Francisco Pinheiro (Associação de Bodyboard de Sagres) foi vice-campeão na 2ª Etapa Masculina do Circuito Nacional de Bodyboard, disputada em Santa Cruz, no âmbito do Festival Ocean Spirit, ontem, terça-feira 21 de Julho. Durante a autêntica maratona de 14 horas de surf em simultâneo e quase no mesmo local que a etapa do Europeu de Kayak, decorreu também a 3ª Etapa Feminina do Circuito Nacional de Bodyboard. A algarvia Joana Schenker, Campeã Nacional, concluiu a etapa em 3º lugar, mas fez o melhor ‘score’ e a melhor onda da prova feminina.
O casal Francisco Pinheiro e Joana Schenker foi o representante do Algarve na prova em Santa Cruz. São namorados e figuras de referência do bodyboard nacional e da Associação de Bodyboard de Sagres. Joana Schenker é Campeã Nacional e Europeia em título.
A prova de bodyboard decorreu entre as 07h00 e as 21h00. O enquadramento da etapa do circuito nacional no programa do festival em Santa Cruz impõe a realização da prova num único dia. Foi uma maratona muito dura, para atletas, juízes e restante ‘staff’ na praia. E a contingência do programa não permitiu a escolha dos melhores momentos da maré para fazer a prova. Houve maré cheia duas vezes durante o ‘campeonato’ e a competição nunca parou à espera de melhores ondas.
—

Algarvia Joana Schenker, Campeã Nacional, teve azar com a fase da maré na final feminina (®SantaCruzOceanSpirit)
—
O problema do horário foi particularmente penoso para Joana Schenker. Nos quartos-de-final e nas meias-finais femininas, a atleta algarvia fez boas pontuações. Chegou à final com o melhor ‘score’ (14.00) e a melhor onda (7,50) em toda a prova feminina. Mas a final feminina foi disputada com maré cheia, com ondas moles, às quais Joana Schenker não conseguiu adaptar-se.
Joana Schenker fez 3º lugar em Santa Cruz, depois de há cerca de 4 semanas ter feito 4º lugar no Guincho, na 2ª Etapa Feminina do Circuito Nacional de Bodyboard. Recorde-se que Joana Schenker venceu a 1ª Etapa da época, em Março, na Costa de Caparica, e está a defender o título de campeã nacional conquistado o ano passado.
Na etapa masculina em Santa Cruz, Francisco Pinheiro esteve bem, pelo segundo ano consecutivo. O ‘rider’ algarvio avançou em 2º nos oitavos-de-final e venceu os seus ‘heats’ nos quartos-de-final e nas meias-finais.
“Sem querer, na desportiva, quase ganhava o campeonato”, disse Francisco Pinheiro, ao Swell-Algarve. E explicou porquê. Na final masculina, Francisco afastou-se da ‘picardia’ no pico principal e encontrou uma boa onda de ‘set’. “Precisava de 6,86 para passar para primeiro e deram-me 6,40”, explicou o ‘rider’ algarvio. A vitória esteve mesmo à vista… sem querer.
—
Finais Etapa Circuito Nacional Bodyboard | Santa Cruz
—
Masculino (2ª Etapa)
1. Daniel Fonseca
2. Francisco Pinheiro (ABSagres)
3. Manuel Centeno
4. Silvano Lourenço
—
Feminino (3ª Etapa)
1. Marta Leitão
2. Catarina Souza
3. Joana Schenker (ABSagres)
4. Teresa Pinto Coelho
Comentários