1º Treino na Praia da Rocha

Surf Lisbon Treina Martim

Treinador Nuno Sequeira com 'Martim' na Praia da Rocha; o primeiro treino (@paulomarcelino)

O surfista algarvio Frederico ‘Martim’ Magalhães vai começar a treinar-se com a Surf Lisbon, sob a supervisão de Nuno Sequeira, que esteve esta quarta-feira na Praia da Rocha, Portimão, para realizar um primeiro treino de avaliação com o atleta, que o Swell-Algarve acompanhou. Martim estava sem treinador desde o verão passado e encara esta nova fase como uma oportunidade para “evoluir mais do que nunca”. O empenho e a evolução vão ser postos à prova já esta temporada. O surfista algarvio quer ser atleta profissional e este ano, além de discutir o título nacional Sub-18, vai participar em todas as etapas da Liga Moche e do Pro Junior Europeu.

‘Martim’ voltou a ser chamado para estágios com a Equipa Nacional Junior, pelo segundo ano consecutivo, pelo que mantém o estatuto de surfista de elite, capaz de ser seleccionado para representar Portugal em eventos internacionais. Em 2014, o surfista de Portimão foi Top 5 nacional Sub-18, o melhor algarvio na categoria. Este ano, o seu último no ‘Esperanças’, ‘Martim’ tem um objectivo claro: “Quero ser campeão nacional Sub-18”, disse o surfista, ao Swell-Algarve. Com um 2º e um 4º lugares nas duas primeiras etapas regionais de qualificação, o apuramento para a finalíssima nacional está assegurado.

Nuno Sequeira (treinador), Nuno Sarsfield Magalhães (pai do atleta) e Martim a chegar à Praia da Rocha para uma sessão de uma hora e meia (@paulomarcelino)

Nuno Sequeira (treinador), Nuno Sarsfield Magalhães (pai do atleta) e Martim a chegar à Praia da Rocha para a sessão de treino (@paulomarcelino)

No fim-de-semana passado, ‘Martim’ Magalhães participou na 1ª Etapa do Circuito Regional de Surf do Centro, em Peniche, e conquistou o 2º lugar Sub-18, perdendo apenas para o campeão nacional, Guilherme Fonseca, surfista local. A prova na Praia do Molhe Leste não contou para a qualificação do surfista algarvio; foi uma prova de treino de competição com bons surfistas. ‘Martim’ já usou essa estratégia no passado recente, com participações em torneios como o Samadi (Costa de Caparica), ou o Cadiz Dream Tour (Andaluzia). Vai continuar a fazê-lo, mas agora no âmbito de um plano global de treinos ‘desenhado’ por Nuno Sequeira.

“O Martim tem uma margem de progressão grande”, disse o mentor da Surf Lisbon, ao Swell-Algarve. Nuno Sequeira conhece bem o atleta, até porque é amigo da família, e tem uma longa experiência no aperfeiçoamento de atletas para competição. Quando começou a trabalhar, com a Surftec (depois Surftechnique e agora Academia Profissional de Surfistas), em 2004, Nuno Sequeira treinou dois jovens então principiantes e que hoje são surfistas profissionais de dimensão internacional: Vasco Ribeiro e José Ferreira.

Sessão de treino na Praia da Rocha, esta quarta-feira, durou uma hora e meia (@paulomarcelino)

Sessão de treino na Praia da Rocha, esta quarta-feira, durou uma hora e meia (@paulomarcelino)

Nuno Sequeira tirou o curso de treinador de surf em 2002 e dedicou-se ao treino para competição ainda no âmbito da licenciatura em Ciências do Desporto, sob orientação do professor Miguel Moreira e dando aulas práticas na Surftec.  Em 2006 e 2007 integrou o novo projecto Gabinete de Treino de Surf, do Sport Lisboa e Benfica, com Hugo Zagalo. Depois, em 2008, fundou a Puro Surf, que acabaria por dar origem à Surf Lisbon House & School, na Linha do Estoril, Lisboa.

Depois de ter estado nos últimos anos mais dedicado à iniciação, por exigências do mercado, Nuno Sequeira voltou a ter “pessoas a pedir treino de aperfeiçoamento e competição” e, no ano passado, reforçou a Surf Lisbon com o treinador Manuel Gameiro. É esta a estrutura e a experiência que agora vão assegurar a orientação técnica da carreira de ‘Martim’ Magalhães.

Ataque vertical ao 'lip'… perfeito (@paulomarcelino)

Ataque vertical ao ‘lip’… perfeito (@paulomarcelino)

‘Martim’ Magalhães esteve durante dois anos sob a orientação técnica de Francisco Canelas, com quem evoluiu e começou a treinar ‘aerials’. Nos últimos meses tem treinado sob orientação do pai, Nuno Sarsfield Magalhães, juiz de surf e grande entusiasta da modalidade. Faz treinos de mar sempre que pode, quase todos os dias, e faz treino de ginásio duas vezes por semana. Todo este programa vai agora ser revisto por Nuno Sequeira.

O surfista algarvio vai ter planos de treinos muito específicos, que serão aplicados pelo pai, seguindo as instruções do treinador. ‘Martim’ irá também alterar os seus esquemas de ginásio e irá cumprir estadas na Surf Lisbon House & School, para treinos sob orientação directa de Manuel Gameiro e também do próprio Nuno Sequeira.

‘Martim’ está entusiasmado e o primeiro treino, esta quarta-feira, mostrou uma boa dinâmica entre atleta e treinador. “O Martim tem um surf progressivo e muito versátil; adaptando-se bem a ondas grandes e ondas pequenas. Tem uma margem de progressão grande. Pode acrescentar ‘power’ e ganhar mais consistência“, diz Nuno Sequeira.

Esquerda do Molhe proporcionou bom treino de 'backside' (@paulomarcelino)

Esquerda do Molhe proporcionou bom treino de ‘backside’ (@paulomarcelino)

Com 17 anos de idade, ‘Martim’ Magalhães está na fronteira da profissionalização e esta nova fase de orientação técnica é o ‘tudo por tudo’ para o ‘salto’ desejado. Este é um ano decisivo e, por isso mesmo, a nova orientação técnica e a entrada em força no circuito internacional Pro Junior Europeu, no qual fez até agora uma única etapa, em 2014, em Espinho.

Com alguns bons resultados alcançados em 2014 – vitórias em etapas no Samadi, no Cadiz Dream Tour e a importante vitória no Volcom Rumblefish@Amado – ‘Martim’ Magalhães aposta agora na internacionalização. Este ano começa pelo Pro Junior Europeu, mas não se fica por aí. “Em 2016 gostava de começar a fazer o QS (Qualification Series)”, diz o surfista. A nova etapa da carreira do melhor surfista júnior algarvio começa agora.

Ficha

Nome: Frederico Magalhães (‘Martim’)

Data de Nascimento: 17-05-1997

Ranking Esperanças (Sub-18) 2014: 5º lugar

Ranking Liga Moche 2014: 38º lugar

Clube: Clube Naval de Portimão

Apoios: Janga, Komunity, SPO

Comentários