![]() |
Pódio da 1ª Etapa (Faro). Da esquerda: Luís Esteves (vencedor), Ruben Silva, Sebastião Maia e Eurico Gonçalves (foto:PauloMarcelino) |
O Rebel Longboard Tour nasceu em Faro, em Fevereiro de 2013, como circuito nacional inter-clubes e com o objectivo de forçar a Federação Portuguesa de Surf a alterar regras para a modalidade. O vencedor do circuito foi hoje formalmente anunciado: Luís Esteves, atleta do Clube de Surf de Faro. O Rebel Tour 2013 deveria ter tido 5 etapas, mas apenas 2 provas foram realizadas, facto que é objecto de uma reflexão também hoje divulgada no Facebook por um dos mentores do projecto, Manuel Mestre, presidente do Clube de Surf de Faro.
Luís Esteves venceu o Rebel Longboard Tour 2013 com um 1º lugar e um 2º lugar nas 2 etapas disputadas. O campeão nacional 2012, Ruben Silva, concluiu este circuito em 2º lugar, com uma vitória e um 3º lugar. Segundo foi hoje anunciado, os prémios relativos a este circuito serão entregues aos atletas durante a Gala do Clube de Surf de Faro, em data a anunciar.
As 2 etapas do Rebel Longboard Tour 2013 aconteceram em Faro (organizada pelo Clube de Surf de Faro) e em Gaia (organizada pela Rios & Trilhos, da família Cebola). Estavam ainda previstas etapas em Ovar, Figueira da Foz e Sines, mas estas provas foram canceladas. “Todos evocaram o mesmo, terem poucos participantes e que as inscriçoes não pagavam o ‘prize money’ de 500 euros”, explica Manuel Mestre.
“O que o Rebel Longboard Tour lamenta é que os clubes ou empresas que iam organizar o evento tivessem dado como certo e a uma semana da prova informassem que não era possível realizar, quando tinham tido vários meses para se organizarem”, critica o presidente do Clube de Surf de Faro relativamente a cada um dos três cancelamentos.
Mas o Rebel Longboard Tour pretendia mostrar que era possível organizar provas de nível nacional mais baratas. “O circuito cumpriu o seu propósito: as regras da Federação Portuguesa de Surf alteraram-se e os custos de organizar uma prova do Nacional diminuíram para os clubes organizadores”, conclui Manuel Mestre, agradecendo a todos os participantes e organizadores de um circuito que, pelos vistos, teve vida curta… mas útil.
Ranking final Rebel Longboard Tour 2013 (circuito com 2 etapas)
1º Luís Esteves (Clube Surf Faro) – 1860 pontos (1º+2º)
2º Ruben Silva (Gaia, inscrito pelo CSFaro) – 1730 pts (3º+1º)
3º Sebastião Maia (AONorte) – 1170 pts
4º Tiago Rodrigues – 1165 pts
5º João Verissímo (CSFaro) – 1110 pts
6º Manuel Mestre (CSFaro) – 1110 pts
7º Miguel Cebola – 1005 pts
8º José Marcos (AONorte) – 888 pts
9º Eurico Gonçalves – 860 pts (só 1 etapa, 2º)
10º Aurelien Meynieux – 730 pts (só 1 etapa, 3º)
Comentários