Três provas nacionais entre os dias 8 e 23

Junho é o Mês do Windsurf de Competição no Algarve

Três títulos de Campeão Nacional em diferentes especialidades de Windsurf vão ser decididos em 15 dias no Algarve. O algarvio Miguel Martinho é forte candidato a todos eles (®PauloMarcelino/arquivo)

O Campeonato Nacional de Formula Foil 2019 foi transferido de Almada para Portimão, passando a integrar uma sequência de provas que faz do Algarve a capital do Windsurf Desportivo durante o mês de junho. Entre os dias 8 e 23 deste mês vai ser decididos na região os Campeões Nacionais em três classes da modalidade: Formula Windsurfing, Formula Foil e Slalom.

A sequência começa já nos dias 8 a 10 de junho, com a realização da 4ª Etapa (última) do Portugal Windsurfing Racing Series 2019, em Lagos. Esta prova do circuito nacional de Formula Windsurfing é organizada pelo Clube de Vela de Lagos e integra a Taça da AFWP – Associação Formula Windsurfing Portugal (prova única).

Na prova em Lagos, no próximo fim de semana, vai ficar decidido o Campeão Nacional de Formula Windsurfing. O ‘ranking’ Open após três etapas é liderado por Vasco Chaveca (Clube Naval de Portimão), presidente da AFWP. O multicampeão nacional Miguel Martinho (CNPortimão) segue em 2º, a cinco pontos de distância, mas faltou à terceira etapa depois de ter vencido as duas primeiras.

Nos dias 13 a 16 realiza-se, na Praia do Martinhal, em Sagres, o Campeonato Nacional de Slalom Windsurfing 2019. Esta especialidade do windsurfing costuma ser disputada em circuito de provas, habitualmente no Algarve, mas o título nacional vai ser decidido este ano numa prova única, também na região, organizada por APWind – Associação Portuguesa de Windsurf e Clube Naval de Portimão. O atual campeão nacional é Miguel Martinho (CNPortimão), que conquistou o título em Alvor, numa prova envolta nalguma controvérsia (ver notícia).

A sequência termina nos dias 20 a 23, com a realização do Campeonato Nacional de Formula Foil 2019, em Portimão. É o primeiro campeonato nacional da especialidade e estava agendado para julho, em Almada, mas foi cancelado nessa data e local por razões alheias à AFWP e clube organizador.

A AFWP, com o aval da Federação Portuguesa de Vela decidiu reformular a 5ª etapa do Portugal Windsurfing Racing Series 2019, transformando-a no Campeonato Nacional de Formula Foil 2019, organizado pelo Clube Naval de Portimão. Será atribuído na Cidade do Arade, dia 23 de junho, o primeiro título nacional português de FFoil. Miguel Martinho é também forte candidato a este título, uma vez que ganhou a 1ª PAN da especialidade, no Alqueiva.

Comentários