 |
Joackim Guichard (à direita) fez no Guincho o melhor resultado da época e venceu a Malibu Expression Session
(foto:LigaMoche) |
O Algarve Surf Clube (ASC) esteve presente com três surfistas nos quartos-de-final ‘man-on-man’ do Montepio Cascais Pro by Ericeira Surf & Skate. Foi o clube com mais atletas nessa fase final da última etapa da Liga Moche 2014, disputada entre os dias 11 e 13 de Setembro, na Praia do Guincho. Eduardo Fernandes e Luca Guichard subiram ao palco por terem terminado a época no Top 10 Moche Wildcards com acesso directo aos ‘trials’ para o WCT em Peniche, em Outubro. Joackim Guichard também foi ao pódio, como vencedor da Malibu Expression Session desta etapa.
O Algarve esteve representado por 11 afetas de 3 clubes da região na última etapa da Liga Moche 2014. A prova foi servida por condições de mar muito diferentes; pequeno no primeiro dia (quinta-feira 11 de Setembro), grande, intenso e desordenado no segundo dia, condições que se repetiram com menor intensidade no último dia, justificando o auxílio das motas de água para colocar os atletas no ‘outside’.
Seis atletas algarvios foram eliminados no primeiro dia de prova, logo na Ronda 1 masculina e feminina (esta foi quartos-de-final): Frederico ‘Martim’ Magalhães, Francisco Duarte, José Montez e Yolanda Hopkins do Clube Naval de Portimão, Ivan Bailote do Albufeira Surf Clube e Marlon Lipke do Clube de Surf de Faro. Refira-se que Miguel Marinho (CLube Naval de Portimão) estava inscrito e colocado na folha de ‘heats’, mas não competiu na Praia do Guincho.
A maior surpresa foi a eliminação precoce de Marlon Lipke, que defendia o título de campeão do Cascais Pro ganho na época passada e é surfista Top 60 mundial. Marlon dá-se menos bem com mar pequeno – condição no primeiro dia de prova – e foi eliminado em 3º (score 9.40 | 4.20+5.20), ultrapassado por Luís Eyre com um 4.75 na fase final da bateria. O surfista algarvio teve uma contrariedade acrescida; competiu com um pulso lesionado (corte profundo suturado), o que lhe dificultou bastante a remada.
Na Ronda 2 masculina, disputada em condições muito difíceis, na sexta-feira, com um ‘swell’ bruto a varrer a Praia do Guincho, foram eliminados mais dois atletas algarvios: Miguel Mouzinho do Algarve Surf Clube e Paulo Almeida do Clube Naval de Portimão. Sublinhe-se que Miguel Mouzinho partiu para Cascais com legítimas aspirações a conseguir um resultado que lhe assegurasse presença no Top 10 nacional com acesso aos ‘trials’ em Peniche. A eliminação na Ronda 2 inviabilizou esse objectivo.
Nas condições difíceis do segundo dia no Guincho, Luca Guichard (ASC) venceu a sua bateria da Ronda 2 com um ‘super score’ (16.25) e fez a melhor onda (9.25) do campeonato até àquele momento. O mar estava tão forte que Luca saiu para terra quando faltavam 11 minutos para o final da bateria e os seus adversários estavam em combinação.
 |
Luca Guichard foi 5º no Cascais Pro, fez a segunda melhor onda da prova e terminou a época em 10º no ‘ranking’ nacional
(foto:PauloMarcelino/Arquivo/PraiaAmado/Junho2014) |
Sábado, 13 de Setembro, foi o dia das finais. No quadro feminino, Teresa Bonvalot estava na final, mas já tinha o título nacional assegurado. No quadro masculino, Frederico Morais (campeão 2013) e Vasco Ribeiro (bicampeão 2011 e 2012) mantinham-se na luta pelo título nacional. Vasco precisava apenas de chegar à final. Frederico precisava que Vasco não chegasse à final e estava obrigado a vencer a etapa.
O derradeiro dia do Cascais Pro, sábado, começou com os quartos-de-final em baterias de quatro atletas cada (terceira ronda, denominada ronda de 16), superada pelos três algarvios ainda em prova, que se apuraram para a quarta ronda, os quartos-de-final ‘man-on-man’.
Joackim Guichard foi o primeiro algarvio a entrar em acção, frente a João Guedes. O surfista do Algarve Surf Clube esteve desencontrado com o mar (score 6.50 | 4.75+1.75). Joackim perdeu a precisar de um ‘back up’ de 5.41. A três minutos do fim da bateria fez um 4.75 mas depois não conseguiu voltar para o ‘outside’, nem com a ajuda de mota de água, para tentar a reviravolta na bateria.
Ainda assim, Joackim Guichard concluiu o Cascais Pro com o melhor resultado pessoal da época (5º lugar) e venceu, depois, a Malibu Expression Session, uma bateria de seis atletas e sem prioridades em que vale a melhor manobra. “Fiz o meu melhor resultado da época e ganhei pela primeira vez a Malibu Expression Session. Quem costuma ganhar é o meu irmão (Luca), porque eu não faço aéreos. Mas hoje o mar estava grande e foi a minha vez de ganhar”, comentou, bem disposto, Joackim Guichard, após receber, em palco, o cheque de 500 euros pela vitória na ‘bateria de expressão’ livre.
Os dois outros atletas do Algarve Surf Clube ainda em prova nos quartos-de-final ‘man-on-man’ estavam no caminho dos dois surfistas que lutavam directamente pelo título nacional. Eduardo Fernandes (11.75 | 6.25+5.50) foi eliminado por Frederico Morais (16.85 | 7.25+9.60). ‘Kikas’ realizou um dos melhores ‘heats’ no campeonato e deixou o seu adversário em combinação, a seis minutos do fim, com uma onda 9.60, a melhor do Cascais Pro 2014. Edu respondeu de imediato com um 6.25, mas foi insuficiente para sair da combinação.
 |
Eduardo Fernandes fez 5º no Cascais Pro e termina a época no 8º lugar do ‘ranking’ nacional
(foto:PauloMarcelino/Arquivo/PraiaRocha/Dez2013) |
Vasco Ribeiro (13.00 | 5.50+7.50) eliminou Luca Guichard (12.50 | 6.75+5.75) mas com dificuldade. O surfista algarvio deu muita luta e fez tremer o então líder do ‘ranking’ nacional. A cinco minutos do fim, Luca deu uma ‘paulada animal’ numa onda em que caiu na 2ª manobra e que, ainda assim, lhe valeu 5.75 pontos. O algarvio já tinha um 6.75 e, se tivesse concluído aquela onda, poderia ter dado aí a volta à bateria. Luca terminou a bateria a precisar de 6.26 e com prioridade, depois de se ter libertado da marcação apertada de Vasco Ribeiro ‘vendendo-lhe’ uma onda inconsequente.
Com o resultado (5º lugar) alcançado neste Cascais Pro e beneficiando dos resultados menos bons de alguns adversários directos no ‘ranking’, Eduardo Fernandes e Luca Guichard concluíram a época, respectivamente, em 8º e 10º lugar do ‘ranking’ nacional. Os dois surfistas representantes do Algarve ficaram em 6º e 8º lugar no ‘ranking’ Moche Wildcards, garantindo acesso directo aos ‘trials’ (qualificação) para o evento do circuito mundial de elite WCT em Peniche, em Outubro.
O Cascais Pro 2014 foi ganho por Frederico Morais, sem dúvida o melhor surfista neste campeonato, que se impôs numa final contra Vasco Ribeiro, que entrou nessa bateria já como campeão Liga Moche 2014, após ter ganho a meia-final contra Pedro Henrique. Recorde-se que Vasco Ribeiro poderia ter garantido o título nacional na etapa anterior, no Algarve, mas foi então travado nos quartos-de-final, precisamente, por Pedro Henrique, que não conseguiu repetir esse desfecho na Praia do Guincho.
Frederico Morais e Carina Duarte sagraram-se campeões Cascais Pro 2014. Vasco Ribeiro e Teresa Bonvalot são os campeões Liga Moche 2014. Teresa Bonvalot é campeã nacional aos 14 anos de idade. Vasco Ribeiro tem três títulos nacionais aos 19 anos de idade. Destaque ainda, por último, para Tomás Fernandes, que venceu o prémio Ramirez, atribuído ao melhor surfista Sub-18 em prova.
Finais Montepio Cascais Pro by Ericeira Surf & Skate
Masculino
1. Frederico Morais (SCCS) – 15.75 pontos (7.00+8.75)
2. Vasco Ribeiro (SCCS) – 7.15 (3.75+3.40)
Feminino
1. Carina Duarte (ESC) – 11.75 pontos
2. Teresa Bonvalot (SCCS) – 11.40
3. Camilla Kemp (NSG) – 10.65
4. Ana Sarmento (ESC) – 9.75
Resultados Algarvios
Masculino
5. Eduardo Fernandes (AlgarveSC) – eliminado nos quartos-de-final ‘man-on-man’
5. Luca Guichard (AlgarveSC) – eliminado nos quartos-de-final ‘man-on-man’
5. Joackim Guichard (AlgarveSC) – eliminado nos quartos-de-final ‘man-on-man’
13. Miguel Mouzinho (AlgarveSC) – eliminado em 3º na Ronda 2
13. Paulo Almeida (CNPortimão) – eliminado em 3º na Ronda 2
25. Marlon Lipke (CSFaro) – eliminado em 3º na Ronda 1
25. Frederico ‘Martim’ Magalhães (CNPortimão) – eliminado em 3º na Ronda 1
25. Francisco Duarte (CNPortimão) – eliminado em 3º na Ronda 1
25. Ivan Bailote (AlbufeiraSC) – eliminado em 3º na Ronda 1
37. José Montez (CNPortimão) – eliminado em 4º na Ronda 1
Feminino
9. Yolanda Hopkins (CNPortimão) – eliminada em 3º na Ronda 1 (quartos-de-final)
Links:
4ª Etapa Liga Moche 2014 (Algarve – Junho)
3ª Etapa Liga Moche 2014 (Porto – Maio)
2ª Etapa Liga Moche 2014 (Ericeira – Abril)
1ª Etapa Liga Moche 2014 (Caparica – Março)
Comentários