Miguel Martinho, atleta do Clube Naval de Portimão, venceu de forma categórica o Monsaraz – Alqueva 2015, prova pontuável para as taças Ibérica e Europeia e para o ‘ranking’ mundial de Formula Windsurfing, que terminou hoje, terça-feira 17 de Fevereiro. O velejador algarvio venceu todas as regatas em que participou durante o evento.
Ao quarto dia de prova, o vento regressou com força ao maior lago artificial da Europa Ocidental e ofereceu um excelente dia de competição sob céu limpo à frota de 42 velejadores portugueses e espanhóis. Foram disputadas duas regatas, a primeira das quais com vento entre os 18 e os 30 nós e largada às 14h30, a proporcionar o apertado duelo ibérico na água.
Miguel Martinho largou bem na primeira do dia, mas o espanhol Juan Vieito Cobian chegou mais rápido à 1ª bolina. Com uma ligeira quebra no vento, o algarvio conseguiu melhor ângulo na 2ª bolina e tomou a dianteira na bóia, mas depois o vento voltou a mudar e Miguel Martinho teve de sofrer, usar muita força de braços para conseguir vencer a regata… com o espanhol colado na popa.
Na segunda regata do dia, com vento muito forte, Miguel Marinho optou por não entrar na água, porque podia descartar o resultado sem prejuízo para a classificação final. Essa regata foi ganha pelo espanhol Cobian, seguido por Bruno Bertholo e pelo portimonense Luís Fonseca.
O Monsaraz – Alqueva 2015 decorreu de 14 a 17 de Fevereiro e foi organizado pela Associação Formula Windsurfing Portugal (AFWP), com o alto patrocínio Carmim – Marca Monsaraz e os apoios Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, Centro Náutico de Monsaraz e Clube Naval de Portimão.
Durante os quatro dias do campeonato, o vento só permitiu a realização de regatas em dois dias. Foram realizadas três regatas no domingo e Miguel Martinho venceu todas. Hoje venceu mais uma regata e descartou a não comparência na última do evento, para concluir a prova com uma classificação perfeita de 4 pontos.
“Feliz por ter conseguido a primeira vitória da época 2015. A seguir vem o Mundial nos Açores e agora é treinar forte para conseguir um bom resultado”, comentou Miguel Martinho. O Mundial de Formula Windsurfing realiza-se na Ilha Terceira, nos dias 7 a 12 de Abril, e Miguel Martinho vai competir na Divisão Masters, na qual é vice-campeão do Mundo em título.
Recorde-se que Miguel Martinho é Campeão de Portugal de Formula Windsurfing, título que tem conquistado sucessivamente desde 1997, excepto em 2002. Já este ano, O velejador algarvio usou uma prancha à vela olímpica RS:X, equipamento que não usava há 8 anos e que lhe foi emprestado; e sagrou-se vice-campeão no VII Campeonato de Portugal de Classes Olímpicas, há pouco mais de uma semana, em Portimão.
Comentários