O Ginásio Clube Naval de Faro (GCNFaro) conquistou o 1º lugar Infantil, por Guilherme Cavaco; e o 2º lugar Juvenil, por Afonso Rodrigues no Troféu Milaneza – Campeonato Ibérico das Classes Optimist e Laser. A prova foi organizada pelo Clube de Vela Atlântico, Federação Portuguesa de Vela e Real Federação Espanhola de Vela. Foi disputada em Leixões, fustigada por condições de mar e atmosféricas adversas, nos dias 1 a 3 de Maio.
Más condições de mar, vento e visibilidade (comprometida por nevoeiro) impediram a realização de regatas em dois dos três dias do troféu Ibérico em Leixões. Os velejadores apenas competiram sábado, dia 2 de Maio, jornada em que foram realizadas 2 regatas Optimist; 3 Laser 4.7; e 4 Laser Standard e Laser Radial.
O Algarve esteve presente com 6 velejadores, de 3 clubes da região: Ginásio Clube Naval de Faro (4), Clube Naval de Portimão (1) e Clube de Vela de Lagos (1). Os velejadores algarvios integraram a frota de 71 Optimist, que juntou competidores Infantis e Juvenis. Nenhum clube algarvio esteve representado nas classes Laser.

Afonso Rodrigues (GCNFaro) foi 2º na frota de 71 Optimist no troféu Ibérico (®luisfraguas)
Os 4 melhores algarvios foram os atletas do GCNFaro. Afonso Rodrigues, líder do ‘ranking’ regional algarvio Juvenil, conquistou um brilhante 2º lugar na geral Optimist. João Vargues foi 6º, logo seguido pelo jovem Guilherme Cavaco, 7º na geral Optimist, mas 1º Infantil na Classe.
William Risselin, também do GCNFaro, foi 12º e Tomás Quitéria, do Clube de Vela de Lagos, concluiu o troféu Ibérico no 14º lugar da Classe Optimist, entre 71 barcos portugueses e espanhóis.
Com apenas duas regatas, a margem para erro é mínima. Isso explica o invulgar 43º lugar de Beatriz Gago na classificação final Optimist. A velejadora do Clube Naval de Portimão, Campeã de Portugal Juvenis Femininos 2015, foi desclassificada com BFD (‘Black Flag Discard’ – Descarte Bandeira Preta) na 1ª regata.

Beatriz Gago foi penalizada na 1ª regata e não teve margem para recuperar (®luisfraguas)
Em condições de mar e vento exigentes, o alinhamento dos Optimist estava difícil e a Comissão de Regatas optou por fazer uma largada com bandeira preta. Beatriz Gago tocou a linha de largada antes da buzina e – como manda o procedimento – foi desclassificada, juntamente com mais velejadores. A atleta algarvia ainda conseguiu fazer 7º lugar na 2ª regata… mas não houve mais campeonato.
—
Resultados Troféu Milaneza – Campeonato Ibérico Optimist e Laser 2015
—
Campeões
Laser Standard – Miguel Pessanha (Clube de Vela Atlântico)
Laser Radial – Tomás Martins (Sport Algés e Dafundo)
Laser Radial Feminino – Carolina João (Sport Algés e Dafundo)
Laser 4.7 – Bernardo Loureiro (Clube Naval de Cascais)
Laser 4.7 Feminino – Maria Costa (Clube de Vela Atlântico)
Optimist Juvenil – Manuel Ramos (Clube de Vela do Barreiro)
Optimist Juvenil Feminino – Carolina Campos (Sport Clube do Porto)
Optimist Infantil – Guilherme Cavaco (Ginásio Clube Naval de Faro)
Optimist Infantil Feminino – Lara Carvalho (Clube de Vela de Viana do Castelo)
—
Algarvios | Optimist
2. Afonso Rodrigues (GCNFaro)
6. João Vargues (GCNFaro)
7. Guilherme Cavaco (GCNFaro) = 1º Infantil
12. William Risselin (GCNFaro)
14. Tomás Quitéria (CVLagos)
43. Beatriz Gago (CNPortimão)
Comentários