Algarvios na Elite (Surf – Equipa Nacional Junior)

Francisco ‘Martim’ Magalhães, ‘surfista de elite’ Sub-18, vai estrear-se em estágios da Federação Portuguesa de Surf
(foto:PauloMarcelino/RibeiraD’Ilhas/Out.2013)

Os algarvios Francisco Duarte e Frederico ‘Martim’ Magalhães foram convocados para a Equipa Nacional Júnior na categoria Sub-18. A equipa nacional é um novo conceito apresentado pela Federação Portuguesa de Surf (FPS) para trabalhar ‘surfistas de elite’ que podem ser seleccionados, para representar Portugal em competições internacionais. A equipa integra os orientadores técnicos dos atletas convocados, como é o caso do algarvio Francisco Canelas, treinador do jovem ‘Martim’, que se juntou ao lote de ‘treinadores de elite’ chamados pela FPS a Lisboa pela para a apresentação do projecto.

O 1º Encontro de Treinadores de Elite decorreu nas instalações da Faculdade de Motricidade Humana, em Lisboa, no passado dia 23 de Dezembro. A FPS pretende fazer a longo prazo estágios de preparação com os ‘surfistas de elite’, mas quer apoiar os ‘treinadores de elite’, para que estes possam melhorar o trabalho diário com os seus atletas e potenciar a evolução dos surfistas. Neste sentido foi divulgado o Programa Nacional de Treinadores e apresentadas algumas estratégias para a construção do planeamento de cada um dos surfistas. Esta apresentação foi feita pelo consultor da FPS para a formação e alto rendimento, Professor Doutor Miguel Moreira.

Francisco Canelas, ‘treinador de elite’, orientador técnico de ‘Martim’ Magalhães
(foto:PauloMarcelino/RibeiraD’Ilhas/Out.2013)

Os ‘treinadores de elite’ participaram ainda numa sessão de formação sobre organização e estrutura de treinos, pelo professor Paulo Badajoz, com recurso a exemplos práticos. Os ‘treinadores de elite’ mostraram tanta receptividade que ficou desde logo confirmado um segundo encontro, a marcar durante a primeira quinzena deste mês.

Durante o encontro, a FPS apresentou publicamente novos elementos da sua equipa técnica: o treinador da selecção nacional de surf, Enrique Lenzano, e a responsável pela formação de treinadores de bodyboard, Catarina Sousa. O seleccionador nacional de surf, David Raimundo, apresentou a lista dos ‘surfistas de elite’ (todos os que já representaram Portugal e os que tiveram melhor ‘ranking’ em 2013), um patamar competitivo onde se vai estrear, aos 17 anos, o jovem ‘Martim’ Magalhães.

‘Surfista de elite’ Sub-18, Francisco Duarte já participou em estágios com a Selecção Nacional Júnior
(foto:PauloMarcelino/PraiaRocha/Dez.2013)

Da Equipa Nacional Junior, constituída pelos ‘surfistas de elite’ agora nomeados, vão sair os atletas que irão formar a Selecção de Portugal para o Campeonato do Mundo de Juniores no Equador (VISSLA ISA World Junior Surfing Championship, 5 a 13 de Abril, em Salinas Beach) e para o Euro Júnior nos Açores. Os ‘surfistas de elite’ vão todos participar nos estágios da FPS em 2014, a partir dos quais serão escolhidos os que irão integrar a Selecção Nacional.

Francisco Duarte já integrou estágios da Selecção Nacional e tem sido treinado pela Surftechnique, apresentando um surf ‘old school’ com batidas fortes e ‘carves’ bem desenhados. ‘Martim’ Magalhães é um estreante nestas andanças; tem um surf mais ‘new school’, exuberante e progressivo, com evolução previsível no capítulo dos ‘aerials’. Duas propostas algarvias, de Portimão, que passam a integrar a elite do surf junior nacional para 2014 e podem representar Portugal no Mundial e Europeu que se avizinham. Parabéns ‘moces’ !


Frederico ‘Martim’ Magalhães, 16 anos
“Foi o meu treinador (Francisco Canelas) quem me deu a notícia. Não estava à espera. Nunca pensei que viesse a ser chamado. Foi o melhor presente de Natal que tive. Ser seleccionado não vai ser fácil, mas não é impossível. Tenho surf suficiente para entrar na Selecção”.

Francisco Duarte, 16 anos
“Estou muito orgulhoso por fazer parte desta equipa. Vou tentar mostrar o meu surf nos estágios para ser escolhido para a Selecção. Sempre foi um sonho meu representar Portugal nos Mundiais e nos Europeus”.

Francisco Canelas, 30 anos
“É uma grande honra fazer parte deste comité e tenho plena confiança nesta nova equipa na Federação. Estou contente pela evolução do ‘Martim’ e porque é graças a ele que o meu trabalho como treinador foi reconhecido”.





Equipa Nacional Júnior 2014 – ‘surfistas de elite’

Sub-18
Guilherme Fonseca
Tomás Fernandes
Francisco Duarte (Clube Naval de Portimão)
Tomás Ferreira
João André
Lourenço Alves
Francisco Reis
Frederico ‘Martim’ Magalhães (Clube Naval de Portimão)

Sub-18 Feminino
Mariana Assis
Teresa Bonvalot
Camila Kemp
Keshia Eyre
Inês Bispo
Mariana Garcia
Inês Silva
Beatriz Almeida

Sub-16
Francisco Almeida
Luís Perloiro
João Moreira
Vasco Mónica
Jácome Correia
Simão Penha

Sub-14
João Vidal
Guilherme Ribeiro
Afonso Antunes
Salvador Couto
Gonçalo Magalhães


///

Surf – Portuguese Nacional Junior Team
ATHLETES FROM THE ALGARVE CALLED FOR ELITE TEAM

Francisco Duarte and Frederico ‘Martim’ Magalhães, both from Portimão, Algarve, were called to the new Portuguese National Junior Team presented by the Portuguese Surf Federation during the First Elite Coaches Meeting, held in Lisbon, last 23rd December. Francisco Canelas, who is coaching ‘Martim’ Magalhães and has also coached Francisco Duarte in the past, was summoned by the federation as an ‘elite coach’.

The Portuguese Surf Federation put forward this new concept for a Portuguese National Junior Team to implement a new work structure for the improvement of the know called ‘elite surfers’, as is the case with Francisco Duarte and ‘Martim’ Magalhães. This new work structure will add more responsibilities to the ‘elite coaches’ in better preparing their ‘elite surfers’ on a daily basis for the joint trainings that will be arranged by the federation during 2014.

From this group of ‘elite surfers’ gathered for the new Portuguese National Junior Team the federation will choose those who will represent Portugal in the VISSLA ISA World Junior Surfing Championship in Ecuador (from 5th to 13th April, Salinas Beach) and in the European Junior Championships in the Azores (Portugal). 

Comentários