O Caparica Primavera Surf Fest powered by O’Neill ficou sem algarvios a partir da Ronda 2 da prova, que está a decorrer na Praia do Paraíso, Costa de Caparica. Francisco Duarte (Clube Naval de Portimão) foi o único dos algarvios presentes a passar da Ronda 1 e concluiu a prova na 49º posição, recolhendo 110 pontos para o ‘ranking’ do circuito mundial Junior Tour, da World Surf League (WSL).
O Algarve esteve representado por três algarvios no Evento de 1000 pontos do Junior Tour, primeira etapa da ‘perna’ europeia do circuito que é conhecida por Pro Junior Europeu: Francisco Duarte (CNPortimão), Frederico ‘Martim’ Magalhães (CNPortimão) e Jakob Lilienweiss (Algarve Surf Clube). Os dois primeiros competiram com nacionalidade Portuguesa e o terceiro com nacionalidade Alemã.

Francisco Duarte foi o melhor algarvio em prova (@laurentmasurel/wsl)
A prova começou ontem, quarta-feira 1 de Abril, com a Ronda 1, com 96 atletas em representação de 17 países. Francisco Duarte foi, precisamente, o primeiro algarvio a entrar em acção, no Heat 5 da Ronda 1. O algarvio conseguiu o segundo lugar de apuramento na bateria (9.74 | 6.17+3.57). Apesar de ter uma boa onda, Francisco Duarte não conseguiu uma boa segunda nota e ficou atrás do norte-americano Kanoa Higarashi (score: 17 pontos), que fez o melhor ‘score’ do da ronda.
Jakob Lilienweiss (8.60 | 4.00+4.60) foi eliminado em 3º no Heat 9 da Ronda 1. O surfista de Tavira falhou o apuramento por muito pouco, uma vez que perdeu a precisar de uma onda de 4.34 pontos para ‘roubar’ o 2º lugar ao português Francisco Almeida (8.93 | 5.33+3.60). Jakob concluiu a prova em 65º e com 70 pontos para o ‘ranking’.
Frederico ‘Martim’ Magalhães (6.46 | 4.43+2.03) foi eliminado em 4º no Heat 10 da Ronda 1 e concluiu a prova em 81º (=60 pontos). ‘Martim’ esteve muito desencontrado com o mar na Praia do Paraíso e saiu de prova sem ter tido oportunidade de mostrar o seu surf progressivo.
Na Ronda 2, ainda no primeiro dia de prova, ontem, Francisco Duarte (8.00 | 4.57+3.43) perdeu em 4º no Heat 6. O surfista algarvio perdeu numa bateria contra três franceses, ganha por Charly Quivront (18.03 | 8.50+9.53) com o melhor ‘score’ do dia e a melhor onda do campeonato até ao momento. Quivront está a ser, aliás, a grande sensação da prova, onde segue nos quartos-de-final com vitórias expressivas em todas as baterias que disputou nas quatro primeiras rondas.

Vista aérea do espaço do Caparica Primavera Surf Fest (@camaramunicipalalmada)
O Caparica Primavera Surf Fest powered by O’Neill chegou esta quinta-feira aos quartos-de-final e prossegue até sábado 4 de Abril. Miguel Blanco e Tomás Fernandes são os únicos portugueses ainda em prova, depois da eliminação de Lourenço Alves e de Guilherme Fonseca na Ronda 4.
Comentários