#3 Circuito Nacional Esperanças 2015

Diogo Sousa Vice-Campeão em Viana

Algarvio Diogo Sousa (primeiro rapaz a contar da esquerda) no pódio Sub-14 em Viana do Castelo (®ABS)

Diogo Sousa (Associação de Bodyboard de Sagres) foi finalista, 2º classificado Sub-14 na 3ª Etapa do Circuito Nacional de Bodyboard Esperanças 2015, disputada em Viana do Castelo, nos dias 15 e 16 de agosto. O clube algarvio esteve ainda representado na prova por dois atletas Sub-16, Tomás Rosado e Ricardo Mendonça, que chegaram às meias-finais.

A etapa em Viana do Castelo foi disputada em condições bastante difíceis, com ‘mar pesado’, ondas grandes e a rebentar muito afastadas da praia. “Os nosso atletas estão todos de parabéns. Foram uns bravos; mostraram muita coragem”, disse o treinador Francisco Pinheiro, ao Swell-Algarve.

Diogo Sousa passou a Ronda 1 Sub-14 (quartos-de-final) em 2º na bateria e venceu a sua meia-final, conquistando um honroso 2º lugar na final disputada por quatro atletas. Foi a 2ª final disputada este ano pelo atleta algarvio, que ocupa o 4º lugar no ‘ranking’ nacional Sub-14.

A categoria Sub-16 teve 24 atletas inscritos em Viana do Castelo. Tomás Rosado e Ricardo Mendonça surfaram bem em toda a prova. Ricardo Mendonça, a regressar à competição depois de lesão num pé, venceu a sua bateria na Ronda 1 (oitavos-de-final), fase em que Tomás Rosado se apurou em 2º na sua bateria. Nos quartos-de-final, ainda sábado, Ricardo e Tomás foram 2ºs nas respetivas baterias.

Nas meias-finais Sub-16, que deram início ao segundo dia de prova (domingo), Tomás Rosado e Ricardo Mendonça perderam em meias-finais separadas. Tomás foi 3º na sua meia-final e concluiu a prova em 5º lugar. Ricardo foi 4º na outra meia-final e ficou em 7º lugar na etapa. No ‘ranking’ nacional Sub-16 após 3 etapas, Tomás Rosado ocupa o 5º lugar e Ricardo Mendonça segue em 15º, mas com menos uma etapa.

O “início abrupto” da primeira meia-final Sub-16; 1ª bateria de domingo, onde esteve Tomás Rosado, foi bastante criticado pelo treinador e presidente ABS, Francisco Pinheiro. “Não deram tempo aos atletas para se preparar e começaram a bateria sem que os atletas estivessem lá fora; um estava a meio caminho e os outros 3 estavam muito longe de lá chegar”, explicou Francisco Pinheiro, ao Swell-Algarve.

Finais (+ABS) 3ª Etapa CNBB Esperanças 2015 – Viana do Castelo

Sub-18

1. Guilherme Guerra (CRCQL)

2. João Veloso (AON)

3. Stephanos Kokorelis (CRCQL)

4. Pedro Machado (AON)

Sub-18 Feminino

1. Carolina Esteves (ABFM)

2. Teresa Pinto Coelho (AquaCarca)

3. Madalena Guerra (AquaCarca)

4. Margarida Pena (ABFM)

Sub-16

1. Miguel Ferreira (AquaCarca)

2. Pedro Viegas (CDAN)

3. Tomás Silva (ABFM)

4. Afonso Silva (PPSC)

(…)

5. Tomás Rosado (ABS)

7. Ricardo Mendonça (ABS)

Sub-14

1. David Vedor (CRCQL)

2. Diogo Sousa (ABS)

3. João Ferreira (AquaCarca)

4. António Ferreira (AquaCarca)

Links:

2ª Etapa CNBB Esperanças 2015 – Ericeira (junho)

1ª Etapa CNBB Esperanças 2015 – Sesimbra (Abril)

Comentários