Prova suspensa antes das meias-finais

Marlon Espera por Fim do Capítulo

Marlon optou pelo jogo de 'rail' na Ronda 3 (@screenschot)

O Allianz Capítulo Perfeito powered by Billabong 2015 foi suspenso ao final da Ronda 3 e “poderá ser retomado durante a próxima semana”, anunciou a organização, perto das 17h00 desta sexta-feira 20 de Fevereiro. A prova de tubos perfeitos em Carcavelos foi suspensa antes de começarem as meias-finais, para as quais está apurado o algarvio Marlon Lipke. Foi a segunda pausa ao longo de um dia ‘escolhido a dedo’ mas que nunca produziu as condições de excelência que caracterizam o Capítulo Perfeito. Terça ou quarta-feira, dias 24 ou 25, são datas prováveis para o recomeço do evento.

Curiosamente, a prova foi interrompida, após a conclusão da bateria – a última da Ronda 3 – na qual o bicampeão Capítulo Perfeito, Nicolau Von Rupp fez o melhor tubo (9 pontos) e o maior ‘score’ (17 pontos) do dia. A organização atribui prémios a estas categorias, no valor de 2.000€ (Prémio Allianz) e de 1.000€ (Prémio Kia), respectivamente. Mas o Capítulo ainda não está concluído…

A prova reuniu 16 surfistas convidados pela organização e escolhidos pelo público através da internet. Restam 8 surfistas em prova. Para a edição deste ano, a 4ª do Capítulo Perfeito (2ª em Carcavelos), a organização estreou a categoria surfistas estrangeiros, na qual compareceram Cory Lopez (ex-WCT), Pedro Scooby e Bruno Santos. Dos três, apenas Bruno Santos continua em prova.

O dia foi escolhido dentro de uma janela de espera de mais de dois meses. As previsões para esta sexta-feira eram excelentes, mas o mar em Carcavelos não ofereceu muitas oportunidades para tubos na área de competição. A prova foi interrompida uma primeira vez a meio da Ronda 3 e voltou a entrar em pausa e a ser mesmo suspensa após a conclusão dessa ronda.

Este Capítulo Perfeito integrou dois surfistas algarvios. Marlon Lipke, finalista nas duas edições anteriores (2º em 2013, em Peniche, e 3º em 2014, em Carcavelos) foi escolhido directamente pelo público. Alex Botelho entrou como substituto, na ‘dança de cadeiras’ imposta pelas ausências dos eleitos Frederico Morais, Vasco Ribeiro, José Ferreira e Aritz Aranburu, do wildcard Nathan Hedge e dos substitutos Tomás Fernandes, Pedro Henrique e Gony Zubizarreta. Todos estes atletas ausentes estão a competir no circuito mundial Qualification Series, na Austrália.

Alex Botelho na Ronda 3, quando foi eliminado (@screenshot)

Alex Botelho na Ronda 3, quando foi eliminado (@screenshot)

Antes de começar a prova, todos os 16 surfistas formaram um círculo no areal de Carcavelos em homenagem ao surfista brasileiro Ricardo dos Santos, assassinado a tiro depois de ter sido escolhido para participar no evento. A organização institui a partir deste ano o Troféu Ricardo dos Santos Atitude, que será atribuído ao surfista que mostrar maior coragem e empenho na água.

Alex Botelho entrou na bateria inaugural do Capítulo Perfeito 2015, pelas 08h40. O ‘freesurfer’ algarvio apurou-se em 2º (7.65 |4.00+3.65), avançando directamente para a Ronda 3, sem passar pela Ronda 2 de repescagem. Essa primeira bateria do dia mostrou desde logo que as condições não eram as melhores: os scores foram baixos e Miguel Blanco fez o único tubo decente (6.50) na bateria.

Na Ronda 3, com baterias de 3 atletas, Alex Botelho perdeu em 3º, com modestos 4 pontos (1.60+2.40), numa bateria em que se apurou o veterano Rodrigo Herédia (5.65) e o brasileiro Bruno Santos (5.35). As pontuações ilustram bem a ausência do critério principal, os tubos, e justificam o facto de a prova ter entrado em pausa logo a seguir e durante quase duas horas. Alex concluiu a sua participação com um 9º lugar na classificação final. “Dei o meu melhor.Não havia muitas ondas boas”, comentou o surfista algarvio.

Marlon Lipke num dos melhores tubos da Ronda 1 (@screenshot)

Marlon Lipke num dos melhores tubos da Ronda 1 (@screenshot)

Marlon Lipke apurou-se também para a Ronda 3 sem passar pela Ronda 2 de repescagem. Sendo um dos surfistas mais cotados em prova – ex-WCT, ex-campeão europeu Júnior e também Open (2012) e um dos 7 portugueses com entrada directa nos ‘prime’ deste ano – Marlon Lipke entrou muito forte neste Capítulo Perfeito. O surfista algarvio fez um dos melhores tubos (5.50) da primeira ronda e teria ganho a sua bateria, com 8.65 pontos, caso Filipe Jervis não tivesse despertado nos últimos minutos, com duas ondas que lhe deram a vitória com 11.75 pontos.

Na Ronda 3, Marlon Lipke entrou na bateria que retomou a prova após quase duas horas de pausa. Ainda com poucas oportunidades para tubos, Marlon abriu a ‘cartilha’ do seu poderoso surf de ‘rail’ e decidiu marcar pontos nas paredes das ondas. O espectáculo foi de luxo, muito embora pouco pontuado porque o critério desta prova é tubos… que quase não houve. Marlon ganharia a bateria (8.75) se Ruben Gonzalez não tivesse conseguido o único tubo do ‘heat’, que lhe permitiu passar em primeiro com um ‘score’ de 8.75 pontos. Apuraram-se os dois para as meias-finais.

O Capítulo Perfeito está suspenso e poderá ser retomado na próxima semana, recomeçando com as meias finais. Na primeira meia-final vão estar Tiago Pires, Rodrigo Herédia, Miguel Blanco e Bruno Santos. A segunda meia-final vai ser disputada por Ruben Gonzalez, Nicolau Von Rupp, Marlon Lipke e Filipe Jervis.

Tiago Pires partiu hoje duas pranchas em Carcavelos. O ex-WCT está de volta ao Capítulo Perfeito, depois de ter ganho a edição de estreia, em 2012, em Peniche (@screenshot)

Tiago Pires partiu duas pranchas em Carcavelos. Ex-WCT está de volta ao Capítulo Perfeito, depois de ter ganho a edição de estreia, em 2012, em Peniche (@screenshot)

Comentários