1ª Etapa | Ribeira d'Ilhas

CSFaro Ataca Nacional de Longboard

Nacional de Longboard começou hoje em Ribeira d'Ilhas (foto) com condições de mar difíceis (®PauloMarcelino/Arquivo)

O Circuito Nacional de Longboard 2015 começou hoje, sábado 30 de Maio, em Ribeira d’Ilhas, Ericeira. O Clube de Surf de Faro está em prova com três atletas e é o único representante do Algarve. O presidente do clube, Manuel Mestre (‘Necas’), entrou em ação logo na primeira bateria e apurou-se para os quartos-de-final.

O Swell-Algarve falou com Manuel Mestre ao final da manhã e perguntou sobre o resultado da (sua) bateria. “Correu bem. Passei, acho que em segundo”, disse o veterano ‘longborder’ algarvio. Aproveitámos o contato para saber também como estão as condições em Ribeira d’Ilhas. “Está horrível. Meio-metro mole com vento ‘side-shore’“, disse o presidente do Clube de Surf de Faro.

O resultado confirma-se, Manuel Mestre foi 2º na bateria, atrás do local Gustavo Froufe.

A comitiva de Faro é ainda composta pelo experiente Luís Esteves e pelo jovem José Mestre, filho de Manuel Mestre; que competiram juntos no mesmo ‘heat’, o penúltimo da Ronda 1 (quartos-de-final). O ‘heat draw’ indicou três atletas no ‘heat’ com dois algarvios, mas a bateria foi disputada por 4 atletas. Luís Esteves venceu e José Mestre foi eliminado em 3º.

A competição entrou em pausa após a conclusão da Ronda 1, por causa da maré.

Heat Draw Open

HeatsLongboardEriceira

A prova está a ser disputada por três dezenas de atletas nas categorias Open e Sub-18. O Swell-Algarve vai estar atento aos resultados, para informar sobre o desfecho da etapa. Recorde-se que, em 2014, Manuel Mestre chegou às meias-finais e fez em Ribeira d’Ilhas o seu segundo melhor resultado (5º lugar) da época, que concluiu com uma vitória em Faro.

No ano passado, Ribeira d’Ilhas foi a 3ª Etapa do Circuito Nacional de Longboard e Luís Esteves chegou a essa etapa como vice-líder do ‘ranking’ nacional. Não lhe correu como desejava e foi eliminado nos quartos-de-final, tendo falhado então falhado pela primeira vez na época a presença na final.

José Mestre está este ano a estrear-se na categoria Open. Em 2014 competiu apenas na categoria Sub-18, que também foi disputada na etapa em Ribeira d’Ilhas e chegou às meias-finais, tendo concluído a prova em 7º lugar.

Comentários