pub

Classe 420 | Luís Niza e Paulo Baptista

Dupla de Tavira Vence PAN em Portimão

2ª PAN 420 2018/19 foi disputada em Portimão e teve 43 embarcações inscritas (®ElenaCanorea/CNP)

A dupla Luís Niza / Paulo Baptista, do Clube Náutico de Tavira venceu a 2ª Prova de Apuramento Nacional 2018/19 da Classe 420, realizada em Portimão, no fim de semana 2 e 3 de fevereiro, no âmbito do programa Portimão Cidade Europeia do Desporto 2019. A prova foi organizada por Clube Naval de Portimão e Federação Portuguesa de Vela, com o apoio da Associação Portuguesa da Classe 420. A vitória na categoria Júnior também foi algarvia, por intermédio de Manuel Fortunato / Frederico Baptista (Clube de Vela de Lagos), 4º lugar geral.

A PAN em Portimão teve um total de 43 embarcações inscritas e a frota competiu no campo de regatas montado ao largo da Praia da Rocha, com saída e regresso ao edifício sede do Clube Naval de Portimão, na zona ribeirinha do Arade. Durante os dois dias de prova foram realizadas quatro (4) regatas e no sábado houve condições de grande exigência técnica, com ondulação e vento forte devido à ‘tempestade’ Helena.

Pódio geral com três algarvios; a dupla de Tavira Luís Niza / Paulo Baptista em 1º lugar e Gonçalo Pires, à direita, na tripulação que terminou em 3º (®JoseGarrancho/CNP)

Luís Niza e Paulo Baptista, Medalha de Bronze no Europeu de 2004, em Dublin, repetiram em Portimão a vitória alcançada na 1ª PAN, disputada em Cascais, em dezembro. A dupla do Náutico de Tavira venceu duas das quatro regatas realizadas em Portimão e reforçou a sua liderança no Ranking Nacional Absoluto 2018/19 da Classe 420, que comanda com 16 pontos após sete regatas (3 em Cascais e 4 em Portimão). Estão previstas mais 27 regatas de apuramento para as provas internacionais e a tripulação de Tavira lidera com uma diferença de 13 pontos em relação aos vice-líderes, Antonio Pereira / João Bolina (CVBarreiro).

A dupla algarvia Manuel Fortunato / Frederico Baptista terminou a três pontos do pódio geral e conquistou o 1º lugar Júnior. A tripulação de Lagos corrigiu em Portimão o resultado menos bom que havia conseguido na 1ª PAN (13º geral) e assumiu a liderança no Ranking Nacional Júnior da Classe, ocupando o 7º lugar absoluto.

Dupla algarvia Manuel Fortunato / Frederico Baptista no 1º lugar Júnior, categoria em que assumiram a liderança do ranking nacional de apuramento da Classe (®JoseGarrancho/CNP)

Menos bem esteve a dupla feminina formada por Beatriz Gago (Clube Internacional Marina de Vilamoura) e Marta Fortunato (CVLagos). A tripulação algarvia terminou em 14º geral, 2º Júnior Feminino, mas mantém uma boa posição no Ranking Nacional da Classe (8º absoluto, 2º Júnior, 1º Júnior Feminino) devido ao bom resultado (3º geral) alcançado na 1ª PAN, em Cascais.

Na PAN em Portimão competiu ainda uma quarta tripulação algarvia; Beatriz Cintra / Lara Duarte (Clube Naval de Portimão), que terminou em 42º geral, sem concluir qualquer regata. É uma dupla muito jovem e estreante na Classe e estas primeiras provas são por isso mais importantes pela experiência que pelo resultado.

O pódio geral em Portimão teve a presença de mais um velejador algarvio, Gonçalo Pires, que formou com Diogo Pereira a dupla do Clube Naval de Cascais que terminou a prova em 3º geral.

A 3ª PAN 420 2018/19 está marcada para os dias 2 a 4 de março, no Torneio Internacional de Vela do Carnaval, em Vilamoura, Algarve. Recorde-se que Vilamoura vai receber em julho o Campeonato do Mundo da Classe.

Pódio + Algarvios | 2ª PAN 420 2018/19

  1. Luís Niza / Paulo Baptista (CNTavira) | 4 pts
  2. António Pereira / João Bolina (CVBarreiro) | 6 pts
  3. Digo Pereira / Gonçalo Pires (CNCascais) | 11 pts

1º Júnior: Manuel Fortunato / Frederico Baptista (CVLagos) | 14 pts | 4º geral

1º Feminino: Rita Lopes / Matilde Cruz (CNCascais) | 24 pts | 9º geral

(…)

14. Beatriz Gago / Marta Fortunato (CIMAVilamoura/CVLagos) | 36 pts

42. Beatriz Cintra / Lara Duarte (CNPortimão) | 13o pts

Links:

1ª PAN 420 2018/19 | Cascais, dezembro 2018

Comentários