A surfista algarvia Maria do Rosário entrou bem na nova temporada de desporto federado. A atleta do Clube Naval de Portimão conquistou 2º lugar Feminino e 4º lugar Sub-18 na primeira etapa do Circuito Nacional de Longboard 2018, disputada na Costa de Caparica, domingo 25 de março, no âmbito do Caparica – Primavera Surf Fest.
Maria do Rosário tem 15 anos de idade e está a iniciar a sua primeira época de competição oficial. A atleta começou a surfar há dois anos, tem-se treinado com o surfista Paulo Almeida, de Portimão, e teve o ano passado as suas primeiras experiências de competição nacional e internacional em longboard apadrinhada pelo Clube de Surf de Faro. A surfista decidiu federar-se pelo Clube Naval de Portimão, no qual praticou vela e do qual é sócia desde miúda, para competir na sua primeira temporada oficial completa.
—
—
O Clube de Surf de Faro, clube com forte tradição em longboard, não se fez representar na Caparica. Não esteve presente, por exemplo, a farense Inês Martins, vice-campeã nacional em título de longboard Feminino. O campeão regional de longboard do Sul, Isaac Felizardo, de Portimão, também faltou à chamada.
Maria do Rosário não falhou a 1ª Etapa do Circuito Nacional de Longboard 2018. A atleta algarvia fez 2º lugar na final direta Feminino, perdendo apenas para a campeã nacional, Kathleen Barrigão. Na categoria Sub-18, com oito atletas em prova, Maria do Rosário ‘passou’ a sua meia-final em 2º e foi a única rapariga apurada para a final, que concluiu em 4º.
Acidente afasta Maria da final Sub-18
Maria do Rosário não chegou a disputar a final Sub-18 na Caparica e mesmo a final Feminino foi surfada em dificuldades. “Nos primeiros minutos da final feminina, caí num drop e levei com a prancha na cabeça. O mar estava grosso. Partiram-se meia dúzia de pranchas nesse dia”, revelou a atleta algarvia, ao Swell-Algarve.
Maria ainda apanhou mais uma onda na final Feminino, mas teve de sair da água por não se sentir bem. “Mesmo assim, vesti a licra para a final Sub-18, que foi logo a seguir. Mas tive de sair logo”. A atleta algarvia foi vista pelos médicos de serviço ao campeonato e só na manhã seguinte melhorou.
Na última etapa do circuito em 2017, em São Pedro do Estoril, Maria do Rosário também sofreu um percalço; partiu a prancha na meia-final Sub-18 que antecedeu a final Feminino, para a qual estava apurada. Disputou a final com uma prancha emprestada por Manuel Mestre, ‘Necas e terminou em 4º.
João Diniz, estreia algarvia no Nacional
Maria do Rosário não fez estreia no Nacional, apesar de ser este o primeiro ano competitivo em que participa a tempo inteiro; e também não foi a única algarvia em prova na Costa de Caparica. O veterano João Dinis, com 46 anos de idade, foi a estreia algarvia no Nacional de Longboard, apresentando-se a prova pelo Algarve Surf Clube.
“Vou fazer todas as provas do Nacional este ano. Como diz um amigo meu, devo estar com a crise dos 40”, disse João Diniz, ao Swell-Algarve, em troca de mensagens electrónicas. O algarvio está a iniciar-se agora na competição, mas já pratica surf desde 1984.
João Diniz começou no surf em Tavira e optou pelo Longboard há 10 anos. Regressou agora a Tavira; nos últimos anos viveu em Andorra, Lanzarote, Aljezur, Sagres e Manta Rota. “Nunca entrei em competições porque o surf sempre foi algo puro para mim, mas o ‘Necas’ inscreveu-me em Salinas, em 2016, e passei o meu heat em primeiro. Apanhei o gosto”, explica o longboarder.
Este ano, João Diniz foi ‘Mr. Haag Five’ no Festival de Longboard organizado por Kalux em São Torpes, Sines, e está a estrear-se no Nacional. Na Costa de Caparica, João Diniz perdeu ‘de primeira’, nos quartos-de-final, terminando a etapa em 13º. Mas, quase a completar 47 anos de idade, a experiência terá valido ao algarvio muito mais que o resultado.
O campeão nacional, Diogo Gonçalves, venceu na categoria Open, repetindo a vitória alcançada o ano passado na Caparica.
—
Finais 1ª Etapa CN Longboard 2018 | Caparica
Open
- Diogo Gonçalves (SCP)
- Enrique Lenzano (CRCQL)
- Sebastião Maia (AON)
- João Gama (SCP)
Sub-18
- Frederico Mittermayer (SCP)
- António Dantas (SCP)
- Nicolau Filipe (Az.SC)
- Maria do Rosário (CNPTM)
Feminino
- Kathleen Barrigão (SCP)
- Maria do Rosário (CNPTM)
- Mónica Sedas (SCP)
- Inês de Castro (SCP)
Comentários