A falta de ondas na Praia Internacional traiu o começo do Sumol Porto Pro, 3ª Etapa da Liga Moche, circuito que atribui os títulos de Campeões Nacionais de surf. A prova esteve em espera durante toda a manhã desta sexta-feira e acabou por se mudar para a Praia de Leça da Palmeira, onde a competição arrancou pelas 14h00… com mar pequeno, de meio metro. Realizaram-se neste primeiro dia 10 baterias da Ronda 1 Masculina (ronda de 48 atletas), nas quais competiram 6 atletas de clubes algarvios, três dos quais conseguiram apurar-se para a Ronda 2.
A competição no sábado deverá ter início com as duas baterias que ficaram por disputar na Ronda 1 e o começo da ação está marcado para as 08h00, de volta à Praia Internacional. Francisco Duarte (Clube Naval de Portimão) vai entrar logo no primeiro heat de sábado (Heat 11 da Ronda 1), onde também vai estar Tomás Fernandes, Campeão Nacional Sub-20 (Pro Junior). No Heat 12 da Ronda 1 vão estar dois algarvios – Joackim Guichard (Algarve Surf Clube) e Paulo Almeida (Clube Naval de Portimão) – e também o atleta local e Campeão Nacional 2009, João Guedes.
—

Prova esteve em espera durante toda a manhã devido a falta de ondas (®pedromestre/ligamoche)
—
Sexta-feira 22 de Maio, hoje, foi um dia de mar pequeno na Liga Moche. Depois da espera que se prolongou até às 14h00, o sub-18 Jakob Lilienweiss (Algarve Surf Clube) entrou em prova logo na bateria inaugural e foi eliminado em 3º (‘score’ 9,25). Apuraram-se nessa bateria Pedro Boonman (1º) e Guilherme Fonseca (2º).
Frederico ‘Martim’ Magalhães (Clube Naval de Portimão) entrou no Heat 4 e também foi eliminado em 3º, atrás de João Kopke (2º) e de Filipe Jervis (1º). O jovem sub-18 algarvio, surfista de elite FPS, conclui o Sumol Porto Pro em 25º lugar.
—

Eduardo Fernandes venceu o Heat 5 (®pedromestre/ligamoche)
—
Antes de Frederico ‘Martim’ Magalhães ter entrado em prova, Miguel Blanco e Pedro Henrique protagonizaram no Heat 3 o melhor momento do dia, um duelo intenso que produziu as melhores pontuações do dia: Pedro Henrique venceu com um ‘score’ de 15,60, incluindo uma onda de 9,25 pontos; e Miguel Blanco apurou-se em 2º com um ‘score’ de 14,50. Foi a excepção que confirmou a regra de ‘scores’ baixos em mar pequeno.
No Heat 5 da Ronda 1 entraram dois atletas do Algarve Surf Clube: Miguel Mouzinho e Eduardo Fernandes. Os dois dominaram a bateria e conseguiram o apuramento; Edu em 1º (11,25) e Mouzinho em 2º (8,40).
—

Miguel Mouzinho em ação no Heat 5, no qual se apurou em 2º (®pedromestre/ligamoche)
—
Depois de Vasco Ribeiro (campeão nacional) e de Frederico Morais (vice-campeão nacional) se terem apurado nos respectivos ‘heats’, com vitórias traduzidas em ‘scores’ modestos, foi preciso esperar até ao Heat 8 para ver mais um algarvio em prova. Luca Guichard (Algarve Surf Clube), top 10 em 2014, trabalhou bem face às condições em oferta e venceu – destacado – a bateria, com um ‘score’ de 12,25.
Na penúltima bateria de sexta-feira, Heat 9, Ivan Bailote (Albufeira Surf Clube) perdeu em 4º, com um ‘score’ de 5,4 pontos. A bateria foi ganha por Nicolau Von Rupp (10,55). O mar pequeno não é favorável à forte estrutura física do surfista de Albufeira, que termina o Sumol Porto Pro em 37º lugar.
Comentários