A Ferox Surfboards desenvolveu um projeto para os tempos livres das crianças com necessidades educativas especiais no concelho de São Brás de Alportel, onde está situada a fábrica da marca algarvia. O resultado final foi uma prancha de surf feita com retalhos de pranchas partidas, apresentada, durante o fim-de-semana 25 e 26 de Julho, na Feira da Serra do concelho.
A notoriedade da marca algarvia tem crescido muito nos últimos tempos e a Ferox Surfboards é já uma referência no concelho de São Brás de Alportel e está cada vez mais envolvida com a comunidade. “O objetivo deste projeto foi tentar envolver mais os miúdos”, disse o ‘shaper’ Octávio Lourenço, fundador da Ferox, ao Swell-Algarve.
—

Stringer feito com Agave e mais largo que o habitual (®FeroxSurfboards)
—
Nos ‘ateliers’ de ocupação de tempos livres, as crianças do concelho com necessidades educativas especiais começaram por participar numa campanha de recolha de pranchas de surf partidas. “Foi feita uma prancha com retalhos de pranchas de várias marcas, incluindo uma que pertenceu a Jordy Smith”, explicou Octávio Lourenço.
—

Modelo Blues, 5,8 x 20 x 2 1/4, com quilha fixa (®FeroxSurfboards)
—
Os retalhos foram cuidadosamente colados pelas crianças e o bloco resultante foi moldado (‘shapado’) e sujeito a uma fibragem normal, mas com um ‘stringer’ (veio longitudinal a meio da prancha) mais largo e feito de agave. Para a forma foi escolhido o modelo ‘The Blues’ e o resultado foi uma prancha 5,8 (5 pés e 8 polegadas de comprimento) com 20 polegadas de largura e 2 1/4 de volume; ‘single fin’ com quilha fixa.
—

Prancha feita com blocos reciclados foi apresentada na banca da Ferox na Feira da Serra (®FeroxSurfboards)
—
A prancha totalmente feita com retalhos de outras pranchas recicladas foi apresentada na Feira da Serra, onde a Ferox esteve representada numa banca. Octávio Lourenço adiantou ao Swell-Algarve que vai oferecer a prancha à Câmara Municipal de São Brás de Alportel.
Comentários