#1 Circuito Nacional de Bodyboard Esperanças 2015

Diogo Sousa Finalista em Sesimbra

Diogo Sousa iniciou a época no nacional Esperanças com um 4º lugar Sub-14 (@paulomarcelino/arquivo/Tonel/Fev2015)

Diogo Sousa (Associação de Bodyboard de Sagres) alcançou a sua primeira final Sub-14 no Circuito Nacional de Bodyboard Esperanças. O ‘rider’ algarvio está a iniciar o seu segundo ano no circuito e foi 4º classificado na 1ª Etapa do CNBBE 2015, disputada em Sesimbra, no fim-de-semana 25 e 26 de Abril. A ABS esteve presente na prova com mais dois atletas, Ricardo Mendonça e Tomás Rosado, respectivamente, 13º e 5º classificados Sub-16.

A categoria Sub-14 teve início em Sesimbra com meias-finais directas e ficou resolvida logo no primeiro dia da etapa, sábado 25 de Abril. Diogo Sousa esteve bem na sua meia-final e apurou-se para a final, que concluiu na 4ª posição, a precisar de um ‘score’ alto que nunca conseguiu alcançar. O ‘rider’ algarvio defrontou-se com condições de mar bastante difíceis na Praia dos Pescadores (Sesimbra), com ondulação ‘quebra-cocos’ em cima da areia. Foram essas as condições em que competiram os Sub-12 e os Sub-14.

Diogo Sousa num tubo na Praia do Tonel, em Fevereiro deste ano, no inter-sócios ABS (@paulomarcelino/arquivo)

Diogo Sousa num tubo na Praia do Tonel, em Fevereiro deste ano, no inter-sócios ABS (@paulomarcelino/arquivo)

Domingo, 26 de Abril, a organização decidiu mudar a prova para a Praia do Meco, para disputar as restantes categorias. O Meco apresentou ondulação de metro a metro e meio, com vento forte ‘on-shore’ a formar ‘quebra-cocos’ e a diminuir as possibilidades de evolução nas ondas. Ricardo Mendonça e Tomás Rosado entraram no mesmo ‘heat’ na primeira ronda Sub-16. Ricardo perdeu em 3º, tendo falhado um ‘rollo’ que lhe daria o apuramento. Foi 13º Sub-16 na etapa.

Tomás Rosado passou essa primeira ronda Sub-16, voltou a apurar-se na seguinte e conseguiu chegar às meias-finais, onde perdeu em 3º, a precisar de uma segunda onda média (na casa dos 4 pontos) que nunca conseguiu encontrar. Tomás concluiu a etapa em 5º lugar Sub-16.

Tomás Rosado na Praia do Beliche, em Março deste ano, na 3ª etapa do inter-sócios ABS 2015 (@gansophotos)

Tomás Rosado na Praia do Beliche, em Março deste ano, na 3ª etapa do inter-sócios ABS 2015 (@gansophotos)

Os três Esperanças algarvios que competiram em Sesimbra mostraram surf de enorme qualidade durante a pré-época, alcançando excelentes resultados e exibições bastante vistosas nas três etapas do circuito inter-sócios ABS disputado entre Janeiro e Março.

A qualidade de tubos, ARS e ‘rollos’ que vimos Tomás Rosado e Diogo Sousa fazer no inter-sócios sugere melhores resultados no nacional Esperanças. As ondas não cooperaram em Sesimbra, impedindo os ‘riders’ algarvios de mostrar todo o seu surf. Esperamos que as condições sejam melhores na 2º Etapa, na Ericeira, nos dias 6 e 7 de Junho.

Finais (+ABS) CNB Esperanças 2015 – Sesimbra

Sub-18

1. Stephanos Kokorelis (CRCQL)

2. João Veloso (AON)

3. André Rodrigues (AquaCarca)

4. Gonçalo Rugeroni (ARC)

Sub-18 Feminino

1. Mariana Rosa (AquaCarca)

2. Madalena Valério (CRCQL)

3. Leonor Monteiro (AquaCarca)

4. Teresa Pinto Coelho (AquaCarca)

Sub-16

1. Pedro Machado (AON)

2. David Vedor (CRCQL)

3. Salvador Rosa (CRPM)

4. Gonçalo Sousa (AquaCarca)

(…)

5. Tomás Rosado (ABS)

13. Ricardo Mendonça (ABS)

Sub-14

1. David Vedor (CRCQL)

2. João Ferreira (AquaCarca)

3. Rodrigo Lopes (AquaCarca)

4. Diogo Sousa (ABS)

Sub-12

1. Pedro Ferreira (AquaCarca)

2. Tomás Meca (CDAN)

3. Mariana Rosa (AquaCarca)

4. Joel Rodrigues (CNPov)

Comentários