#3 Liga Moche | Sumol Porto Pro | Dia 2

Algarvios até à Ronda de 16

Francisco Duarte chegou à Ronda 3 com vitória no seu heat na Ronda 2 (®pedro-mestre/ligamoche)

Sábado, 23 de Maio de 2015 é uma data que Francisco Duarte irá recordar. O jovem surfista do Clube Naval de Portimão e Campeão Regional do Sul Sub-18 chegou à Ronda 3 do Sumol Porto Pro e conseguiu chegar a essa fase com uma vitória na sua bateria na Ronda 2. Francisco Duarte e Luca Guichard (Algarve Surf Clube) foram os únicos algarvios a chegar à ‘ronda de 16’ (1ª fase dos quartos-de-final) na 3ª Etapa da Liga Moche 2015 e acabaram por ser eliminados na mesma bateria, em condições de mar e vento muito difíceis.

Francisco Duarte terá alcançado hoje, em Leça da Palmeira, o seu melhor resultado de sempre na Liga Moche. Foi o algarvio do dia. O atleta de Portimão, que há dois anos se mudou para a Grande Lisboa para perseguir o sonho de uma carreira como surfista profissional, foi o primeiro algarvio a entrar em prova este sábado, na bateria de abertura da jornada, penúltima da Ronda 1 que ficara por concluir na véspera.

A organização optou por voltar a realizar a prova na Praia de Leça da Palmeira, devido à falta de ondas na Praia Internacional, em Matosinhos. O mar esteve pequeno mas com alguma força. Durante a manhã ainda ofereceu uma ‘esquerda’ com algum potencial, mas depois tornou-se mais difícil à medida que a ‘nortada’ foi subindo de intensidade.

Francisco Duarte sofreu uma interferência no seu ‘heat’ matinal ainda da Ronda 1, mas conseguiu manter a concentração e apurou-se para a Ronda 2 atrás de Tomás Fernandes, Campeão Nacional Sub-20. Ficaram eliminados nessa bateria João Moreira (3º) e Tomás Ferreira (4º).

Luca Guichard foi o melhor algarvio no Sumol Porto Pro. Perdeu em 3º na Ronda 3 (®paulomarcelino/arquivo/Maio2015)

Luca Guichard foi o melhor algarvio no Sumol Porto Pro. Perdeu em 3º na Ronda 3 e concluiu a prova em 9º lugar (®paulomarcelino/arquivo/Maio2015)

O segundo ‘heat’ deste sábado foi o último da Ronda 1, onde competiram dois algarvios: Joackim Guichard (Algarve Surf Clube) e Paulo Almeida (Clube Naval de Portimão).  Os dois atletas do Sul foram quem fez mais ondas, mas quem ganhou os pontos de apuramento foi João Guedes (1º) e o local-surpresa João André.

Joackim Guichard foi eliminado em 3º e Paulo Almeida em 4º. “Não precisava de muito, mas não veio mais nada”, comentou Paulo Almeida, para o Swell-Algarve.

Ronda 2 Masculina

A Ronda 2 teve 3 surfistas do Algarve Surf Clube (Eduardo Fernandes, Miguel Mouzinho e Luca Guichard) e 1 surfista do Clube Naval de Portimão (Francisco Duarte). Eduardo Fernandes e Miguel Mouzinho perderam em 3º nos respectivos ‘heats’.

Eduardo Fernandes (10,45 | 5,25+5,15) foi eliminado num heat muito renhido contra Filipe Jervis (1º) e Edgar Nozes (2º). Miguel Mouzinho (10,15 | 5,25+4,90) perdeu para Vasco Ribeiro (1º) e João Kopke (2º).

Luca Guichard (9,40 | 4,80+4,60) apurou-se em 2º, atrás de Frederico Morais (14,90). Nessa bateria ficou eliminado, em 3º, António Rodrigues, um local mais conhecido pelas suas aventuras em ondas grandes.

Francisco Duarte foi o 2º melhor algarvio no Sumol Porto Pro e venceu o seu 'heat' na Ronda 2 (®screenshot)

Francisco Duarte, entrevistado após vitória na Ronda 2 foi o 2º melhor algarvio no Sumol Porto Pro, 13º classificado (®screenshot)

Francisco Duarte (11,25 | 5,75+5,50) venceu o Heat 8 da Ronda 2, à frente de João Guedes (9,9), Campeão Nacional 2009. Ficou eliminado Ivo Cação. Francisco Duarte e João Guedes seguiram para a Ronda 3, a primeira fase dos quartos-de-final, com 16 atletas divididos em baterias com quatro surfistas cada.

Ronda 3 Masculina

A Ronda 3 (ronda de 16) teve apenas dois algarvios em prova. Luca Guichard (9,35 | 4,55+4,80) e Francisco Duarte (8,15 | 4,10+4,05) entraram na mesma bateria e foram eliminados, respectivamente, em 3º e 4º. Avançaram nessa bateria Ruben Gonzalez (1º) e Pedro Coelho (2º).

Na Ronda 3 foram também eliminados os ‘pesos-pesados’ Vasco Ribeiro (campeão nacional), Nicolau Von Rupp e Pedro Henrique. A competição masculina parou este sábado após a conclusão da Ronda 4 (quartos-de-final ‘man-on-man’), onde Filipe Jervis voltou a estar muito forte e eliminou José Ferreira. A competição masculina irá recomeçar com as meias-finais: Miguel Blanco contra Filipe Jervis e Frederico Morais contra Ruben Gonzalez são os duelos marcados para domingo.

Ronda 1 Feminina

Realizou-se também este sábado no Sumol Porto Pro a primeira ronda (quartos-de-final) do quadro feminino. Ao contrário do que o Heat Draw divulgado quinta-feira sugeria, Yolanda Hopkins (Clube Naval de Portimão) este presente. A Campeã Regional do Sul Sub-18 Feminino e Open Feminino não tinha o seu nome no ‘heat draw’, mas competiu.

Yolanda Hopkins, em 1º plano, e Inês Pascoal, atrás, foram as representantes do Algarve no Quadro Feminino (®pauloalmeida)

Yolanda Hopkins, em 1º plano, e Inês Pascoal, atrás, foram as representantes do Algarve no Quadro Feminino (®pauloalmeida)

Yolanda Hopkins e Inês Pascoal, ambas do Clube Naval de Portimão, entraram no mesmo ‘heat’ (último) dos quartos-de-final femininos. Yolanda (6,85 | 2,50+4,35) e Inês (3,55 | 2,00+1,55) foram eliminadas nessa baterias, respectivamente, em 3º e 4º. Yolanda perdeu a precisar de apenas 2,61 pontos para roubar o segundo lugar de apuramento a Mariana Assis, que recentemente venceu a 1ª Etapa do Pro Junior Nacional.

Resultados Algarvios no Sumol Porto Pro

Masculinos

ronda 3

9. Luca Guichard (Algarve Surf Clube)

13. Francisco Duarte (Clube Naval de Portimão)

ronda 2

17. Miguel Mouzinho (Algarve Surf Clube)

17. Eduardo Fernandes (Algarve Surf Clube)

ronda 1

25. Joackim Guichard (Algarve Surf Clube)

25. Frederico ‘Martim’ Magalhães (Clube Naval de Portimão)

25. Jakob Lilienweiss (Algarve Surf Clube)

37. Ivan Bailote (Albufeira Surf Clube)

37. Paulo Almeida (Clube Naval de Portimão)

Feminino

ronda 1

9. Yolanda Hopkins (Clube Naval de Portimão)

13. Inês Pascoal (Clube Naval de Portimão)

Links:

Sumol Porto Pro – Dia 1

Comentários