José Mestre (Clube de Surf de Faro) conquistou o 3º lugar na final Sub-18 da 1ª Etapa do Circuito Nacional de Longboard, disputada hoje, sábado 30 de Maio, em Ribeira d’Ilhas. Na categoria Open, o pai Manuel Mestre, ‘Necas’, foi 9º classifcado e o Campeão Regional do Sul, Luís Esteves, concluiu a prova em 13º, voltando a não se encontrar com as ondas na Ericeira, tal como na etapa do ano passado.
O Clube de Surf de Faro foi o único representante do Algarve na 1ª Etapa do Nacional de Longboard 2015 e participou na prova com 3 atletas. José Mestre competiu em Sub-18, categoria em que participaram 8 atletas e começou com meias-finais; mas também entrou na categoria Open. Nesta última categoria, José Mestre ‘perdeu de primeira’, eliminado em 3º nos oitavos-de-final, a precisar de uma nota 2,80 para conseguir o apuramento. José Mestre foi 19º no Open.
Os experientes Manuel Mestre e Luís Esteves competiram na categoria Open. Ambos passaram a Ronda 1, Manuel Mestre em 2º no seu ‘heat’ e Luís Esteves com uma vitória na sua bateria, a mesma em que ficou eliminado o jovem José Mestre.
Depois de uma pausa na competição, na expectativa de melhoria das condições do mar, a competição Open foi retomada nos quartos-de-final, fase em que ambos os algarvios foram eliminados. Manuel Mestre perdeu em 3º e concluiu a prova em 9º. Luís Esteves foi eliminado em 4º (último) na sua bateria e ficou em 13º.
—

Pódio Open, ao qual nenhum algarvio chegou e onde o campeão nacional ficou em 2º, surpreendido por Diogo Gonçalves (®ManuelMestre)
—
José Mestre foi o único algarvio que melhorou a sua prestação em relação à etapa do ano passado em Ribeira d’Ilhas na categoria Sub-18, na qual tinha ficado pelas meias-finais. José Mestre repetiu o resultado no Open, categoria em que Manuel Mestre e Luís Esteves estiveram pior do que em 2014. No ano passado, Manuel Mestre foi 5º (meias-finais) e Luís Esteves 9º em Ribeira d’Ilhas.
A etapa de hoje decorreu em condições de mar muito difíceis, classificadas por Manuel Mestre como “horríveis”, com ondulação pequena (meio-metro) e ‘mole’ e vento ‘side-shore’. A 1ª Etapa do Circuito Nacional de Longboard 2015 foi organizada pelo Ericeira Surf Clube, no âmbito do evento Twins & Fins. O evento inclui exposição de motos, equipamentos para surf e motos, concertos de Rock’n Roll e os festivais de Single Fin Longboard e Retro Board, nos quais os algarvios também vão participar, domingo 31 de Maio.
—
Finais 1ª Etapa Nacional Longboard 2015 – Ribeira d’Ilhas
—
Open
1. Diogo Gonçalves (CRCQL)
2. Bruno Grandela (ASUPP) – campeão nacional 2014
3. João Dantas (SCP) – campeão nacional 2014 Sub-18
4. Manuel Dantas (SCP)
—
Sub-18
1. João Dantas (SCP) – campeão nacional 2014 Sub-18
2. Kathleen Barrigão (CRCQL)
3. José Mestre (CSF)
4. João Gama (SCP)
Comentários