Rumblefish@Amado

Martim Campeão Junior

Frederico ‘Martim’ Magalhães, campeão Junior Rumblefish@Amado
(foto:PauloMarcelino)
 
Martim Magalhães sagrou-se campeão júnior no campeonato Rumblefish realizado na Praia do Amado, Aljezur, na sexta-feira 5 de Setembro. Ao vencer esse primeiro evento europeu da Volcom Totally Crustaceous Tour 14-15, o surfista algarvio fica em boa posição para tentar o apuramento para o TCT Global Championships, que vai disputar-se nos Estados Unidos da América, em Newport Beach, California, entre os dias 24 e 26 de Abril de 2015.
 
“É o primeiro campeonato que ganho este ano e é bastante importante”, disse o surfista, ao Swell-Algarve. Frederico ‘Martim’ Magalhães tem 17 anos de idade, é atleta do Clube Naval de Portimão e surfista de elite da Federação Portuguesa de Surf, integrado na equipa nacional júnior, da qual são convocados os atletas para representar Portugal em competições internacionais.
 
A Volcom Totally Crustaceous Tour é um circuito destinado a captar talentos jovens a nível mundial e que se caracteriza por eventos que oferecem inscrições gratuitas e bastantes prémios na praia, criando um ambiente de convívio muito especial. O Rumblefish@Amado juntou mais de cem atletas e foi disputado nas categorias Pro-Am (17 a 20 anos de idade feitos até 1 de Agosto de 2014), Junior (14-16), Grom (11-13), Squids (10 e mais novos) e Girls (até aos 20 anos).
 
Martim Magalhães venceu o Rumblefish@Amado na categoria Junior, ‘varrendo’ os três ‘heats’ disputados nesta categoria. O atleta considerou que passou a meia-final em primeiro  “com sorte” e ficou surpreendido com a vitória na final. “Foi inesperado. Pensei que ia ficar em 2º ou 3º. Sabia que só tinha uma onda boa; uma onda de ‘set’ e mesmo assim sem junção”, disse o atleta. ao Swell-Algarve. 
 
O apuramento para o TCT Global Championships obriga os atletas europeus a competir em pelo menos dois eventos TCT no Velho Continente. Com o resultado alcançado no Amado, Martim ganhou acesso ao próximo TCT europeu, o Mulletfish@Hossegur, em França, nos dias 1 e 2 de Novembro. “Em França, vou tentar fazer final”, prometeu Martim Magalhães.
 
Tomás Alcobia, 19 anos de idade, foi outro surfista algarvio em destaque no Rumblefish@Amado, ao sagrar-se vice-campeão na categoria Pro-Am. O surfista de Lagos, com 19 anos de idade, confessou ao Swell-Algarve que o 2º lugar no campeonato “soube a pouco”. Tomás Alcobia liderou a final Pro-Am desde o princípio e acabou por perder a bateria na última onda.
 
Outros bons resultados algarvios no Rumblefish@Amado foram alcançados por António Silveira (5º na categoria Junior), André Lang (7º Pro-Am), Ricardo Augusto (5º Grom) e João Maria Mendonça (4º Squids).
 
 
Finais Rumblefish@Amado 2014

Pro-Am
1. Guilherme Fonseca
2. Tomás Alcobia
3. Ruben Vita
4. Francisco Reis

Girls
1. Camilla Kemp
2. Beatriz Santos
3. Inês Silva
4. Francisca Veselko

Junior
1. Frederico ‘Martim’ Magalhães
2. António Duarte
3. Diogo Roque
4. João Moreira
5. João André
6. João Maló

Groms
1. Francisco Almeida
2. Martim Paulino
3. João Vidal
4. Francisco Simões
5. Manuel Sampaio
6. Tomás Freire

Squids
1. Afonso Antunes
2. Martim Van Zeller
3. Joaquim Chaves
4. João Maria Mendonça



Comentários