Um Algarve Nunca Visto (Surf – Filme de Pedro Henrique)

Presidente da Câmara de Vila do Bispo, Adelino Soares, com o realizador e surfista Pedro Henrique
(foto:PauloMarcelino)

A Pousada do Infante em Sagres recebeu hoje um ilustre conjunto de convidados do poder local e regional do Algarve e atletas de topo e representantes institucionais do Surf em Portugal para a primeira projecção da curta-metragem ‘Algarve’, um filme de Pedro Henrique, que falou ao Swell-Algarve sobre o objectivo do projecto.

“Foi uma ideia minha em conjunto com o Miguel (Mouzinho) e o Eduardo (Fernandes). O objectivo é fazer com que as pessoas conheçam melhor o Algarve, que tem ondas realmente incríveis e que as pessoas do surf internacional não conhecem”, disse Pedro Henrique, 31 anos de idade, actual campeão do Mundo de Kitesurf, atleta do circuito internacional de elite de surf WCT em 2006 e campeão do Mundo de surf ASP Junior em 2000.

“Quis fazer um filme que mostrasse o valor que o Algarve tem para o surf”. O filme foi rodado nos últimos 3 meses com nove surfistas de nível internacional – Pedro Henrique, Miguel Mouzinho, André Mouzinho, Eduardo Fernandes, Robson Gonçalves, Marlon Lipke, Miguel Blanco, Pedro Coelho e João Guedes – em diversas praias do Algarve: Rocha, Porto de Mós, Mareta, Ingrina, Barranco, Carrapateira, Cordoama e Tonel. É uma verdadeira pérola !

O filme tem 35 minutos e mostra os surfistas em acção com ondas incríveis, sem diálogos e apenas com música a acompanhar uma excelente montagem, com base no conceito da busca pelos picos perfeitos num Algarve ainda por explorar. A experiência do próprio Pedro Henrique serviu de estímulo ao projecto. “Eu conheci o Algarve para surfar há pouco tempo”, admitiu o surfista ao Swell-Algarve, confessando que ficou adepto e vai voltar sempre que poder.

O filme teve o apoio da Entidade Regional de Turismo do Algarve, que esteve presente na pessoa do seu presidente, Desidério Silva. Estiveram também presentes os presidentes da Câmara de Lagos, Joaquina Matos, e de Vila do Bispo, Adelino Soares, anfitrião desta ante-estreia a mostrar muito entusiasmo pelo projecto. Na sala estavam ainda diversos surfistas de topo nacional e os presidentes da Federação Portuguesa de Surf e da Associação Nacional de Surfistas. 

O filme é exibido no auditório do Instituto Português em Faro dia 2 de Fevereiro, domingo, às 19h00, e no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão dia 8 de Fevereiro, sábado, também às 19h00. As entradas são gratuitas e são as duas únicas exibições públicas para já previstas do filme em Portugal. 

O filme vai estar disponível para visionamento na Internet, na página do projecto ‘Algarve’ durante 24 horas, a partir da meia-noite de domingo, 2 de Fevereiro. Depois será colocado no Vimeo, para aluguer ou compra e vai percorrer alguns festivais internacionais de cinema de surf e relacionado com o mar. Será também usado pela Entidade Regional de Turismo do Algarve em feiras internacionais de Turismo.

Link:

Fotos da ante-estreia em Sagres (credits: Paulo Marcelino)














///


SURF FILM ABOUT THE ALGARVE 

‘Algarve’ is the title of a surf film about the Algarve made by Pedro Henrique (world kitesurfing champion 2013, WCT surfer athlete in 2006 and world ASP Junior champion 2000) with eight friends: Miguel Mouzinho, Eduardo Fernandes, André Mouzinho, Robson Gonçalves, Marlon Lipke, Miguel Blanco, Pedro Coelho e João Guedes, all of them top surfers.

35 minutes of amazing waves, fantastic surfing in an Algarve we are not used to see. The search for the best waves by a group of friends, with no dialogues, only music and goo editing.

Available to watch on the project page in Facebook during 24 hours from midnight 2nd February. Will be shown in Faro (IPJ, 2nd February, 7pm) and in Portimão (Municipal Theatre, 8th February, 7pm). Admission is free. Check it also on Vimeo, to buy or rent. It is amzing !

Comentários