Prancha com materiais naturais para ondas grandes

Ferox Lança Novo Modelo Tow-In

'Shaper' Octávio Lourenço na fábrica Ferox com os novos modelos (castanho e verde) 'tow-in' (@ferox)

A marca algarvia Ferox Surfboards tem um novo modelo ‘tow-in’ para ondas grandes. A apresentação pública vai ser feita sexta-feira, 17 de Abril, na feira Algarve Nature Week, na Zona Ribeirinha de Faro. Entre outros modelos, a Ferox vai ter expostos na sua banca os dois protótipos do novo modelo, duas pranchas de tamanho 5.10, uma feita em cortiça natural e a outra num “material secreto” desenvolvido pela marca, revelou o ‘shaper’ Octávio Lourenço, ao Swell-Algarve.

A intenção de desenvolver um novo modelo Ferox para ondas grandes tinha sido transmitida por Octávio Lourenço ao Swell-Algarve, em Setembro do ano passado, quando a marca algarvia foi notícia por causa de um modelo feito com rolhas de cortiça no âmbito de um projecto escolar (ler notícia). O novo modelo ‘tow-in’ demorou 4 meses a desenvolver e os dois protótipos, com materiais diferentes, demoraram 2 a 3 semanas a produzir.

Protótipo 'tow-in' feito com casca de cortiça natural (@ferox)

Protótipo ‘tow-in’ feito com casca de cortiça natural (@ferox)

Um dos protótipos do novo modelo ‘tow in’ é feito em casca de cortiça natural e pesa cerca de 9 quilos. “Deve ser a primeira prancha a nível mundial feita totalmente com cortiça”, diz Octávio Lourenço, que instalou a fábrica da Ferox na antiga fábrica de cortiça do seu avô, em São Brás de Alportel. O outro protótipo é feito com um “material compósito secreto”, com base natural, que a marca tem vindo a desenvolver. Este protótipo é mais leve, pesando cerca de 7 quilos. Os dois protótipos são ‘trusters’ (têm três quilhas, ou ‘fins’).

Os protótipos não têm ‘stringer’ (eixo longitudinal feito noutro material) no núcleo, como é normal em modelos ‘tow-in’, razão pela qual o ‘shaper’ refere que o protótipo em cortiça é “totalmente” feito nesse material. Os dois protótipos estão preparados com ‘inserts’, para eventual colocação de mais chumbo destinado a regular o peso da prancha. Ambas as pranchas já têm chumbo nesses espaços, que é necessário para absorver o impacto da forte trepidação nas ondas grandes.

O 'shaper' com os dois protótipos. A prancha verde é feita com um "material compósito secreto" (@ferox)

O ‘shaper’ com os dois protótipos. A prancha verde é feita com um “material compósito secreto” (@ferox)

As duas pranchas do novo modelo não estão à venda e não têm preço. São protótipos que vão ainda ser testados pelo ‘rider’ da Ferox, o surfista algarvio Alex Botelho, que tem vindo a especializar-se cada vez mais em ondas grandes. Alex Botelho é candidato ao Prémio ‘Billabong Ride of the Year’ – XXL Big Wave Awards deste ano, com uma onda gigante surfada em Roka Puta, na Galiza, Espanha. No ano passado, Alex Botelho venceu o prémio Melhor Onda no concurso Moche Winter Waves. Ambas as ondas foram surfadas com pranchas Ferox.

O primeiro teste será feito sem ondas e servirá apenas para apurar o comportamento da prancha enquanto está a ser puxada (tow-in’). O segundo teste será em ondas grandes. “Vamos esperar pelo próximo swell com tamanho e vamos com as pranchas e o Alex para onde as ondas estiverem maiores. Nesse teste vamos fazer um video“, revelou Octávio Lourenço, ao Swell-Algarve.

Comentários