Circuito Nacional de Bodyboard | 2ª Etapa Masculina

Francisco Pinheiro 2º em Santa Cruz

Francisco Pinheiro, com prancha amarela, no pódio (incompleto) da 2ª Etapa Masculina do CNBB 2015 (®SantaCruzOceanSpirit)

Francisco Pinheiro (Associação de Bodyboard de Sagres) foi vice-campeão na 2ª Etapa Masculina do Circuito Nacional de Bodyboard, disputada em Santa Cruz, no âmbito do Festival Ocean Spirit, ontem, terça-feira 21 de Julho. Durante a autêntica maratona de 14 horas de surf em simultâneo e quase no mesmo local que a etapa do Europeu de Kayak, decorreu também a 3ª Etapa Feminina do Circuito Nacional de Bodyboard. A algarvia Joana Schenker, Campeã Nacional, concluiu a etapa em 3º lugar, mas fez o melhor ‘score’ e a melhor onda da prova feminina.

O casal Francisco Pinheiro e Joana Schenker foi o representante do Algarve na prova em Santa Cruz. São namorados e figuras de referência do bodyboard nacional e da Associação de Bodyboard de Sagres. Joana Schenker é Campeã Nacional e Europeia em título.

A prova de bodyboard decorreu entre as 07h00 e as 21h00. O enquadramento da etapa do circuito nacional no programa do festival em Santa Cruz impõe a realização da prova num único dia. Foi uma maratona muito dura, para atletas, juízes e restante ‘staff’ na praia. E a contingência do programa não permitiu a escolha dos melhores momentos da maré para fazer a prova. Houve maré cheia duas vezes durante o ‘campeonato’ e a competição nunca parou à espera de melhores ondas.

Algarvia Joana Schenker, Campeã Nacional, teve azar com a fase da maré na final feminina (®SantaCruzOceanSpirit)

Algarvia Joana Schenker, Campeã Nacional, teve azar com a fase da maré na final feminina (®SantaCruzOceanSpirit)

O problema do horário foi particularmente penoso para Joana Schenker. Nos quartos-de-final e nas meias-finais femininas, a atleta algarvia fez boas pontuações. Chegou à final com o melhor ‘score’ (14.00) e a melhor onda (7,50) em toda a prova feminina. Mas a final feminina foi disputada com maré cheia, com ondas moles, às quais Joana Schenker não conseguiu adaptar-se.

Joana Schenker fez 3º lugar em Santa Cruz, depois de há cerca de 4 semanas ter feito 4º lugar no Guincho, na 2ª Etapa Feminina do Circuito Nacional de Bodyboard. Recorde-se que Joana Schenker venceu a 1ª Etapa da época, em Março, na Costa de Caparica, e está a defender o título de campeã nacional conquistado o ano passado.

Na etapa masculina em Santa Cruz, Francisco Pinheiro esteve bem, pelo segundo ano consecutivo. O ‘rider’ algarvio avançou em 2º nos oitavos-de-final e venceu os seus ‘heats’ nos quartos-de-final e nas meias-finais.

“Sem querer, na desportiva, quase ganhava o campeonato”, disse Francisco Pinheiro, ao Swell-Algarve. E explicou porquê. Na final masculina, Francisco afastou-se da ‘picardia’ no pico principal e encontrou uma boa onda de ‘set’. “Precisava de 6,86 para passar para primeiro e deram-me 6,40”, explicou o ‘rider’ algarvio. A vitória esteve mesmo à vista… sem querer.

Finais Etapa Circuito Nacional Bodyboard | Santa Cruz

Masculino (2ª Etapa)

1. Daniel Fonseca

2. Francisco Pinheiro (ABSagres)

3. Manuel Centeno

4. Silvano Lourenço

Feminino (3ª Etapa)

1. Marta Leitão

2. Catarina Souza

3. Joana Schenker (ABSagres)

4. Teresa Pinto Coelho

Comentários