41º Torneio Internacional de Vela do Carnaval

Algarvios Lutam por Medalhas

À partida para o último dia do 41º Torneio Internacional de Vela do Carnaval, em Vilamoura, cinco velejadores algarvios seguem no grupo da frente nas respectivas Classes, em posição de conquistar medalhas na maior prova de Vela Ligeira em Portugal. A prova termina amanhã, segunda-feira 16 de Fevereiro, estando previsto para as 11h00 o primeiro sinal de advertência. Não haverá qualquer agrada depois das 16h00.

Após dois dias de regatas em Vilamoura, a dupla ‘da casa’ Francisco Melo & António Jesuíno comanda a classificação provisória na Classe Dart 18. Esta tripulação do Clube Internacional Marina de Vilamoura (CIMAV), clube organizador da prova, venceu 3 das seis regatas disputadas em Dart 18 nos dois primeiros dias do torneio, sábado e domingo, 14 e 15 de Fevereiro.

Os algarvios Luís Gonçalves (Associação Naval do Guadiana) e Pedro Costa (Clube de Vela de Lagos) seguem na segunda posição, respectivamente, das frotas Optimist Infantil e Laser Standard (Classe Olímpica) à partida para o último dia de regatas. Luís Gonçalves foi sempre 2º nas 3 regatas já disputadas pela frota Optimist Infantil.

Pedro Costa ocupa o 2º lugar após 4 regatas em Laser Standard, frota comandada por Eduardo Marques (CNCascais), que há uma semana se sagrou vice-campeão de Portugal nesta Classe Olímpica, em Portimão. O Campeão de Portugal, Rui Silveira, também está integrado nesta frota em Vilamoura e ocupa a 11ª posição da classificação provisória.

João Rodrigues (CVLagos), que em Portimão conquistou a medalha de bronze em Laser Standard no VII Campeonato de Portugal de Classes Olímpicas, optou por regressar, em Vilamoura, ao seu barco habitual, o Laser Radial, e segue na 3ª posição da classificação provisória nesta Classe, após 6 regatas. João Rodrigues foi sempre 2º ou 3º nas regatas disputadas, exceptuando um 10º lugar, que descartou.

David Sousa (CVlagos) está perto das medalhas em Laser 4.7, ocupando a 4ª posição na classificação provisória desta Classe após 5 regatas. O velejador de Lagos parece empenhado na luta pelo pódio, já que venceu a 5ª regata disputada por esta frota.

Em Optimist Juvenil, os melhores resultados algarvios são femininos: Daniela Miranda (ANGuadiana) e Beatriz Gago (Clube Naval de Portimão) seguem, respectivamente, no 5º e 6º lugar da classificação provisória. Esta frota disputou apenas duas regatas e é comandada por Manuel Ramos (CVBarreiro), seguido pelo algarvio André Serra, que é agora atleta do Clube Naval de Cascais.

Na frota de 420, a dupla Rui Ribeiro & Miguel Ferreira (Clube Náutico de Tavira) são os melhores representantes do Algarve, ocupando a 11ª posição da classificação provisória após 3 regatas. Na Classe Snipe, a dupla Paulo Rodrigues & Alex Catriau (Marina Yacht Clube de Albufeira, MYCA) segue em 9º lugar após 4 regatas.

Comentários