pub

Marlon Lipke, Martim Magalhães, Concha Balsemão e Yolanda Hopkins

Quatro Algarvios no QS 1500 em Tenerife

Marlon Lipke está de volta ao circuito mundial de qualificação. Depois de um ano quase ausente, o algarvio vai estar - estranhamente - na Ronda 1 em Tenerife (®PauloMarcelino/arquivo)
pub

Começa segunda-feira dia 4 de fevereiro a segunda prova europeia do circuito mundial de qualificação ‘Qualifying Series’ 2019, da World Surf League. O Cabreiroa Las Americas Pro Tenerife é um QS de 1500 pontos e vai ter em competição duas dezenas de surfistas portugueses, incluindo quatro algarvios: Marlon Lipke, Frederico ‘Martim’ Magalhães, Yolanda Hopkins e Concha Balsemão.

Um total de 130 atletas vão estar em ação nas ‘esquerdas’ e ‘direitas’ ocasionais de Las Americas, a lutar por pontos e um pedaço do ‘prize money’ de 30 mil dólares. A janela de realização da prova decorre entre os dias 4 e 10 de fevereiro.

A prova canarina marca o regresso de Marlon Lipke ao circuito mundial de qualificação. O melhor surfista algarvio de todos os tempos, antigo competidor no Championship Tour e Campeão Europeu, esteve há dois ano no Top 100 mundial do QS, o que lhe permitia entrada direta nas provas mais importantes (QS 10000) do circuito. Esse ano não lhe correu bem e Marlon esteve o ano passado mais afastado do QS. Tenerife marca o seu regresso, na companhia do amigo e sócio na Jam Traction, Gony Zubizarreta.

Frederico ‘Martim’ Magalhães vai estar a competir no seu segundo QS consecutivo esta temporada, depois do 49º lugar alcançado em Israel (ver notícia). Para as algarvias Yolanda Hopkins e Concha Balsemão será o início da temporada internacional. Concha Balsemão, com 15 anos de idade, está a dar os primeiros passos no QS.

Yolanda Hopkins surge em Tenerife com créditos confirmados, após uma temporada explosiva em que fez 2º lugar no QS Roxy Open (ver notícia) e conquistou o estatuto de Vice-Campeã Nacional Open Feminino (ver notícia). Curiosamente, Yolanda Hopkins vai defrontar a Campeã Nacional, Camilla Kemp, no mesmo ‘heat’ da Ronda 2 Feminino em Tenerife.

Vasco Ribeiro, Jácome Correia, Tomás Fernandes e o próprio Marlon Lipke são alguns dos pontas-de-lança da extensa armada lusa presente em Tenerife. Nela estão também incluídos mais dois surfistas com fortes ligações ao Algarve: Eduardo Fernandes, que nos últimos anos tem competido federado pelo Algarve Surf Clube; e Halley Batista, brasileiro com 10 anos de experiência no QS e que está a residir no Algarve desde janeiro de 2017.

Comentários