Sintra substitui Aljezur em 2015

Algarve Fora da Liga Moche

Novo mote, para 2015, da Liga Moche

O Algarve não está no mapa da Liga Moche 2015. O calendário para este ano da liga que atribui os títulos portugueses de campeão nacional de surf, feminino e masculino, foi apresentado esta sexta-feira, 6 de Março, em conferência de imprensa organizada pela Associação Nacional de Surfistas no Museu do Desporto, Palácio Foz, em Lisboa. A Liga Moche 2015 repete os locais do ano passado, exceptuando a troca da Praia do Amado (Aljezur) pela Praia Grande (Sintra) e integra um novo patrocinador, a Renault, para as Expression Sessions. A primeira das cinco etapas da liga vai realizar-se já em Março.

A Liga Moche 2015 vai começar nos dias 27 a 29 de Março, na Praia de Ribeira d’Ilhas, com o Allianz Ericeira Pro by Ericeira Surf & Skate. A segunda etapa será o Allianz Caparica Pro, nos dias 10 a 1 2 de Abril. Recorde-se que o algarvio Marlon Lipke foi vice-campeão desta etapa em 2014, ano em que a etapa marcou o arranque da Liga Moche. A 3ª Etapa da Liga Moche 2015 está marcada para os dias 22 a 24 de Maio e denomina-se Sumol Porto Pro.

A 4ª Etapa é a novidade da Liga Moche 2015; o Allianz Sintra Pro, nos dias 10 a 12 de Julho, na Praia Grande. Francisco Morgado, presidente da ANS, diz que é objectivo dos organizadores ter uma etapa por ano num local novo. Em 2014, a novidade foi o Algarve, onde a principal competição nacional de surf regressou após uma ausência de 16 anos. Foi uma etapa com mar muito pesado no sábado e ondas de gala no domingo; ganha por Nicolau Von Rupp.

A Liga Moche 2015 vai terminar, como vem sendo hábito, com o Montepio Cascais Pro, nos dias 8 a 10 de Outubro. Esta foi a etapa que, em 2014, decidiu os campeões nacionais de surf: Vasco Ribeiro e Teresa Bonvalot. No ano anterior, Marlon Lipke venceu esta etapa, no Guincho.

Teresa Bonvalot e Vasco Ribeiro, campeões Liga Moche 2014

Teresa Bonvalot e Vasco Ribeiro, campeões Liga Moche 2014

Nível Mundial

Este ano deveremos assistir à mais competitiva Liga Moche de sempreTiago Pires deverá competir em todas as etapas, regressando ao circuito nacional pro após sete anos entre a elite mundial no WCT. Portugal tem este ano um número recorde de 7 surfistas com entrada directa nos principais eventos do circuito mundial de qualificação (‘QS, ‘Qualification Series’), conhecidos por ‘primes’, agora denominados QS10.000.

Seis desses surfistas, incluindo o algarvio Marlon Lipke, têm esse ‘seeding’ por terem concluído a época passada no Top 100 mundial. Tomás Fernandes é o 7º ‘prime’ português devido ao ‘wildcard’ atribuído pela World Surfing League pelo 3º lugar no Mundial Junior em 2014, ganho pelo campeão nacional Vasco Ribeiro, que conquistou também no ano passado o título de campeão europeu. O factor ‘prime’ é de tal forma relevante que a Liga Moche teve o cuidado de marcar as etapas portugueses fora das datas dos ‘primes’.

O leque de competidores Liga Moche é de classe mundial e deverá proporcionar um excelente circuito. O grupo inclui também o brasileiro Pedro Henrique, residente em Carcavelos há 4 anos, que se estreou na Liga Moche a meio da época passada e com excelentes resultados. Já foi campeão mundial júnior e competiu no WCT. Este ano, na Austrália, conquistou o 3º lugar no Burton Automotive Pro (QS6.000, antigo QS 6 estrelas).

Algarvios na Liga

A Liga Moche 2015 não vai ao Algarve, mas os algarvios vão à Liga Moche. A armada portuguesa no circuito profissional de surf português é capitaneada por Marlon Lipke, que este ano mudou de clube (do Clube de Surf de Faro para o Algarve Surf Clube) e perdeu o ‘main sponsor’. O surfista de Lagos, WCT em 2009 e Campeão Europeu em 2012, vai estar com mais sede de vitórias do que nunca.

A armada algarvia na Liga Moche inclui ainda os irmãos Luca e Joackim Guichard, DJ’s de serviço nas ‘sunset parties’ da Liga e sempre exuberantes nas Expression Sessions. Luca foi o melhor algarvio na Liga Moche 2014: 10º classificado. Mas não foi o melhor atleta de um clube algarvio. Eduardo Fernandes, de Carcavelos, compete pelo Algarve Surf Clube e terminou a Liga Moche 2014 na 8ª posição. Este ano também perdeu o ‘main sponsor’ e vai mostrar (ainda mais) serviço.

Aspecto da sala durante a conferência de imprensa da Liga Moche 2015, esta sexta-feira

Aspecto da sala durante a conferência de imprensa da Liga Moche 2015, esta sexta-feira

O Algarve vai estar ainda representado pelos habituais Miguel Mouzinho (18º em 2014), Paulo Almeida (25º) e Ivan Bailote (34º), que este ano parece estar com um surf mais fluído e seguro, fruto do trabalho de preparação física. Tomás Alcobia (46º) faltou a duas etapas em 2014 e está empenhado em fazer o circuito completo este ano. Quem também está a tentar regressar à Liga Moche é Francisco Canelas, que em 2014 competiu apenas no Amado.

A este grupo de seniores juntam-se dois Sub-18 algarvios que no ano passado já competiram na Liga Moche: Francisco Duarte (29º), Frederico ‘Martim’ Magalhães (38º). É o último ano Esperanças para os dois e vão querer mostrar que merecem ser surfistas profissionais. São ambos muito talentosos e podem ciar surpresas. A eles junta-se Jakob Lilienweiss, que  em 2014 fez apenas duas etapas Liga Moche. Está também no seu último ano Sub-18 e quer continuar a competir, pelo que deverá estar mais presente na Liga Moche.

Inês Pascoal e Yolanda Hopkins deverão ser as representantes do Algarve na competição feminina. Destaque para Yolanda, que em 2014 conseguiu ser finalista numa etapa, no Porto.

Allianz Triple Crown

A Liga Moche 2015 mantém o Allianz Triple Crown (Ericeira, Caparica e Sintra). Este ano estreia Sintra e atribui uma premiação superior a 6 mil euros aos surfistas, masculino e feminino, com mais pontos nas três provas específicas.

Renault

A Liga Moche apresenta este ano pela primeira vez uma marca automóvel no conjunto de patrocinadores do circuito. A Renault substitui a Malibu na premiação das Expression Sessions. Cada etapa tem uma sessão, para a qual os surfistas se inscrevem. Na sessão/bateria vence o surfista que tiver obtido a melhor nota numa manobra. Em 2014, o prémio para o vencedor era de 500€.

Ramirez

A Ramirez vai continuar a patrocinar o Junior Award, atribuído em cada etapa Liga Moche ao melhor  surfista até Sub-16. Em 2014, o prémio era um cheque no valor de 500€.

‘Prize Money’ Aumenta

O ‘prize money’ global da Liga Moche aumentou em 25% para este ano, ultrapassando no total (inclui todos os prémios) a fasquia dos 70 mil euros.

Novo ‘Slogan’

A Liga Moche apresenta-se para 2015 com um novo mote: ‘Amigos amigos, ondas à parte’.

Calendário Liga Moche 2015

Allianz Ericeira Pro by Ericeira Surf & Skate – 27 a 29 de Março (Ribeira d’Ilhas)

Allianz Caparica Pro – 10 a 12 de Abril

Sumol Porto Pro – 22 a 24 de Março

Allianz Sintra Pro (novidade) – 10 a 12 de Julho

Montepio Cascais Pro – 8 a 10 de Outubro

Links Liga Moche 2014:

5ª Etapa – Montepio Cascais Pro by Ericeira Surf & Skate

4ª Etapa – Allianz Algarve Pro

3ª Etapa – Sumol Porto Pro

2ª Etapa – Allianz Ericeira Pro

1ª Etapa – Allianz Caparica Pro

Comentários