Nacional de Longboard

Necas Vence em Faro

Manuel Mestre (1º) com Bruno Grandela (2º) após a final Open
(fotos:PauloMarcelino)
 
Manuel Mestre, ‘Necas’, venceu a 6ª Etapa do Circuito Nacional Longboard 2014, disputada na Praia de Faro, no domingo 26 de Outubro, organizada pelo Clube de Surf de Faro, do qual o vencedor é o presidente. Esta etapa decidiu os títulos nacionais Open e Sub-18. Bruno Grandela sagrou-se campeão nacional Open e João Dantas venceu a etapa em Sub-18 e conquistou o título nacional nessa categoria.
 
A prova foi realizada num tempo recorde de 3 horas, entre as 07h30 e as 10h30, disputada por 16 atletas na categoria Open e por 3 atletas na categoria Sub-18, que teve final directa. O mar apresentou-se bastante pequeno e com período muito lento, dando poucas oportunidades aos atletas e não permitindo ‘scores’ elevados. Talvez por causa destas condições, a grande surpresa da etapa aconteceu logo na segunda bateria dos quartos-de-final Open, com a eliminação de Ruben Silva.
 
 
Ruben Silva após a eliminação que o afastou da corrida ao título
 
 
Campeão nacional em 2012, Ruben Silva estava na luta pelo título nacional 2014 e ficou afastado desse objectivo ao ser eliminado em Faro. Bruno Grandela, campeão 2013 e líder destacado no ‘ranking’ à chegada a Faro, revalidou automaticamente o seu título nacional com a eliminação do adversário mais directo. A que se deve o sucesso do bi-campeão (consecutivo) nacional de Longboard e de Stand Up Paddle ‘wave’? “Surfar… surfar o máximo que posso”, respondeu o ‘rider’ do Baleal.
 
 
Bruno Grandela revalidou em Faro o título de campeão nacional Longboard
 
 
O Clube de Surf de Faro, provavelmente o clube português mais empenhado na promoção do Longboard, participou nesta etapa com quatro atletas: Manuel Mestre, Luís Esteves (vice-campeão nacional 2013), Inês Martins (campeã universitária em ‘shortboard’) e José Mestre (filho de Manuel Mestre), que competiu em Sub-18 e Open. Inês Martins e José Mestre foram eliminados (em 4º) nos quartos-de-final Open.
 
Luís Esteves, que chegou a esta etapa em 4º lugar no ‘ranking’ nacional, era o local sobre quem recaíam as maiores expectativas, mas o surf não lhe saiu fluído, talvez, por o mar estar tão pequeno. Luís Esteves passou em 2º na sua bateria dos quartos-de-final e foi eliminado em 3º na sua meia-final, falhando o acesso à final a precisar de uma onda na casa dos quatro pontos. Ainda assim, poderá ter recuperado hipóteses de lutar pelo título de vice-campeão nacional devido à eliminação precoce de Ruben Faria nesta etapa.
 
 
Luís Esteves fez 5º lugar em Faro
 
 
Manuel Mestre, talvez o mais experiente ‘longboarder’ português, assumiu ‘as despesas da casa’ e realizou um excelente campeonato (venceu a sua bateria nos quartos-de-final e apurou-se em 2º na sua meia-final), aproveitando muito bem o seu conhecimento do pico e das condições locais. Necas dividiu o protagonismo com Bruno Grandela, que apesar de ter entrado na água já campeão nacional, esteve sempre muito activo e ‘varreu’ as suas baterias no caminho para a final. 
 
Na final Open, Bruno Grandela parecia encaminhado para o triunfo, mas o desfecho alterou-se no último minuto. Manuel Mestre, que seguia em terceiro, fez duas ondas no último minuto e ‘virou’ a bateria. A paciência para esperar no sítio certo, um pouco afastado dos adversários, compensou e provou o quanto pode valer a experiência. 
 
 
Necas ganhou pela primeira vez um nacional ’em casa’
 
 
“Ganhar aqui é uma sensação extraordinária. Foi o primeiro campeonato nacional que ganhei em casa desde 1994. É óptimo e ainda mais quando estou a pensar em arrumar as botas”, disse Manuel Mestre, ao Swell-Algarve. Aos 44 anos de idade, Manuel Mestre despediu-se este ano do Circuito de Surf do Algarve (sagrando-se campeão ‘regional’ Longboard) e está a pensar em abandonar o circuito nacional. “Estou cansado da competição”, justifica o carismático ‘Necas’.
 
A próxima etapa (última) do Circuito Nacional Longboard 2014 realiza-se já no próximo fim-de-semana, no sábado 1 de Novembro, em São Pedro do Estoril. Manuel Mestre vai lá estar e Luís Esteves também… e com vontade assumida de ganhar.
 
 
Pódio Open
 


Pódio Sub-18



Finais 6ª Etapa CN Longboard 2014 – Faro

Open
1. Manuel Mestre (CSFaro) – 8.80 pontos
2. Bruno Grandela (ASSUP) – 7.95 pts
3. João Carvalho (PPSC) – 6.90 pts
4. Manuel Dantas (SCP) – 5.85

Sub-18
1. João Dantas (SCP) – 9.93 pontos
2. Isaac Felizardo (ICMPortimão) – 5.43 pts
3. José Mestre (CSFaro) – 5.13 pts


Links:
Galeria de Imagens (pictures) 6ª Etapa CNLongboard 2014 – Faro
5ª Etapa CNLongboard 2014 – Cortegaça (Agosto)
4ª Etapa CNLongboard 2014 – Gaia (Julho)
3ª Etapa CNLongboard 2014 – Ericeira (Junho)
2ª Etapa CNLongboard 2014 – Caparica (Junho)
1ª Etapa CNLongboard 2014 – Sesimbra (Abril)




Comentários