Novo 'team rider' tem 12 anos

Ferox Convida Diogo Pereira

Diogo Pereira, 12 anos de idade e Vice-Campeão Regional Sub-14, vai ter a sua primeira prancha à medida (®PauloMarcelino/Arquivo/Jun2015)

Diogo Pereira é o novo ‘team rider’ da marca algarvia Ferox Surfboards. O surfista de Portimão, com 12 anos de idade, foi convidado pelo ‘shaper’ Octávio Lourenço após prospeção feita durante a última etapa do Circuito Regional de Surf do Sul 2015, no início do mês, na Praia da Ponta Ruiva. “O Diogo tem tudo para se tornar bom atleta”, disse Octávio Lourenço, ao Swell-Algarve.

“Gosto muito da forma como o miúdo interage”, justifica o ‘shaper’ fundador da Ferox Surfboards. “Ele é inteligente a abordar o mar e tem aquele brilhozinho nos olhos. Não fala muito, mas está a perceber tudo o que se passa. Tem o ‘package’ completo para se tornar bom atleta: humildade, maneira de estar e tendência natural para a postura correta”, diz Octávio Lourenço.

O ‘shaper’ acrescenta às razões diretamente associadas ao surf um outro motivo que contribuiu e muito para escolher o novo ‘team rider’ da Ferox. “Sei que o Diogo é bom aluno na escola. Não há bons atletas sem serem bons estudantes”, sublinha Octávio Lourenço.

“Sinto-me muito contente. Este apoio da Ferox vai ajudar-me muito, para eu conseguir melhorar o meu surf e obter melhores resultados”, disse Diogo Pereira, ao Swell-Algarve. O surfista de Portimão tem 12 anos de idade e é Vice-Campeão Regional Sub-14. Conquistou o título no Circuito Regional de Surf do Sul 2015 e com isso qualificou-se diretamente para a final nacional Sub-14, em Peniche, dias 4 e 5 de Julho.

Diogo Pereira é aluno exemplar na escola internacional que frequente e fala e escreve fluentemente em três línguas. É um miúdo que impressiona logo ao primeiro contato pela forma de estar tranquila e observadora. “O Diogo tem uma maturidade elevada para a idade”, diz a treinadora Joana Freitas, explicando que o pequeno surfista é excelente observador das condições do mar.

Octávio Lourenço diz que o seu novo 'team rider' tem tudo para se tornar bom atleta (®Arquivo)

Octávio Lourenço diz que o seu novo ‘team rider’ tem tudo para se tornar bom atleta (®Arquivo)

Sempre que participa numa prova, Diogo passa muito tempo a observar os ‘heats’ anteriores ao seu; tira as suas conclusões, troca ideias com os treinadores e entra na água já com uma ideia muito precisa sobre onde se posicionar e o potencial das ondas à disposição. “Ele é dos melhores a escolher ondas”, sublinha Joana Freitas.

A esta postura analítica e ponderada, que ajuda e muito a conseguir tirar o melhor proveito possível do line up; Diogo Pereira alia uma excelente capacidade técnica. O jovem surfista tem já uma fluidez muito personalizada e, como diz Octávio Lourenço, “uma tendência natural para a postura correta”. Joana Freitas reforça: “O Diogo é uma máquina”.

Diogo Pereira tem a combinação mágica entre humildade e talento natural, o que indica uma grande margem de progressão… desde que mantenha essa ‘magia’. O jovem surfista já andava em pranchas Ferox, mas em segunda-mão. Agora vai ter a sua primeira prancha Ferox à medida; ‘custom made’ com indicações do próprio ‘shaper’ e dos treinadores. Essa evolução terá, certamente, uma forte impacte no desenvolvimento do surf do jovem atleta.

Como ‘team rider’ Ferox, Diogo Pereira vai ter pranchas à medida e “em condições muito especiais”, diz Octávio Lourenço. O ‘shaper’ refere ainda que estar na Ferox é “rampa de lançamento para alguns atletas”, não só porque “é uma marca bem credenciada lá em cima (Lisboa)”, mas também devido à cultura da marca, que ensina os atletas a valorizar os apoios e a dar o máximo retorno. “Quando um atleta é da nossa equipa, se ganhar uma prova tem um prémio, normalmente uma tábua nova”, exemplifica Octávio Lourenço.

Diogo Pereira é, assim, a mais recente aquisição do ‘Team Ferox’, que já tem os atletas Michael Conlan (Campeão Regional Sub-14 e Sub-16), Yolanda Hopkins (Campeã Regional Sub-18 Feminino e Open Feminino), Inês Martins (Vice-Campeã Regional Open Feminino e 3ª Regional Longboard), Alex Botelho (Free Surfer do Ano | Ondas de Ouro Surf Awards 2015), Alexandre Silva (Lagos), João Serafim (Arrifana), Jakob Lilienweiss (Vice-Campeão Regional Sub-18) e Rafael Pozatti (Albufeira).

Comentários