A 2ª Etapa do Circuito Regional de Surf do Sul 2015 vai decorrer na Praia da Falésia, em Vilamoura, nos próximos dias 15 e 16 de Fevereiro, domingo e segunda-feira. O ‘call’ foi feito ao início desta tarde, quinta-feira 12 de Fevereiro, pela entidade organizadora, a escola de surf Quarteira Surf Project. “Abdicar da 2ª feira era penalizador para os atletas, porque as previsões indicam que os picos na Falésia vão estar a funcionar nesse dia”, justificou, ao Swell-Algarve, Fábio Fragoso, presidente da associação Dinamika, na qual está inserido o Quarteira Surf Project.
Fábio Fragoso adiantou ao Swell-Algarve que o ‘check-in’ para esta 2ª Etapa do regional de surf vai ser feito às 10h30, no domingo, por causa da maré cheia às 11h30 e também porque a aposta da organização é ter mais competição na segunda-feira, dia para o qual estão previstas ondas de metro a metro e meio, com os dois picos da Falésia a ‘bombar’, fundamentalmente a rápida esquerda junto ao molhe.
A organização pretende realizar no domingo a competição Longboard, Sub-12 e Sub-14. As restantes categorias – Sub-16, Sub-18, Sub-16 Feminino, Sub-18 Feminino e Open – serão disputadas na 2ª feira, dia para o qual as previsões de mar são melhores. Esta é a sequência de prova prevista, mas que pode ser alterada mediante as condições que se apresentem no domingo.
O Quarteira Surf Project pretende “dar uma outra dinâmica” a esta etapa e está a planear “algumas brincadeiras”, nomeadamente a entrega de prémios à melhor onda, à melhor manobra, ao atleta mais novo, ao atleta mais velho, entre outras situações. “Vamos surpreender com alguns prémios”, promete Fábio Fragoso, empenhado em dar forte dimensão a uma prova que está inserida no Troféu de Carnaval – Loulé Cidade Europeia do Desporto.
De acordo com Fábio Fragoso, a organização já recebeu perto de 50 inscrições, não contando com os atletas QSP. O prazo para o envio de inscrições foi alargado até às 18h00 de amanhã, sexta-feira dia 13 de Fevereiro. As inscrições devem ser enviadas através do email qsurfp@gmail.com e custam €20 cada.

Regional qualifica para o nacional Esperanças. Falésia tem dois picos: a esquerda junto ao molhe e uma direita um pouco a Poente (@paulomarcelino/arquivo)
Esta etapa do regional de surf apresentou, pela primeira vez, uma janela de espera alargada a quatro dias, incluindo dias úteis de semana. A organização debateu-se com alguma instabilidade nas previsões antes de decidir os dias da prova, decisão que foi hoje tomada ao final da manhã. O QSP optou por manter a prova na janela de espera, ainda que tenha previsões de mar mesmo boas apenas para um dos dias, 2ª feira.
“Se adiássemos iríamos ficar em cima do inter-sócios do Clube de Surf de Faro”, comentou Fábio Fragoso. Para o fim-de-semana seguinte à etapa regional na Falésia, mais precisamente no sábado dia 21 de Fevereiro, estão marcadas duas provas de surf no Algarve: a 1ª Etapa do Inter-sócios CSFaro 2015, na Praia de Faro, e a 3ª Edição do Campeonato da Malta, na Praia da Rocha, em Portimão.
A etapa na Falésia, fundamentalmente no domingo, 15 de Fevereiro, vai também ser aproveitada pela Federação Portuguesa de Surf para a realização da prova prática do curso de juízes de surf iniciado no passado fim-de-semana, dias 7 e 8 de Fevereiro, em Portimão.
Os circuitos regionais de surf são, a partir de este ano, plataformas de qualificação de atletas até Sub-18 para as finais do circuito nacional Esperanças. Os resultados – Sub-12, Sub-14, Sub-16, Sub-18, Sub-16 Feminino e Sub-18 Feminino – são homologados pela Federação Portuguesa de Surf, que agora valida também os títulos de campeão regional nessas categorias.
Tal como na 1ª Etapa deste circuito regional, na Praia da Rocha, a organização decidiu incluir na 2ª Etapa as categorias extra Longboard e Open, nas quais competem atletas algarvios que são ‘top surfers’ nacionais. O vencedor Open da 1ª Etapa, Miguel Mouzinho, não deverá competir na Falésia, porque tem uma viagem ao estrangeiro já programada antes de serem conhecidas as datas do circuito.
Os campeões em título na Falésia, vencedores da etapa do ano passado, ainda enquadrada no antigo Circuito de Surf do Algarve, são: Marlon Lipke (Open), Gaspar Teixeira (Sub-16), Guilherme Ribeiro (Sub-14 e Sub-12), Yolanda Hopkins (Feminino) e Luís Esteves (Longboard). Não havia categoria Sub-18 no antigo Circuito de Surf do Algarve.
Gaspar Teixeira e Guilherme Ribeiro, ambos da Costa de Caparica, não estarão este ano na Falésia. Até à hora e data desta notícia, Marlon Lipke, 2º classificado Open na 1ª Etapa, em Janeiro, ainda não estava inscrito. Yolanda Hopkins e Luís Esteves eram os dois únicos campeões já com presença confirmada na etapa deste ano, domingo e segunda-feira, na Praia da Falésia.
Links
1ª Etapa CRSSul 2015 – Praia da Rocha
Comentários