pub

Dia 30 de Maio

Alex e Luca vão ao Cascais Surf à Noite

Alex Botelho: "Gosto de tentar. Vamos ver o que sai" (®paulomarcelino/arquivo/Maio2015)
pub

Os algarvios Alex Botelho e Luca Guichard foram convidados e vão participar na quarta edição do Cascais Surf à Noite powered by Kia, em Carcavelos, dia 30 de Maio. Os dois surfistas falaram ao Swell-Algarve sobre o evento, para o qual a organização anunciou agora que vai atribuir um ‘wildcard’ ao surfista que se candidate com o melhor aéreo em video.

O Cascais Surf à Noite powered by Kia vai ter uma estrutura montada na praia onde durante toda a tarde vão decorrer atividades ligadas ao skate, slackline, arte e moda. As experiências são gratuitas. Ao início da noite, um grupo de surfistas vai fazer-se ao mar e protagonizar um espetáculo de aéreos assistidos por motas-de-água. Os nomes já conhecidos são Filipe Jervis, Tomás Valente, Pedro Henrique e os algarvios Alex Botelho e Luca Guichard, ambos atletas do Algarve Surf Clube. A lista não está fechada e vai incluir um ‘wildcard’ (ler abaixo).

Alex Botelho, de Lagos, é um surfista de estatura elevada que tem ganho reputação de ‘big waves rider’. É um free surfer com uma poderosa linha de rail, mas menos conhecido por realizar manobras aéreas. “Gosto de tentar. Vamos ver o que sai”, disse Alex, ao Swell-Algarve, acrescentando que gosta de experimentar todo o tipo de aéreos, mas que aquele que mais acerta “é o aéreo normal… o reverse”.

Alex jé surfou de noite, “sozinho, ou com amigos”, mas nunca num evento do género. “Parece-me uma coisa interessante e divertido de se fazer”, antecipou o surfista algarvio, em declarações ao Swell-Algarve.

Luca Guichard: "Já surfei em dois eventos à noite e foi fixe" (®paulomarcelino/arquivo/Maio2015)

Luca Guichard: “Já surfei em dois eventos à noite e foi fixe” (®paulomarcelino/arquivo/Maio2015)

Luca Guichard também foi convidado pela organização do Cascais Surf à Noite powered by Kia, que inicialmente até ponderou alargar o convite ao seu irmão gémeo Joackim. São dois surfistas top nacional, competidores Liga Moche, mas Luca diferencia-se, de facto, pelo seu poderoso jogo aéreo, o que aliás já lhe valeu vitória em pelo menos uma Expression Session Liga Moche.

“Pensaram nos dois e concluíram que eu tenho mais aéreos…. este convite é também um reconhecimento do facto de estar mais confortável com os aéreos”, disse Luca Guichard, ao Swell-Algarve. O surfista de Tavira é um poderoso aerealista e a sua manobra preferida acima do ‘lip’ é o “aéreo reverte frontside”.

Luca não é novato neste tipo de eventos de surf noturno, já tendo participado em dois semelhantes na Costa de Caparica. “Foi fixe. As ondas começaram a subir muito, de repente, até aos dois a três metros. Só se via espuma por todo o lado, mas ainda deu uns aéreos. Correu bem e com alto ambiente na praia”, recordou o surfista algarvio.

O espetáculo está garantido e se és surfista e gostas de dar aéreos podes juntar-se à festa. As candidaturas para o wildcard decorrem até 25 de Maio e devem ser enviadas para o email passatempocascaissurfanoite@gmail.com. Basta enviar um vídeo com um aéreo feito por ti. Os juízes vão ser os surfistas Edgar Nozes e Ruben Gonzalez. Foi assim, por exemplo, que Pedro Henrique entrou no evento também em 2014.

Comentários