pub

#4 Liga MEO Surf 2019 | Praia do Amado | 21 a 23 junho

Algarvios em Força no Allianz Algarve Pro

Marlon Lipke é o cabeça de cartaz da forte armada algarvia e avisou que no Amado está em vantagem em relação à concorrência (®PedroMestre/ANSurfistas)
pub

O Allianz Algarve Pro, a quarta e penúltima etapa da Liga MEO Surf 2019, principal competição de surf em Portugal e onde se disputam os títulos máximos da modalidade, está prestes a iniciar-se, tendo chamada marcada para as 8 horas desta sexta-feira, 21 de junho, na Praia do Amado, em Aljezur. Vinte e dois (22) surfistas algarvios vão estar em prova; uma armada regional inédita na Liga, com estreias e valores acrescentados a convite pela Associação Nacional de Surfistas.

Os convites (‘wildcards’) da Associação Nacional de Surfistas vão permitir que a Praia do Amado seja o palco da estreia de vários jovens talentos algarvios na Liga. São os casos de Louis Escudeiro (Campeão Regional Sub-12 do Sul), Henrique ‘Piki’ Gomes (Vice-Campeão Regional Sub-14 e Sub-16), Bruno Marçal (Campeão Regional Sub-16), Nuno Baltazar (Top 8 Regional Sub-16), Constância Simões (Campeã Regional Sub-16 e Sub-18 Feminino) e Cassie Gonçalves (Vice-Campeã Regional Sub-16 e Sub-18 Feminino).

Aos estreantes juntam-se outros novos valores algarvios que estão ainda a dar os primeiros passos na Liga, como Diogo Pereira (Campeão Regional Sub-18), Leon Schneider (Vice-Campeão Regional Sub-18) e Martim Brandão (Top 3 Regional Sub-14 e 4º melhor regional Sub-16), que se estrearam na Liga este ano, na primeira etapa (Ericeira).

Aos estreantes e quase estreantes juntam-se os ‘rookies’ algarvios Tomás Nunes (Campeão Regional Sub-14 do Sul) e Concha Balsemão (finalista internacional Rip Curl GromSearch), que fizeram a sua estreia na Liga o ano passado e já têm algumas etapas no currículo.

Vamos também poder apreciar no Amado o surf do jovem prodígio algarvio João Mendonça (Vice-Campeão Nacional Sub-14 e Top 5 Nacional Sub-16) e do experiente Halley Batista, brasileiro com vasta experiência no mundial de qualificação e radicado em Vale da Telha desde 2017. O grupo algarvio integra também os competidores habituais Paulo Almeida, Ivan Bailote, Martim Magalhães e Inês Pascoal e também o ‘soul surfer’ Tomás Alcobia e o antigo campeão nacional Sub-16 Francisco Canelas.

Destaque nos convites algarvios para Gustavo ‘Guga’ Gouveia, Campeão Nacional Open em 2001 e Campeão Nacional Masters o ano passado. O surfista de Portimão é irmão da lenda do surf brasileiro e antigo competidor do WCT Fábio Gouveia e tio do também ex-top do WCT Ian Gouveia. O regresso da Liga MEO Surf ao Algarve é importante porque esta é uma região de muitos bons surfistas. Alguns deles têm de enfrentar grandes deslocações para ir às outras etapas e como não têm muitos apoios acabam por não poder fazer o circuito”, comentou ‘Guga’.

A armada algarvia no Allianz Algarve Pro é liderada por Marlon Lipke, o mais reputado surfista algarvio de sempre (competidor WCT em 2009 e Campeão Europeu em 2012); e por Yolanda Hopkins, líder Feminino da Liga MEO Surf 2019 e co-líder Feminino (com Teresa Bonvalot) no Troféu Allianz Triple Crown, para o qual a etapa no Amado será a última e decisiva prova.

Marlon Lipke, top 5 da Liga MEO Surf e ex-top do Circuito Mundial de Surf
“As expectativas estão bem altas para esta prova. O Amado foi a praia onde comecei a fazer surf, onde fiz a primeira onda digna desse nome. Conheço bem a praia, já lá venci uma etapa do circuito mundial de qualificação e, apesar de há 5 anos, na última etapa aqui disputada, as coisas não me terem corrido tão bem, penso que estou em vantagem em relação à concorrência. Apesar de a previsão não ser a melhor de todas, poderemos ter sorte no domingo e terminar a prova em beleza. Estou motivado, tenho uma prancha boa para a onda e vencer no Algarve depois de tantos anos seria incrível e muito especial para mim”.

O Clube Naval de Portimão é o clube algarvio com mais atletas em prova: onze (11). Seguem-se Albufeira Surf Clube (5), Portimão Surf Clube (4), Algarve Surf Clube (1) e Clube de Surf de Faro (1).

Principal liga portuguesa de surf não descia ao Algarve há cinco anos e antes disso esteve 16 anos ausente da região (®PedroMestre/ANSurfistas)

Ao nível das condições do mar, as previsões apontam para um arranque com ondas de qualidade na Praia do Amado, permitindo um início de competição cedo na sexta-feira, havendo ainda uma boa perspetiva para uma ondulação que entra no domingo.

Pedro Monteiro, diretor de prova Liga MEO Surf
“As previsões é de haver ondas já na sexta-feira, uma vez que ainda vamos receber o que sobra do swell que entrou a meio desta semana. Apesar de no sábado o mar poder estar mais pequeno, no domingo entra outro swell que deverá trazer mais ondas a tempo do final da etapa. Isto porque a direção do swell permite que este entre diretamente na Praia do Amado.”

Agenda Allianz Algarve Pro:
1º dia – Sexta-feira, 21 de Junho
8h00 –  Call primeiro dia de competição (masculino e feminino)
9h00 – Workshop fotografia Canon por Ricardo Bravo (sujeito a confirmação)
09h30 – Fundação Altice: limpezas de praia (escolas de Aljezur)
12h00 – Jerónimo Martins: desafio de proteção dos oceanos

2º dia – Sábado, 22 de Junho
07h00 – Call segundo dia de competição (por confirmar)
9h00 – Workshop fotografia Canon por Ricardo Bravo (sujeito a confirmação)
10h00 – Fundação Alice: limpezas de praia (voluntários)
12h00 – Jerónimo Martins: desafio de proteção dos oceanos

3º dia – Domingo, 23 de Junho
08h00 – Call terceiro dia de competição (por confirmar)
9h00 – Workshop fotografia Canon por Ricardo Bravo (sujeito a confirmação)
12h00 – Jerónimo Martins: desafio de proteção dos oceanos
13h00 – Renault: Expression Session (por confirmar)
14h30 – Finais do Allianz Algarve Pro (por confirmar)
15h30 – Cerimónia de Entrega de Prémios do Allianz Algarve Pro (por confirmar)

Em termos de troféus laterais, acrescem a luta pela melhor manobra na Renault Expression Session, pela Somersby Onda do Outro mundo, pelo Algarve Best Surfer e os pontos desportivos para o Santander Award, sendo que público poderá ainda fazer as suas escolhas no Rip Curl Fantasy Surfer.

Rip Curl Fantasy Surfer: Façam as vossas apostas dos melhores surfistas em prova
– Prémio vencedor etapa: Relógio Rip Curl Search GPS
– Prazo de constituição das equipas: 8h00 do primeiro dia de prova (21 de Junho)
– Mais informações em: fantasy.ansurfistas.com

Todas as etapas da Liga MEO Surf 2019 poderão ser acompanhadas em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, app na posição 810 da grelha de canais MEO, www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2019 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Renault, Bom Petisco, Banco Santander, Somersby, Rip Curl, os parceiros de sustentabilidade Fundação Altice e Jerónimo Martins, com o apoio local da Câmara Municipal de Aljezur, Região de Turismo do Algarve e Algarve Surf Clube, com o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf.

Surfistas Algarvios em prova:

Masculinos

  • H1: Paulo Almeida (CNPTM) | Gustavo ‘Guga’ Gouveia (CNPTM)
  • H2: Tomás Alcobia (AlgarveSC)
  • H3: Tomás Nunes (AlbufeiraSC) | Bruno Marçal (CNPTM)
  • H4: Marlon Lipke (CSFaro)
  • H5: Ivan Bailote (AlbufeiraSC) | Diogo Pereira (CNPTM) | Francisco Canelas (PTMSC)
  • H8: Martim Brandão (AlbufeiraSC)
  • H10: Henrique Gomes (CNPTM) | João Mendonça (PPenicheSC)
  • H13: Martim Magalhães (CNPTM) | Halley Batista (PTMSC)
  • H14: Leon Schneider (PTMSC)
  • H15: Nuno Baltazar (CNPTM)
  • H16: Louis Escudeiro (PTMSC)

Femininos

  • H1: Constância Simões (CNPTM)
  • H2: Yolanda Hopkins (CNPTM)
  • H3: Inês Pascoal (AlbufeiraSC)
  • H4: Concha Balsemão (EriceiraSC) | Cassie Gonçalves (AlbufeiraSC)

 

Comentários