentrado na rota do titulo mundial. A concentração não impediu Mick Fanning de reparar num plástico na areia antes de entrar na água. Apanhou-o e entregou-o a um fotógrafo.

Tiago Pires num pequeno tubo durante a sua bateria, esta tarde, em Supertubos (®PauloMarcelino)

Tiago Pires num pequeno tubo durante a sua bateria, esta tarde, em Supertubos (®PauloMarcelino)

O primeiro dia de competição na sétima edição da etapa portuguesa do Championship Tour da World Surf League foi servido com ondulação razoável, que em certos momentos mostrou um pouco do clássico Supertubos. O dia – com uma pausa entre as 11h00 e as 13h15 devido à maré cheia – teve mais aéreos que tubos.

Filipe Toledo, Gabriel Medina, Matt Wilkinson e até Kelly Slater deram espetáculo com manobras no ar. Kelly Slater falhou muitos aéreos, mas venceu a sua bateria. O multicampeão do mundo esteve em dúvida para a prova portuguesa até ao último minuto, por causa de uma lesão contraída em França. Voou esta manhã de Londres, quase diretamente para a sua bateria e comentou que se sentiu bem.

Kelly Slater viajou esta manhã de Londres. Estava em dúvida por causa de uma lesão, mas tentou múltiplos aéreos esta tarde em Supertubos (®PauloMarcelino)

Kelly Slater viajou esta manhã de Londres. Estava em dúvida por causa de uma lesão, mas tentou múltiplos aéreos esta tarde em Supertubos (®PauloMarcelino)

A Ronda 1 ficou hoje concluída. É uma ronda sem eliminação, da qual os vencedores ‘saltam’ para a Ronda 3 e os vencidos são obrigados a passar por uma Ronda 2 já a eliminar. É nessa situação ‘apertada’ que está o brasileiro Adriano de Souza, que vai competir na primeira bateria da Ronda 2 contra o português Tiago Pires.

O ‘call’ está marcado para amanhã, sábado, 24 de outubro, para a eventual realização da Ronda 2. Pode acompanhar a ação em direto AQUI .

Links:

Galeria: Imagens do Dia | Pictures

Comentários