pub

Modelos com núcleos ecológicos

Pranchas Ferox com Agave do Algarve

Ferox Surfboards tem já três pranchas com núcleo de Agave (®FeroxSurfboards)
pub

Durabilidade, beleza, redução da ‘pegada ecológica’ e valorização de um recurso natural da região. Estes são os argumentos que sustentam a excelência das novas pranchas de surf da marca algarvia Ferox Surfboards feitas com núcleo de Agave, planta mais conhecida como piteira dos caracóis. “Duram 100 anos”, disse o ‘shaper’ Octávio Lourenço, ao Swell-Algarve.

A utilização de Agave para fazer pranchas de surf não é novidade; já é feito no Brasil e nos Estados Unidos da América. “Mas os nossos Agaves (os algarvios) são melhores”, refere Octávio Lourenço. “E a técnica que estamos a utilizar é exclusiva. Estamos a por na máquina e isso ninguém fez até agora”, acrescenta o ‘shaper’ de São Brás de Alportel.

Agave, planta mais conhecida como piteira dos caracóis (®)

Agave, planta mais conhecida como piteira dos caracóis (®)

Sempre na busca de inovação e de novos materiais (como cortiça, por exemplo) para “oxigenar” os seus métodos de produção, a Ferox Surfboards optou agora pelo Agave. As pranchas são bonitas e têm uma durabilidade muito acima da média. A produção é mais elaborada, o que irá refletir-se no preço, que ainda está a ser avaliado.

A linha Ferox tem já três pranchas de Agave concluídas. Uma Retro Single Fin 6’4 ‘The Jazz’, uma Retro Twin 5’10 e uma Tavira Local 5’5 truster. Está também preparada a produção de um modelo Retro Twin Fin, com dimensões de ‘Mini-Malibu’, que pode ser desde já encomendada e tem um período de espera de 4 a 6 meses. Octávio Lourenço adiantou que a linha de produção com Agave vai ser orientada para modelos retro (single e twin) e longboard.

Retro Single Fin 6'4 'The Jazz'; Retro Twin 5'10 e Tavira Local 5'5 truster; as três pranchas em Agave (®FeroxSurfboards)

Retro Single Fin 6’4 ‘The Jazz’; Retro Twin 5’10 e Tavira Local 5’5 truster; as três pranchas em Agave (®FeroxSurfboards)

A Retro Single Fin 6’4 ‘The Jazz’ já tem dono. “É minha! É muito bonita. Vou pendurar na parede da sala e usar apenas em dias especiais”, disse Octávio Lourenço, ao Swell-Algarve. A Tavira Local 5’5 truster vai andar no carro com o ‘shaper’ quando ele for para a praia e pode ser experimentada por qualquer pessoa que a ele se dirija nesse sentido. Portanto, já sabes: se quiseres surfar numa prancha de Agave, procura o Octávio na praia.

Octávio Lourenço vai andar com a Tavira Local 5'5 truster de Agave para quem quiser experimentar. Procurem o 'shaper' na praia (®FeroxSurfboards)

Octávio Lourenço vai andar com a Tavira Local 5’5 truster de Agave para quem quiser experimentar. Procurem o ‘shaper’ na praia (®FeroxSurfboards)

Comentários