Curso em Portimão e Quarteira

Federação Forma Novos Juízes

Sessão de formação, domingo de manhã, na sede do Clube Naval de Portimão (@paulomarcelino)

Doze formandos aderiram ao curso de julgamento de surf organizado pela Federação Portuguesa de Surf e pela Playsurf, este fim-de-semana, 7 e 8 de Fevereiro, em Portimão, com prova prática no próximo fim-de-semana, em Quarteira, durante a 2ª Etapa do Circuito Regional de Surf do Sul 2015. “Quero aprender mais. Quero ver melhor o lado dos juízes e não apenas o do competidor”, disse o surfista algarvio Tomás Alcobia, um dos formandos que o Swell-Algarve encontrou este domingo, na sala de curso, no Clube Naval de Portimão.

O curso de formação para novos juízes de surf é orientado por dois elementos da Federação Portuguesa de Surf: Tiago Matos, responsável pelos circuitos regionais, e Pedro Barbosa, juiz internacional que é também um dos dois chefes de juízes do circuito nacional Liga Moche. Em Dezembro de 2013, a FPS organizou um primeiro curso de juízes no Algarve, em Faro, do qual saíram 11 novos juízes aptos, que já foram chamados a julgar em duas provas nacionais. Cinco desses novos juízes já subiram a juízes nacionais de segunda categoria.

“A ideia é termos juízes em cada região, uma vez que com a descentralização do Esperanças (iniciada este ano) precisamos de mais recursos humanos nos circuitos regionais”, comentou Tiago Matos. A FPS intensificou a realização de cursos de juízes nas áreas dos seis circuitos regionais que agora qualificam os atletas até Sub-18 para o nacional Esperanças. Segundo revelou Tiago Matos, ao Swell-Algarve, a realização destes cursos regionais vai ser constante até 2017. Madeira e Viana do Castelo vão receber cursos nas próximas semanas.

O novo modelo de competição para os atletas de surf ainda em fase de formação reforça a importância e a qualidade das provas regionais, no âmbito de uma ideia de fundo que é a de manter os jovens surfistas junto do apoio familiar e da comunidade onde estão inseridos. Nesse sentido, o curso de juízes iniciado este fim-de-semana em Portimão provou estar em sintonia com essa ideia estratégica, ao incluir 6 formandos professores da área de Desporto Escolar.

Raquel Gonçalves, professora de Educação Física do Centro de Formação Desportiva de Surf do Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo, foi uma das formandas no curso de juízes de surf em Portimão. “Trouxe mais professoras comigo, que é para conseguirmos ter mais juízes do Algarve nas provas nacionais de surf do Desporto Escolar”, disse a ‘professora’ Raquel, talvez, a mais empenhada dinamizadora do surf em Desporto Escolar no Algarve.

Comentários