Representantes da Câmara Municipal de Vila do Bispo e do Algarve Surf Clube assinaram ontem, quarta-feira 13 de Maio, um contrato de patrocínio destinado a conceder apoio monetário ao surfista Marlon Lipke, atleta do referido clube e desportista de projeção mundial na modalidade. O protocolo é válido “até à participação do atleta na última prova no ano de 2015” e tem o valor de 5.000€. “Estou muito contente, porque este apoio abre-me as portas para o resto do ano”, disse Marlon Lipke, ao Swell-Algarve.
O contrato foi assinado nos Paços do Concelho de Vila do Bispo pelo presidente de Câmara, Adelino Soares, pela presidente do Algarve Surf Clube, Zara Mata, e pelo secretário da Direção do clube, Sérgio Brandão, na presença de Marlon Lipke. A autarquia compromete-se a financiar o surfista por um ano, no montante de 5 mil Euros; e o atleta “fica obrigado a inserir o logótipo do município na sua prancha e no seu sítio da internet, bem como, a fazer referência ao apoio nas ações de comunicação com os media”, revelou a autarquia.
“É uma aposta forte no Marlon porque é um atleta consagrado e com palmarés muito bom. O apoio é feito através do Algarve Surf Clube, na linha do apoio que temos dado a atletas do concelho noutras áreas e também nos desportos de mar, como é o caso da Joana Schenker.”, disse Adelino Soares. Em declarações ao Swell-Algarve, o presidente da Câmara de Vila do Bispo elogiou o trabalho do Algarve Surf Clube e salientou o valor estratégico da aposta: “Somos um concelho turístico e com muitas empresas a trabalhar na área do surf. Através da competição desportiva também se promove o concelho”, disse o autarca.

Assinatura do protocolo: Sérgio Brandão, Zara Mata, Adelino Soares e Marlon Lipke (®municipioviladobispo)
“É a primeira vez que a Câmara de Vila do Bispo me apoia. Admiro o trabalho que eles estão a fazer no apoio a desportistas em várias áreas. Fico feliz”, comentou Marlon Lipke. “Agradecemos à câmara este apoio. É a altura ideal para apostar no Marlon e é mais uma demonstração de reconhecimento pelo trabalho que temos efetuado. O que agora estamos a fazer pelo Marlon faremos por qualquer atleta que se mostre motivado e interessado em trabalhar e mostrar resultados”, disse Zara Mata, presidente do Algarve Surf Clube, ao Swell-Algarve.
Marlon Lipke nasceu em 1984 e está profundamente ligado desde o berço ao concelho de Vila do Bispo. O atleta já competiu no circuito da elite mundial Championship Tour, em 2009, e foi Campeão da Europa em 2012. Tem também no seu currículo o título de Campeão da Europa Projunior e 3º lugar num Mundial Projunior. É um dos 7 atletas portugueses que iniciaram o ano com direito a entrada direta nos eventos QS 10.000 da World Surf League, por ter concluído a época passada dentro do Top 100 mundial.

(®municipioviladobispo)
Marlon Lipke e Tiago Pires são os únicos portugueses que conseguiram chegar ao Championship Tour, onde competem os 34 melhores surfistas do mundo. Já este ano, no arranque duplo dos QS 10.000 – Oakley Lowers Pro, nos EUA; e Quiksilver Pro Saquarema, Brasil – Marlon Lipke foi o melhor português no balanço dos dois resultados… e fez a melhor onda portuguesa no Brasil (ler notícia).
“Com estes dois resultados fico mais descansado. Como não fiz Austrália, se tivesse perdido agora de primeira seria difícil. Mas correu bem”, disse Marlon Lipke, ao Swell-Algarve, a propósito da sua prestação em Trestles e Saquarema.
Os QS 10.000 são os eventos do circuito mundial de qualificação (‘Qualifying Series’ – QS) que dão mais pontos na luta pelo acesso ao Championship Tour. Há 9 QS 10.000 agendados para este ano e Marlon tem como objectivo participar em todos eles. O próximo é na África do Sul, de 29 de Junho a 5 de Julho. E Marlon Lipke já deverá competir com o autocolante do Município de Vila do Bispo na prancha.
Marlon Lipke é também um dos principais competidores no circuito profissional português de surf Liga Moche. O surfista algarvio foi 5º classificado na mais recente etapa Liga Moche (ler notícia). A próxima etapa (3ª) da Liga Moche 2015 será disputada no Porto, dias 22 a 24 deste mês. Marlon Lipke adiantou ao Swell-Algarve não ter ainda a certeza de que conseguirá ir ao Porto devido à sua participação no Nixon Challenge, algures na Ásia.
Comentários