Calendário Regional de Desporto Adaptado 2015

Vela Adaptada Dia 15 em Albufeira

Vela Solidária tem proporcionado momentos de alegria a muitas pessoas (@velasolidaria)

A Marina de Albufeira recebe no próximo dia 15 de Abril um encontro de Vela Adaptada aberto à comunidade, promovido pela Vela Solidária com o Marina Yacht Clube de Albufeira (MYCA), no âmbito do Calendário Regional de Desporto Adaptado 2015. O encontro estava inicialmente previsto para quarta-feira 8 de Abril, mas vai realizar-se dia 15, confirmou Luís Brito, presidente da Teia D’Impulsos, associação de Portimão promotora do projecto Vela Solidária e que este ano está responsável pelo calendário regional de desporto adaptado.

O encontro de Vela Adaptada é aberto a toda a comunidade regional e tem já confirmada a participação de instituições de Lagos, Albufeira, Faro e Tavira, nomeadamente a NESI de Lagos, a Fundação Irene Rolo de Tavira, a delegação de Faro da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral e a Santa Casa da Misericórdia e a APEXA de Albufeira.

O Marina Yacht Clube de Albufeira tinha anunciado o afastamento do clube da organização de qualquer prova regional, quando cancelou a organização da 3ª Prova do Campeonato do Algarve de Vela Ligeira 2014/2015, em Março. Carlos Urtigueira, presidente do MYCA e da Associação Regional de Vela do Sul, explicou ao Swell-Algarve que o cancelamento era uma forma de pressão para que fosse resolvida a falta de infra-estruturas – armazém e rampa de acesso ao mar – com que se defronta o clube.

Mas o MYCA está associado ao encontro de Vela Adaptada do próximo dia 15 e questionámos o presidente do clube sobre a aparente mudança de posição. “É uma situação diferente. Não tem cariz de competição e não coloca problemas logísticos por são apenas dois veleiros”, respondeu Carlos Urtigueira. O presidente do MYCA esclareceu que mantém a estratégia de pressão e que tem tido sinais positivos por parte da Câmara Municipal de Albufeira.

O calendário regional de desporto adaptado surgiu por iniciativa do Centro de Reabilitação do Sul, Câmara Municipal de São Brás de Alportel e Instituto Português do Desporto e Juventude – Faro. O objectivo “é aumentar o número de praticantes regulares do cada modalidade” inscrita no calendário regional de desporto adaptado, explicou Luís Brito, que este ano está a coordenar o calendário.

Comentários