Tiago Pires Anuncia Retirada

Após 7 anos no WCT, Tiago Pires vai correr os 'prime' em 2015 e depois abandona a competição profsissional
 
Tiago Pires (‘Saca’) anunciou esta sexta-feira, 23 de Janeiro, que 2015 será o seu último ano de competição como profissional de surf. Depois de 7 anos consecutivos no World Championship Tour (WCT), campeonato que junta os 32 melhores surfistas do mundo, o ‘tigre’ da Ericeira vai agora dedicar-se a projectos pessoais, o principal dos quais é ser pai dentro em breve, e também a viagens à procura de ondas perfeitas um pouco por todo o Mundo.
 
“Este deverá ser o meu último ano de competição a nível profissional, a nível mundial, porque estão a chegar outros projectos pessoais bastante interessantes”, disse Tiago Pires, hoje, em entrevista ao Jornal do Meio Dia na Bola TV. Aos 34 anos, o surfista diz que está numa idade em que “as coisas vão acontecendo naturalmente” e revelou as suas perspectivas de futuro após ter falhado a qualificação para se manter no WCT.
Tiago Pires foi o pioneiro do surf português a nível mundial. “Fui o primeiro português a correr o circuito mundial na íntegra (…) Estive muitos anos a conviver com uma pressão bastante forte. Este ano é diferente”, disse o surfista. “Estou com bastante vontade de fazer alguns campeonatos ainda mundiais, nomeadamente os prime, que são os mais valiosos para a qualificação, mas com menos pressão e a poder desfrutar melhor dos locais”, revelou Tiago Pires.
 
As provas ‘prime’ (agora denominadas 10.000) são uma espécie de circuito dentro do circuito mundial de qualificação QS. São provas nas quais só podem participar surfistas do Top 100 mundial e que dão mais pontos para as contas da qualificação para o WCT. 2015 vai ser um ano recorde para Portugal, com 7 portugueses autorizados a disputar eventos ‘prime’. “As hipóteses de ter um português no WCT em 2016 são boas”, considera Tiago Pires, salientando os nomes de Vasco Ribeiro, Frederico Morais e Nicolau Von Rupp, atletas que ‘Saca’ tem acompanhado e aconselhado.
 
Recorde-se que Tiago Pires é um dos 16 atletas que vão disputar o Capítulo Perfeito, em Carcavelos. Nesta prova vão estar também os três surfistas referidos no parágrafo anterior e o algarvio Marlon Lipke, entre outros. O Capítulo Perfeito já está em período de espera, até 15 de Março, na expectativa de um ‘call’ para um dia de tubos perfeitos em Carcavelos.
 
Quanto aos projectos pessoais, Tiago Pires respondeu. “Vou ser pai. Esse é o primeiro grande projecto”. Após mais de 10 anos nos circuitos mundiais QS e WCT, numa rotina constante de viagens e alta competição, o surfista diz que chegou a altura de “dedicar mais tempo à família e às pessoas que me estão próximas”
 
O segundo grande projecto de Tiago Pires para 2015 é a procura de ondas perfeitas em viagens de lazer pelo Mundo. “Quero desfrutar mais este ano e se possível passar por locais que ainda não conheço no Mundo e trazer boas imagens para Portugal”, revelou o surfista. Como se fosse o começo de uma bateria no WCT, também para esta nova fase do grande atleta português, nós dizemos: ‘Go Saca’!




Comentários