Hoje, domingo 17 de Maio, foi um dia intenso de experiências de mar na Praia da Rocha, proporcionado por alunos do Curso de Técnicos de Segurança e Salvamento em Meio Aquático do Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo. O evento Aqua Experience disponibilizou estações para experiências gratuitas de 8 desportos de mar e também skate e foi concluído com uma ‘Sunset Party’ no NoSoloÁgua. A iniciativa foi um sucesso e teve a participação de centenas de pessoas de todas as idades. “Gostava de fazer isto todos os anos”, disse Joana Freitas, professora coordenadora do curso, ao Swell-Algarve.
O Aqua Experience foi totalmente organizado pelos alunos do curso, alunos do 10º ao 12º ano na Escola Poeta António Aleixo. Planearam, procuraram e conquistaram o apoio de diversas entidades no concelho, para criar um evento absolutamente inovador na Praia da Rocha. E hoje, na praia, 29 alunos e alguns professores trabalharam durante todo o dia, para proporcionar experiências de mar a todos os interessados.

Experiência de Paddle foi das mais procuradas (®paulomarcelino)
“No último módulo do curso temos de organizar um evento. Como o curso é ligado ao mar, decidimos promover os desportos de mar e dar oportunidade às pessoas para experimentar”, disse Laura Marreiros, ao Swell-Algarve. “Não esperávamos tanta gente”, admitiu João Teles. Nas primeiras duas horas do evento inscrveram-se 134 pessoas e a mais candidatos continuavam a inscrever-se.
Ao meio-dia, a estação Skate estava deserta, por que fazia muito calor e as estações junto à água eram mais procuradas. Na piscina do NoSoloÁgua, em ambiente controlado, a estação de Mergulho com garrafa, em parceria com a Portisub, era das mais procuradas. “As pessoas têm gostado. Temos tido pessoas dos 6 aos 50 anos”, comentou Matilde Moita, aluna em missão de monitorização na estação de Mergulho. “Não é muito difícil”, disse Joana Guerreiro, 13 anos de idade. “Foi fantástico”, concluiu Daniela Ciobanu, 14 anos, depois de ter experimentado respirar debaixo de água.

Experiência de Mergulho com garrafa decorreu em ambiente controlado, numa piscina com água pelo joelho (®paulomarcelino)
Na Praia da Marina, no Rio Arade, estava montada a estação de Windsurf, Stand Up Paddle e Canoagem, também muito concorrida. “O Windsurf é mais técnico e difícil de ensinar a quem não conhece”, comentou o aluno Lourenço Chafitrovitch, explicando dessa forma a menor saída de pranchas à vela. Em contrapartida, “o Paddle está sempre a sair”, disse David Rodrigues, aluno de serviço naquela estação.
Mafalda Cristina, moradora em Portimão, aproveitou para experimentar Canoagem. Saiu de água do rio toda molhada mas com um sorriso no rosto. “Gostei. É uma iniciativa muito boa. Vou repetir, mas antes vou experimentar o Paddle”, disse Mafalda, ao Swell-Algarve.

Canoagem no Rio Arade foi um sucesso (®paulomarcelino)
Na Marina de Portimão, a escassos 100 metros, eram proporcionados passeios de barco à vela, em parceria com a Vela Solidária. “Foi a primeira vez que andei de barco à vela. Foi muito agradável”, disse Carla Henriques, depois de uma saída de meia-hora com o marido e dois filhos.

Passeios de barco à vela duravam meia-hora cada (®paulomarcelino)
Na Praia da Rocha, junto ao mar estava montada a estação de Surf, Bodyboard e Skimming, também com muita procura e em parceria com a escola de surf Playsurf. “As pessoas estão a aderir muito bem”, confirmou Vitor Pestana, aluno destacado naquela estação. Sara Guerreiro, 17 anos, viajou de Albufeira para passar o dia com os avós na Praia da Rocha e não sabia do evento. Ficou surpreendida e experimentou o Surf. “Adorei. Apanhei 3 ondas e quero repetir”, disse a jovem, ao Swell-Algarve.

Estação Surf, Bodyboard e Skimming (®paulomarcelino)
Comentários